Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

5 Dicas para abrir um negócio em 2022

Veja o que você precisa para começar a empreender e conquistar resultados positivos
Um vendedor asiático em uma barraca de alimentos atendendo seus clientes.

O ano de 2021 foi marcado pela abertura de empresas no Brasil. Segundo um levantamento do Sebrae, houve um aumento recorde de micro e pequenas empresas no país. Só nos seis primeiros meses foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020. O percentual é considerado o maior desde 2015.

Se o ano passado foi positivo para os empreendedores, 2022 promete ser melhor ainda. Isso porque, nos últimos anos, diversos modelos de negócios lucrativos estão surgindo. Ou seja, não é à toa que 50 milhões de brasileiros desejam abrir um negócio nos próximos três anos. Se você é um deles, descubra como tirar seus projetos do papel agora mesmo. 


Por que abrir um negócio? 


Empreender é algo que vai muito além da necessidade. Para muita gente, representa objetivos, como: 

seta2 Conquistar independência financeira: o empreendedorismo é uma oportunidade de ter um aumento de renda, buscando uma situação mais confortável com o dinheiro.

 

seta2 Ter mais autonomia e flexibilidade: ser o dono do próprio negócio também significa ter o poder de escolha sobre rotinas e horários, podendo encaixar melhor sua vida pessoal com o crescimento da sua empresa.

 

seta2 Realizar um sonho: para muitas pessoas, abrir um negócio já é uma realização, mas, além disso, empreender pode tornar outros planos de vida mais próximos da realidade, como ter mais condições financeiras para comprar uma casa e uma fonte de renda para a aposentadoria. 

 

5 dicas para quem quer começar um negócio 


Independente da sua motivação para abrir um negócio, é importante prestar atenção em alguns pontos-chave para acertar nas suas decisões e conseguir desenvolver as estratégias necessárias desde o começo. 


1. Faça um plano de negócios

O primeiro passo na hora de empreender é o plano de negócios. Ele é a base na hora de definir o melhor caminho e metas para atingir seus objetivos. Nesse documento, entram diversas informações, entre elas os dados financeiros, produtos e serviços, possíveis contratempos e fornecedores. 

Durante a elaboração desse planejamento, é importante muitas pesquisas para ter clareza do seu momento atual e onde quer chegar.

2. Pesquise seu público-alvo

Não existe negócio sem entender os clientes. Por isso, é necessário segmentar o seu público-alvo. Tendo isso bem definido, é possível partir para as próximas etapas. Depois disso, você consegue escolher o melhor ponto de vendas, como se comunicar com os consumidores, quais são as melhores estratégias de marketing e muitas outras estruturações.

3. Invista em marketing digital

É recomendável que o planejamento das ações de marketing na internet esteja presente desde o primeiro momento de um negócio. Afinal de contas, ele é essencial para trazer os primeiros clientes.

Mesmo quem está começando e não tem tanto dinheiro para investir, pode ter resultados surpreendentes com estratégias de marketing digital que não precisam de investimento financeiro, por exemplo, a atração de clientes nas redes sociais de forma orgânica.

4. Tenha um diferencial competitivo

Com tantos negócios abertos, é indispensável encontrar formas de chamar a atenção dos compradores. Para isso, existem diversos diferenciais competitivos, entre as possibilidades: preço mais atrativos, pagamentos facilitados e benefícios de compra (exemplo BNPL).

Lembrando que é importante deixar claro o seu principal diferencial. Sem contar que isso precisa estar alinhado com o seu produto, público-alvo e, é claro, os objetivos do seu empreendimento.

5. Seja estratégico

Com todos os pontos anteriores em mão, chegou a hora de listar tudo aquilo que você já tem e o que está faltando para abrir um negócio, além de incluir os objetivos e metas para curto e médio prazo. 

Desde o início, procure criar processos para monitorar os resultados e adotar uma rotina de avaliação do negócio. Assim, você pode entender se ele está crescendo da maneira esperada e, aos poucos, vai implementando as melhorias necessárias. 

Leia também: Tudo sobre vender online pelo WhatsApp e redes sociais  


Chegou a hora de abrir um negócio e conquistar um empreendimento lucrativo 


Começar um negócio pode transformar a vida de diversas formas, seja para conquistas profissionais, financeiras ou outras motivações pessoais. Independente dos objetivos, resultados surpreendentes virão com o planejamento e disciplina. Seguindo as dicas acima, você está pronto para desenvolver sua jornada empreendedora de sucesso.

 

Manual de Vendas Online com Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados