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Produtos digitais: o próximo passo para o seu dropshipping evoluir

7 min de leitura Atualizado em 13/01/2025
Mercado Pago: imagem das mãos de um  empreendedor vestindo camisa branca de manga longa segurando um tablet. As mãos dessa pessoa estão apoiadas sobre uma mesa de trabalho onde há também uma caneca, uma calculadora e outros itens de escritório, como fitas adesivas, bloco de notas e pastas de documentos. Na tela do tablet há um infográfico, representando o modelo de negócio de dropshipping, indicando que o empreendedor estuda adotar a venda de produtos digitais em seu negócio. No topo do infográfico, é possível ler a palavra “dropshipping”. Abaixo desta palavra, estão apenas ícones representando o modelo de negócio.
Produtos digitais: o próximo passo para o seu dropshipping evoluir
11:40

O dropshipping conquistou muitos empreendedores pela facilidade na gestão e sua modalidade diferenciada que permite vender sem estoque, com baixo custo para iniciar e também pela praticidade que ele oferece. Além de permitir que uma loja online possa vender sem estoque, o dropshipping agora também possibilita a venda de produtos digitais, com tendência de sucesso para empreendedores que desejam diversificar suas fontes de receita através do mundo digital.

Mas com quais produtos digitais posso fazer vendas online na minha loja de dropshipping? São muitos, mas, os principais, e que podem ser implementados hoje mesmo, são cursos, e-books, designs ou serviços digitais. Esse novo modelo caminha lado a lado com o conceito de dropshipping, que não exige estoque de materiais físicos. Porém, apesar da praticidade em vender sem estoque dessa maneira, é necessário atenção com alguns pontos.

 

Dropshipping com produtos digitais: como funciona esse modelo?

O dropshipping feito através de produtos digitais se concentra em vender itens que são utilizados de maneira digital, ou seja, o cliente não receberá o produto físico, mas, sim, o produto ou serviço de maneira online, para ser utilizado através de um celular, tablet, computador ou TV, por exemplo. Já o dropshipping tradicional, apesar de possibilitar as vendas online sem estoque, utiliza de um fornecedor para fazer o envio de um produto físico.

Como o dropshipping tradicional já se mostrou uma excelente oportunidade de fazer vendas online com mais facilidade, o dropshipping de produtos digitais vem com a promessa de ser ainda mais prático e simples para quem quer compor sua renda. Isso porque ele tem custos bem baixos em relação ao modelo de entregas de produtos, já que não necessita de envio ou preocupação com a gestão logística.

É possível, por exemplo, vender cursos online, e-books, aulas, assinaturas digitais, dentre outros. Imagine que uma pessoa está buscando por um novo livro em formato físico, porém, se deparou com uma loja online que vende o mesmo livro de maneira digital, dessa forma, além de pagar mais barato no produto, ainda terá acesso a ele em qualquer lugar que esteja, sem a necessidade de andar com livro físico.

Além disso, esse método também vai muito bem para quem tem tempo escasso, mas gosta de estudar. Dessa forma, um dos públicos de uma loja de dropshipping de produtos digitais é a pessoa que quer fazer um curso, mas prefere que ele seja online. Todos esses produtos vendidos de maneira digital permitem que haja maior escalabilidade.

Ou seja, é possível oferecer e-books relacionados ao produto comprado e fazer cross selling (ou vendas cruzadas) ou então uma extensão de um curso, por exemplo, fidelizando o cliente e criando uma recorrência do serviço. É possível até mesmo proporcionar ao cliente planos de acesso à plataforma que você oferece, em que ele acessará livremente os conteúdos, por um valor recorrente.

Por outro lado, para atrair mais consumidores, é possível oferecer uma versão freemium, em que o cliente terá acesso a determinado conteúdo até uma certa parte, a partir dali, ele precisará pagar para consumir. Isso faz com que o cliente veja a necessidade do pagamento, já que ele se sentirá mais interessado em concluir a leitura de um livro, ou terminar um curso.

 

Cuidados antes de começar com dropshipping de produtos digitais

Se você está pensando em vender curso online, e-books, aulas e demais produtos digitais através de uma loja dropshipping, saiba que é uma escolha bem acertada para complementar a renda, porém, é importante saber também alguns aspectos antes dessa implementação. 

Mesmo sendo ativos digitais, é necessário ter cuidado com itens como propriedade intelectual de conteúdo, responsabilidade em relação aos produtos vendidos e fornecedores, além de outros pontos, como:

 

  • Escolha o nicho certo: é fundamental fazer pesquisas de mercado para entender qual melhor nicho. É importante que esse ele tenha boa demanda para que venda mais e, além disso, ao identificar um nicho específico, é interessante focar nele para ser mais eficiente em vendas ao invés de vender de tudo.

  • Tenha conteúdos de qualidade: você testa os produtos que vende no seu negócio? Para os produtos digitais, esse teste também é fundamental. Dessa maneira, você conseguirá ver a qualidade daquilo que está vendendo e evitar clientes insatisfeitos. É importante também analisar as avaliações sobre aquele produto, feitas por outros vendedores e por clientes.

  • Tenha atenção ao licenciamento e direitos autorais: para estar dentro da lei, é fundamental certificar-se de que seu negócio tem permissão para revender os produtos digitais, além disso, é necessário conferir, antes de vender, se aquele produto permite sua revenda, garantindo que ele não é um material sem autorização ou “pirata”.

  • Busque plataformas de venda confiáveis: de nada valerá o investimento em conseguir bons materiais para o dropshipping, se a plataforma de vendas for ruim. Por isso, busque plataformas, ferramentas e soluções que sejam confiáveis, com métodos de pagamento seguros, dinamismo para vendas, que tenham credibilidade no mercado e também que proporcionem facilidade na gestão das vendas.

  • Tenha uma boa estratégia de divulgação: seu negócio pode investir em algumas maneiras de divulgar os produtos digitais, como otimização do site para melhor posicionamento em motores de busca através de SEO, campanhas em mídias sociais, utilizar a base de contatos de clientes atuais para comunicados através de e-mail e telefone e também marketing de afiliados, considerando ter parceiros para revender seus produtos e aumentar suas vendas.

 

  • Mantenha-se informado sobre leis: é importante estar sempre atento às leis, tanto sobre o aspecto de propriedade intelectual, quanto de tributações e declarações, garantindo que os produtos sejam vendidos de maneira legal. É importante também se atentar às mudanças que ocorrem constantemente nas leis, se adequando sempre que necessário.

  • Tenha meios de pagamento confiáveis e diversificados: isso é fundamental para que o cliente, ao tentar comprar seus produtos, possa escolher o meio de pagamento que mais o agrade. Isso evita a perda de vendas e abandono de carrinho. Além disso, é importante também que a solução escolhida seja confiável e conte com segurança para evitar fraudes, tentativas de golpes e problemas na cobrança que dificultam a venda.

  • Faça parceria com bons fornecedores: é importante verificar a reputação do fornecedor, garantindo que ele ofereça facilidade no acesso aos produtos digitais, praticidade de compra, conte com políticas claras de cancelamento da compra, dentre outros temas que são fundamentais na hora de fechar uma parceria.


7 tipos de produtos digitais para vender no modelo de dropshipping

O universo dos produtos digitais é extenso e a facilidade que as vendas online proporcionam permite que a sua loja de dropshipping consiga explorar diversas opções. Como sua loja trabalhará sem estoque ou processos de logística, é possível testar o mercado e ver aquilo que mais agrada ao público sem a necessidade de grandes investimentos. Assim, é possível entender o que os consumidores buscam e o que o mercado está dizendo. 

Alguns dos produtos digitais que podem ser explorados por uma loja online com modelo dropshipping são:

1. E-books e livros digitais

Os e-books e livros digitais podem abranger diversos públicos e ser um excelente nicho para atuar. É possível vender livros sobre temas como autoajuda, negócios, hobbies, saúde, receitas, lazer, ficção, biografias, dentre muitos outros temas que são procurados no mercado.

2. Cursos online

Vender cursos online pode ser uma excelente estratégia de dropshipping, já que é possível oferecer aulas sobre diversos temas, como idiomas, marketing, design, programação, treinamentos, cursos de design de sobrancelhas, curso de cabeleireiro, técnicos, dentre muitos outros. Por serem atividades mais rápidas e que ensinam profissões, o nicho de cursos pode render bons resultados.

3. Templates e designs digitais

Sabe aquela apresentação que seu filho precisa fazer na escola ou faculdade? Com templates de design, é possível ter telas para apresentações, planilhas prontas em Excel, modelos de currículos, modelos de portfólio, entre outras opções que o cliente pode comprar e se basear para criar seu documento, seja para estudos ou trabalho.

4. Bibliotecas de conteúdo premium

As bibliotecas de conteúdo premium oferecem ao cliente o acesso a um acervo exclusivo de materiais digitais, como templates, áudios, imagens, ícones, vetores, músicas, e-books, cursos e ferramentas como plugins e extensões. Essas bibliotecas são muito procuradas por profissionais de marketing, criação de desenvolvimento.

5. Ferramentas digitais

Essas ferramentas possuem grande procura por desenvolvedores e programadores, por isso pode ser um nicho bem interessante, proporcionando ao cliente a possibilidade da compra de scripts, temas para sites, APIs personalizadas, dentre outros elementos que se fazem necessários na construção de sistemas e programações.

6. Conteúdo licenciado

Assim como as bibliotecas de conteúdo premium, os conteúdos licenciados, são todos aqueles que possuem distribuição ou reprodução autorizadas sob alguns termos de licença. Assim, textos, imagens, vídeos, músicas, softwares e outros podem ser vendidos para clientes que procuram por estes conteúdos para seus trabalhos voltados ao estudo ou negócios.

7. Assinaturas digitais

As assinaturas digitais são métodos eletrônicos que autenticam que uma identidade é real. Ou seja, através dela é possível confirmar, por exemplo, que determinada pessoa assinou um documento ou comprovou sua identidade. Seu negócio pode ofertar a utilização deste produto para clientes que trabalham com contratos digitais, certificados e diplomas, transações bancárias, dentre outras.

 

Produtos digitais: diversifique e impulsione suas vendas online

O dropshipping, desde seu início, sempre teve uma vocação por possibilitar um complemento de renda de maneira simples, possibilitando vender sem estoque e economizar no investimento inicial. Agora, com a possibilidade de aliar o dropshipping com os produtos digitais, é possível ter ainda mais facilidade e oportunidade na diversificação das fontes de receita do seu negócio.

Com baixo custo de investimento inicial e operacional, além de alta escalabilidade, é possível vender cursos online, e-books, conteúdos, aulas especiais, dentre outras possibilidades. Investir e explorar nichos lucrativos, assim como na qualidade do conteúdo é fundamental para atrair mais clientes e vender mais. Além disso, utilizar inovação e diversificação com produtos digitais fará com que o seu negócio possa crescer de maneira mais fácil e com sustentabilidade.

 


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