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Como aumentar as vendas usando descontos e promoções inteligentes

5 min de leitura Atualizado em 27/10/2025
Mercado Pago: mão empilhando cubos de madeira estampados com carrinho e um alvo, formando uma pirâmide para representar uma loja tentando aumentar as vendas com promoções estratégicas.
Como aumentar as vendas usando descontos e promoções inteligentes
6:17

Quem tem um pequeno negócio sabe o valor que cada venda tem. Por isso, o espírito empreendedor é movido pelo esforço para encontrar ações que ajudem a prosperar. Criar promoções estratégicas pode ser um dos caminhos mais inteligentes para aumentar as vendas sem comprometer a saúde do seu caixa.

Mas promoção não é só colocar desconto em tudo e torcer para vender mais, e sim planejar ações que tragam retorno para o caixa e fortaleçam a relação com os clientes. As ofertas devem funcionar como uma ponte entre o que o consumidor precisa e o que o seu negócio entrega para resolver esse problema com o melhor custo x benefício para ambos os lados. 

 

Por que promoções inteligentes funcionam para aumentar as vendas?

Pessoas são movidas por estímulos e emoções. Por isso, quando uma promoção é pensada  com boas estratégias de vendas que despertem despertar curiosidade, surpresa ou até estranheza, as chances de atrair a atenção são grandes. E se a experiência do cliente for boa, você ainda consegue fidelizá-lo para que compre mais vezes.

Além de gerar movimento imediato, promoções inteligentes ajudam a:

  • Aumentar o ticket médio: quando o cliente compra mais de um item para aproveitar um desconto ou frete grátis, o valor total da venda cresce.
  • Estimular a recompra: cupons, cashbacks e programas de fidelidade estimulam o cliente a voltar a comprar na loja para utilizar seu benefício.
  • Conquistar novos consumidores: promoções chamam atenção e são porta de entrada para quem ainda não conhece seu negócio.

 

O segredo é escolher promoções que se encaixem no perfil do seu público. Se você vende online, pode usar cupons e kits. Se tem loja física, pode apostar em degustações ou combos expostos no balcão. Em qualquer caso, o planejamento estratégico é o que permite aumentar as vendas com promoções. 

 

6 ideias práticas para promoções que aumentam as vendas

Não importa se seu negócio é online ou presencial: promoções bem planejadas são ferramentas estratégicas para aumentar o ticket médio e fidelizar clientes. Por isso é fundamental conhecer seu público e seu produto para definir quais promoções terão maior impacto.

Não existe fórmula única para criar promoções de sucesso. O que funciona para um negócio pode não funcionar para outro. Mas algumas estratégias já mostraram resultado em diferentes áreas e podem ser adaptadas para o seu dia a dia no controle de vendas:

1. Ofertas relâmpago em horários estratégicos

Crie promoções por tempo limitado, como “desconto especial das 18h às 20h”. Esse senso de urgência acelera a decisão de compra e pode atrair clientes em horários. É uma boa estratégia para atrair clientes em horários mais parados ou aproveitar um momento que, historicamente, tem alto movimento para aumentar as vendas ainda mais.

2. Descontos para compras em Pix

Oferecer desconto em compras pagas à vista, principalmente no Pix, incentiva o consumidor a escolher esse meio. Isso significa redução nas taxas de pagamento para o negócio.

3. Parcelamento sem juros em produtos selecionados

Muitos clientes deixam de comprar por não poder pagar à vista. O parcelamento sem juros resolve esse problema, aumenta o poder de compra e ajuda seu negócio a vender produtos de maior valor. Mas essa opção só pode ser oferecida se compensar frente ao acréscimo da maquininha.

4. Kits e combos de produtos para aumentar ticket médio

Agrupe produtos que se complementam e ofereça um preço atrativo no conjunto. Além de simplificar a escolha do cliente, você vende mais em uma única compra.

5. Incentivo a recompra com cupons e fidelização

Dar um cupom e/ou cashback para a próxima compra ou criar um programa de pontos transforma clientes ocasionais em compradores recorrentes.

6. Frete grátis acima de um valor aproveitando ganhos de escala

Essa é uma excelente estratégia para quem vende online. Ao definir um valor mínimo para frete grátis, você incentiva o cliente a adicionar mais itens ao carrinho.

 

Recursos para aumentar vendas em lojas físicas

Se o seu negócio atua no presencial, saiba que a sua loja também pode ser um espaço estratégico para melhorar resultados. Às vezes, detalhes transformam a experiência do cliente e abrem espaço para aumentar as vendas. 

Alguns exemplos práticos:

  • Cartazes e sinalizações chamativas: comunique as ofertas de forma clara e visível. Promoções escondidas ou textos confusos não funcionam.
  • Degustações ou demonstrações: se você vende alimentos, cosméticos ou qualquer produto que possa ser testado, permita que o cliente experimente. Isso gera confiança e desejo.
  • Kits expostos em locais estratégicos: quando o cliente vê um combo pronto, a chance de comprar aumenta, pois lhe é despertado o interesse no kit completo. 
  • Facilidade de pagamento: oferecer diferentes formas de pagamento é fundamental. Com a maquininha Point Mercado Pago, por exemplo, você aceita cartão, Pix e pagamentos por aproximação. Tudo isso sem mensalidade em seu equipamento, pois uma vez adquirido, ele é seu, sem aluguéis ou taxas escondidas. 

 

Aumentar as vendas depende de estratégia e ação!

Promoções estratégicas não são apenas uma forma de vender mais hoje, mas também de construir relacionamentos que mantêm seu negócio crescendo no futuro. Quando bem planejadas, elas combinam experiência positiva do cliente, criatividade e uso de ferramentas de pagamento ágeis.

Ao aplicar técnicas de vendas como ofertas relâmpago, combos e parcelamento sem juros, você cria oportunidades reais para seu cliente comprar mais e melhor. E quando soma isso a soluções práticas como a maquininha Point, que agiliza os pagamentos, o resultado é um processo de compra simples, seguro e confiável.

Portanto, comece agora: analise o comportamento do seu público, escolha promoções que façam sentido e teste diferentes formatos. Com planejamento e consistência, seu negócio não só vai aumentar as vendas, como também ganhar clientes mais satisfeitos e fiéis.

 


💡 Leia também:

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Experiência do cliente: como vender mais no Dia dos Pais 

Como simular os custos de transação do seu negócio 

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Passo a passo: como fazer sua primeira venda com a Maquininha Point

 

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Escrito por:

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