O pagamento por Código QR é uma facilidade que permite ao consumidor fazer seus pagamentos por aplicativo de modo rápido, eficiente e seguro. Basta ler o código com o celular e concluir a compra.
Por isso, o empreendedor pode e deve utilizar esse método independente do tamanho ou ramo de negócio em que atue, além da possibilidade de integrar e cobrar com Pix, sendo uma forma mais rápida e prática do cliente apontar o celular e realizar o pagamento ao invés de digitar dados de chaves Pix como CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória.
Aliás, oferecer o Código QR para seu consumidor traz muitas vantagens para quem tem um pequeno negócio.
Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o código QR foi um dos meios de pagamento que mais teve destaque em 2021. Os dados apontam que 67% dos brasileiros com smartphone experimentaram esse tipo de transação.
Além de atingir uma grande parcela dos consumidores, trata-se de uma tecnologia de fácil implementação e baixo custo. Ou seja, proporciona um bom retorno e pode fazer a diferença no seu negócio. Além disso, o Código QR é uma das formas de pagamento mais utilizadas no mundo, que acumula 6.825.842 digitalizações de usuários pelo mundo, resultando em um aumento de 433% comparado a 2021, de acordo com a QRTIGER.
Mesmo com tantos benefícios, há pessoas que têm receio de começar a cobrar pagamento via Código QR no seu estabelecimento, e isso se deve, em parte, por se tratar de uma tecnologia nova. Mas não há o que temer, afinal, essa modalidade só pode beneficiar o relacionamento com os clientes e proporcionar mais agilidade nas vendas, além de contar com criptografia para proteger dados tanto de consumidores como do próprio empreendimento.
O pequeno empreendedor precisa estar sempre atento às tecnologias no que diz respeito ao seus pagamentos e isso inclui a automatização desse processo, que ajuda a trazer maior competitividade para os pequenos negócios. Entenda porque o pagamento via Código QR não pode faltar no seu ponto de venda:
É possível associar o Pix com seu Código QR e disponibilizar mais meios de pagamento para seus consumidores, basta ter a chave Pix do seu negócio associada ao código. Existem bancos digitais que permitem essa associação, agilizando o processo de pagamento e possibilitando que o dinheiro caia na hora na sua conta.
Principalmente por conta da pandemia, os pagamentos contactless (sem contato físico) entraram de vez na rotina dos usuários. Entre janeiro e março de 2022, a Associação das Empresas do Setor de Meios Eletrônicos de Pagamento no Brasil (ABECS) registrou um aumento de 470% em pagamentos sem contato físico. Com essa funcionalidade, o cliente não precisa ter dinheiro, cartões ou carteira em mãos: basta usar o smartphone como forma de pagamento.
Assim, há mais agilidade durante o processo de compra, o cliente tem uma melhor experiência e não precisa encostar as mãos na maquininha de cartão.
Esse método também ajuda a baratear alguns custos nas transações financeiras. Portanto, ao disponibilizar a cobrança com Código QR, o empreendedor aumenta a competitividade do seu negócio, auxilia seu fluxo de caixa e ainda amplia a clientela, oferecendo mais uma opção ao seu público.
Uma maior agilidade no momento de efetuar as cobranças significa mais eficiência para sua equipe de vendas e uma experiência melhor para os seus consumidores. Ou seja, seu negócio só tem a ganhar. Basta gerar um Código QR para os clientes, que farão o pagamento em poucos cliques com o seu celular.
Quando o assunto é dinheiro, segurança é um ponto sério. Ao contar com essa solução, o lojista elimina o risco de trocos errados ou até mesmo o recebimento de notas falsas. Com o Código QR, há total segurança para quem paga e para quem recebe. Isso significa que as transações estão asseguradas, pois essa tecnologia é protegida por codificação.
Passar a receber seus pagamentos por Código QR é simples e fácil. O primeiro passo é disponibilizar o código para leitura no seu estabelecimento, disponibilizando-o impresso, adquirindo o kit Código QR e Pix ou ainda gerá-lo pelo aplicativo de algum banco digital.
Para isso, você precisa ter uma conta digital ou uma maquininha de cartão. O código físico pode ser impresso em banners e materiais publicitários para ajudar a destacar essa funcionalidade nas vendas. Nesse caso, trata-se de um código estático e o cliente precisará digitar o valor da compra. Já o código digital pode ser exibido em maquininhas de cartão, na tela do seu computador ou no smartphone na loja, com o valor exato da transação.
Com essas opções, basta que o cliente escaneie o código exibido e complete o pagamento usando o aplicativo de qualquer instituição financeira. E não esqueça de deixar claro no seu ponto de venda e durante o atendimento que o seu negócio conta com essa solução para facilitar a compra, incentivando o uso do Código QR.
Implementar esse tipo de pagamento é uma forma de manter seu negócio inovador, prático e mais atraente para os clientes.
Isso mostra aos consumidores uma verdadeira preocupação em disponibilizar as melhores opções de pagamento, além de colocar seu estabelecimento à frente da concorrência. Se você deseja resultados cada vez melhores, não deixe de aderir às novas tecnologias, como o Código QR.