Segundo uma pesquisa da GlobalWebIndex, 54% das pessoas que usam as redes sociais ao redor do mundo, o fazem para procurar produtos. Desse público, mais da metade afirma tomar decisões de compra com base em recomendações de influenciadores digitais. Não é à toa que 73% das marcas e empresas afirmam que suas experiências em marketing nessas plataformas foram positivas ou muito positivas.
Não é de hoje que as redes sociais deixaram de ser apenas um lugar de interação social e se tornaram também mídias essenciais para que empresas e consumidores possam se encontrar e estabelecer relações. Sendo redes onde as pessoas estão, elas têm muito a dizer quando se trata de tendências. Afinal, podem oferecer uma visão ampla do comportamento do usuário e de suas preferências. Dois estudos sobre o Facebook e Pinterest mostram o quanto é importante ficar atento ao que as mídias sociais têm a dizer e a que ficar atento no seu negócio em 2021.
Apesar de não figurar entre as redes mais usadas no Brasil, o Pinterest cresce a cada dia, tornando-se uma verdadeira referência no que diz respeito ao comportamento social. Tanto é que a plataforma lançou o Pinterest Predicts, um relatório com algumas previsões para as tendências de 2021, baseadas nas buscas dos mais de 400 milhões de usuários no mundo todo.
Nele, alguns pontos chamam a atenção, principalmente para quem investe no e-commerce. Confira:
Com certeza, esse foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia da COVID-19. Nesse sentido, o relatório indica um interesse por viagens mais próximas e regionalizadas, principalmente aquelas com atrações ao ar livre. Os dados apontam que carros se tornarão espaços para diversas atividades, visto que, comparado ao ano anterior, as buscas globais na plataforma por temas ligados ao lazer nesses veículos dobraram. Houve aumento em termos como: "espaço masculino na garagem" (+115%), "cinema drive-in" (+190%) e "cadeirinha de carro para cães" (+100%). Referente a passeios ao ar livre, aumentaram as buscas por: "campo de flores silvestres" (+165%), "acessórios para motorhome" (+40%), entre outros exemplos. Além disso, tudo indica que as pessoas continuarão planejando as férias dos sonhos, mesmo que não possam viajar tão cedo, já que as buscas nesse tema foram sete vezes maiores, incluindo "férias de luxo" (+50%), "imagens românticas de lua de mel" (+55%) e "resort na floresta" (+100%).
A categoria de esoterismo moderno também recebeu destaque como uma tendência para 2021. As buscas por cristais de proteção tiveram uma alta de 100%, por exemplo. Entram também em ascensão outros itens relacionados a relaxamento, descanso e astrologia, como a hora do banho. "Banho de limpeza espiritual", "ritual de banho de lua cheia", "receita de chá para banho" e "banheira de imersão" apresentaram altas significativas nas pesquisas. Por fim, a hora de relaxar e descansar também ganha um cuidado especial.
Passando mais tempo em casa, muitas pessoas redescobriram na pandemia o prazer e o hábito de cozinhar. Assim, no ramo de alimentos e bebidas, o relatório mostra que em 2021 será a vez dos pratos ricos em sabor, já que diversos termos da gastronomia tiveram crescimento. Além disso, há novidades também no modo como as refeições serão servidas: tábuas de queijo se tornam uma opção para servir outros alimentos, criando experiências diferentes e criativas. Isso tudo corrobora para o fato de que os usuários estão se aventurando mais na cozinha e passarão a recriar experiências de restaurantes em casa.
Casa e decoração também se estabelecem como uma trend para ficar de olho. Passando mais tempo em casa, as pessoas estão procurando por itens e inspiração para tornar seus espaços mais aconchegantes e funcionais. Uma das tendências são os quartos neon: as buscas por esse termo cresceram oito vezes. Outro ponto em destaque é a estética minimalista — dessa vez, um mix entre design japonês e escandinavo, com linhas simples, cores neutras e layouts relaxantes. Prova de que esse visual vem chamando a atenção das pessoas é o aumento nas buscas de termos como: "cama de madeira com design moderno", "paleta de cor neutra com tons terrosos", "design minimalista para banheiro", "Japandi" e "cozinha moderna minimalista". Além disso, os espaços multifuncionais também ganham vez. "Ideias de cloffice", "design de biblioteca em casa", "estante divisória de ambientes" e "sala de jogos de computador" foram itens cuja procura aumentou.
O conforto é o carro chefe da moda em 2021, muito provavelmente influenciado pelo home office. Estamos falando de um estilo comfy chique, unindo elegância e conforto, com peças que servem bem para relaxar em casa, trabalhar ou fazer exercícios. A tendência se confirma com mais buscas por termos como "vestido para ficar em casa", "roupa oversized", "roupas macias", "conjuntinho moletom", "roupas com estilo confortável", "pantufas" e "meias confortáveis".
Mais do que nunca, a beleza natural é o foco. Simplicidade e sustentabilidade se unem para criar uma beauty mais realista. Por outro lado, há também interesse por makes mais artísticos, visto que as buscas por "maquiagem indie", "lágrimas de sereia" e "maquiagem de borboleta" cresceram.
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O Facebook já há alguns anos se estabeleceu como a rede social mais utilizada no Brasil. São mais de 120 milhões de usuários ativos, interagindo entre si ou com marcas e empresas. Analisando o comportamento de seus usuários, a plataforma também criou um relatório com alguns insights sobre tendências que acabaram despontando em 2020 e que devem continuar chamando a atenção em 2021:
Esta talvez seja a tendência mais forte entre o segmento de negócios, fazendo com que os produtos cheguem aos usuários enquanto acessam a internet. De olho nesse comportamento, o Facebook criou as abas de descoberta de produtos, propondo mercadorias ou serviços que os usuários desconheciam e que poderiam querer ou precisar. Ainda nesse quesito, outro investimento é possibilitar que as marcas façam curadoria de seus produtos.
2021 consagrará o uso de influenciadores na comunicação das marcas. Entra na jogada também o uso de um storytelling mais autêntico feito em contato com grupos e comunidades formadas nas redes sociais. Outra funcionalidade que pode ganhar espaço são as campanhas interativas. Inclusive, os filtros em realidade virtual estão cada vez mais complexos e promovendo experiências imersivas — e o conversational commerce pode se beneficiar dessa tecnologia.
Atualmente, o Facebook conta com 400 milhões de fãs de futebol entre seus usuários, a maioria residente da América Latina. Nesse sentido, a rede social incentiva a produção de conteúdo nesse segmento, possibilitando a criação de anúncios e realizando a conversão da audiência em oportunidade de negócios. São exemplos as vendas de produtos licenciados ou a assinatura de conteúdo exclusivo. Transmissões pagas também estão em teste e podem se tornar uma realidade ainda este ano.
Por fim, quando se fala de tendências em modelo de trabalho, há fortes indícios da permanência de um formato que mistura o físico ao digital, com diversas empresas, principalmente as de tecnologia, mantendo o trabalho remoto, mesmo quando a situação da pandemia for normalizada. Prova disso é o fato de que o próprio Facebook deve migrar metade dos seus funcionários para home office nos próximos anos. Outra forte tendência nesse segmento é a maior adesão às ferramentas de trabalho colaborativo.
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Estar atento a essas tendências 2021 é essencial para saber como investir no seu negócio esse ano e entender como vender online de forma otimizada. Plataformas como Pinterest e Facebook podem ser grandes ajudadoras e catalisadoras do seu e-commerce, principalmente quando você sabe como usá-las.