Gestão logística no dropshipping: o que é e como otimizá-la
Se você começou ou pensa em começar no dropshipping, saiba que ter uma gestão logística eficiente no seu negócio é um dos primeiros passos para garantir mais vendas e que elas sejam otimizadas, do início ao fim.
Ou seja, com uma boa estratégia de logística, é possível que uma venda tenha todas as suas etapas realizadas de maneira eficiente, fazendo com que o produto chegue ao cliente no fim do percurso seguro e no prazo, proporcionando uma experiência mais elevada a ele e, em paralelo, aumentando o sucesso do seu negócio.
O que é a gestão logística no dropshipping?
A gestão logística é um item essencial para os dropshippers, isso porque é por meio dela que a sua marca aparecerá de maneira física ao seu cliente. Mas o que isso quer dizer? Bom, a gestão logística envolve vários elementos do processamento do pedido, como a embalagem, o envio, o transporte e o atendimento ao cliente, tanto durante a venda, quanto no pós-venda.
Esse fato, inclusive, é o que deixa o dropshipping ainda mais interessante, poder se dedicar mais às vendas e menos ao processo de logística que, com boas estratégias e planejamento, funcionará de maneira automática, isso, é claro, com um bom fornecedor. A venda por dropshipping faz com que você não tenha que dedicar energia e recursos para essa etapa no seu negócio, porém exige que você escolha fornecedores qualificados.
A escolha do fornecedor é também um item essencial, já que, se o fornecedor não seguir estes passos, o seu negócio poderá ser prejudicado. Selecionar fornecedores de confiança e com boa reputação garantem que a experiência de compra de seus clientes, não será prejudicada.
Gestão logística no dropshipping: 5 passos para o sucesso
Apesar de o dropshipping ser um modelo de negócio em que a venda sem estoque é o foco, há a necessidade de se construir uma relação próxima entre sua loja e seu fornecedor, dessa maneira fica mais fácil para quem é um dropshipper controlar a experiência do seu produto.
Além disso, esse controle faz com que o processo de logística seja mais seguro, sem falhas e com maior satisfação do cliente. Para isso, alguns passos são importantes para estabelecer um dropshipping de sucesso:
- Configure seu dropshipping: de início, é necessário que você crie seu e-commerce, escolhendo uma plataforma otimizada e que já possua credibilidade no mercado. Com isso, você escolherá seus produtos, os incluirá na sua loja, com descrição, fotos e conteúdo. Configure também a página de checkout, local em que é efetivada a compra pelo cliente. Por fim, certifique-se de encontrar fornecedores que ofereçam bom atendimento.
- Entre em contato com fornecedores confiáveis: se você já foi comprar frutas na feira e procurou ao longo de toda sua extensão pelas melhores opções, saiba que no universo do dropshipping o processo é similar. Você precisa encontrar o melhor fornecedor e também fazer contato, entendendo como ele trabalha e como ele pode ajudar seu negócio.
- Venda seus produtos e receba os pedidos: com o dropshipping você faz a venda sem estoque, dessa forma, você precisa focar prioritariamente na venda e também nos recebimentos de pedidos que chegam no seu e-commerce.
- Repasse ao seu fornecedor: com o pedido recebido através do site da sua loja, basta redirecionar o envio ao fornecedor, que fará a embalagem e o transporte até o cliente. É interessante definir um fluxo para o repasse das informações, por exemplo: todos os dias no período da manhã, para que todos os pedidos possam ser preparados à tarde. Dessa forma o processo é otimizado.
- Trabalhe no pós-venda e atendimento ao cliente: com o pedido já enviado ao cliente, é hora de entender se ele gostou do processo. Procure enviar comunicações para que o cliente avalie sua experiência de compra na sua loja online, questione se ele tem alguma sugestão ou reclamação, assim como a sugestão de novos produtos que tenham relação com aquele que ele comprou.
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6 dicas de como melhorar sua gestão logística no dropshipping
Mesmo em vendas sem estoque, é sempre importante inovar na gestão logística da sua loja. Imagine, por exemplo, que você é o cliente e que comprou algo de uma loja de dropshipping. Quando o produto chegar, você avaliará em primeiro lugar o tempo de entrega, o tipo de embalagem e, por fim, o produto em si.
Dessa forma, o foco total é a logística e você precisa estar ligado nos desejos e necessidades dos clientes, assim como as inovações do mercado. Por isso, tome nota:
1. Diversifique seus fornecedores
Mesmo que você tenha encontrado um ótimo fornecedor, é interessante buscar outros, isso faz com que você não fique na mão se este fornecedor falhar. A busca por novos fornecedores também te possibilita encontrar melhores produtos para dropshipping e preços.
2. Tenha uma integração eficiente do seu dropshipping com o estoque do fornecedor
Nada pior que seu cliente comprar um produto e depois ver que ele não pode ser entregue porque não tem em estoque. Por isso, as informações de estoque da sua loja com a disponibilidade do fornecedor precisam ser integradas e constantemente atualizadas.
3. Forneça informações precisas sobre rastreamento
Já comprou um produto que prometia chegar em um dia e chegou dias após? Pois é, essa situação pode comprometer novas vendas, por isso, garanta que seu fornecedor repasse informações precisas sobre o rastreamento.
4. Estabeleça uma comunicação eficiente com fornecedores
Um bom relacionamento com os fornecedores faz com que você tenha vantagens, como prioridade de produtos, melhores condições de frete, maior acesso a informações e demais benefícios.
5. Estabeleça políticas de devolução e cancelamento
Entenda com o seu fornecedor como funcionam as políticas de devolução de produtos e a política de cancelamento de compra, pois isso deve estar claro no seu e-commerce, assim como o processo de estorno de valores.
6. Otimize sua página de produtos
Uma página otimizada proporciona mais vendas, já que o cliente tem mais simplicidade, comodidade e facilidade na hora de comprar. Além disso, uma página otimizada também precisa contar com segurança de ponta a ponta, por isso, escolha plataformas que oferecem isso.
Dropshipper, fica a dica e invista em seu negócio!
Investir no seu negócio significa também focar na gestão logística, pois ela pode ser a representação da sua marca para o cliente. Além disso, escolher fornecedores comprometidos com a satisfação do cliente é a chave para garantir uma experiência positiva e, consequentemente, impulsionar as vendas. Isso é crucial para o êxito do seu empreendimento
E lembre-se: ser um dropshipper de sucesso é investir nas áreas certas, como a gestão logística, para sempre trabalhar com a sua loja de dropshipping, extraindo o melhor do que o mercado pode oferecer.
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