Um dos maiores desafios de quem está abrindo um negócio é, sem dúvida, entender a relação entre oferta e demanda, definindo preços e, principalmente, a parcela de mercado que esse negócio vai atingir, não é mesmo?! E é aí que realizar uma pesquisa de mercado se torna uma etapa tão importante, pois ela representa uma ferramenta estratégica poderosa para compreender as tendências nas vendas e ajudar na tomada das melhores decisões possíveis para seu negócio.
Ela funciona como um verdadeiro guia para compreender, por exemplo, para quantas pessoas você vende e o perfil de cada uma delas. A partir daí, fica mais fácil identificar oportunidades que possibilitam melhorar a experiência dos consumidores, tendo uma comunicação e oferta mais assertiva, o que tecnicamente eleva a sua competitividade de mercado para outro patamar.
“Ah, mas será que essa pesquisa é realmente necessária?”. Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que 80% das micro e pequenas empresas sequer completam seu primeiro ano e 60% dos negócios abertos não chegam a cinco anos — uma dado um tanto quanto assuntador, não é mesmo?! Mas aí vem a pergunta de milhões: por que tantos negócios fecham tão rápido? A resposta está em um levantamento realizado pelo Sebrae, que apurou como é comum que nessa fase inicial os empreendedores não busquem as informações que são realmente importantes para garantir uma vida longa do negócio.
E o que isso quer dizer? Que o sucesso de diversos negócios depende principalmente de uma boa pesquisa de mercado e, claro, na elaboração de um planejamento estratégico que possa garantir mais previsibilidade para a sua marca, adaptando-se até mesmo as exigências do mercado.
Chega a ser um pouco confusa a forma com que tudo muda tão rapidamente atualmente, e com as tendências de mercado, não é diferente. Mudanças nas preferências dos consumidores e a infinidade de novos produtos sendo lançados todos os dias são alguns dos fatores que atrapalham este processo, mas que, com uma pesquisa detalhada, podem ser previstos em grande parte.
Outro importante fator é o aumento da concorrência. Inclusive, em 2024 tivemos mais de 2 milhões de novos negócios, número que exige um tratamento especial para atingir um lugar de destaque. Neste momento, possuir uma pesquisa de mercado completa, que preveja esse mar de novidades e ainda te permita navegar por ele, é o seu maior diferencial.
Então, imagine o seguinte cenário: seu negócio vende acessórios para celulares, mas você optou por não fazer pesquisas de mercado por achar que não seria preciso, tendo em vista que é uma loja com produtos fáceis de serem comercializados (tem sempre alguém em busca de algo). Isso fez com que a sua loja permanecesse oferecendo apenas acessórios comuns.
Em poucos meses, você vê parte de seus clientes migrando para outras lojas e percebe que nesses concorrentes é crescente a quantidade de acessórios diferentes, não apenas as capinhas, películas de proteção, carregadores e fones e aí você descobre que uma trend nova em rede social fez com que a busca por outros itens aumentasse muito, deixando seu negócio desatualizado.
Uma pesquisa de mercado teria ajudado você a compreender que seu público consome muito conteúdo de redes sociais e gosta dos produtos que são divulgados lá. Isso também te ajudaria a ter essa (rede social) como uma ótima fonte para se organizar e preparar sua mercadoria, entendendo melhor o que vender e como atrair melhor esses clientes. Mas ao subestimar o poder de uma entre tantas vantagens que a pesquisa de mercado oferece, seu negócio perdeu vendas, você perdeu espaço no mercado e deixou de aproveitar muitas oportunidades.
Sendo assim, a pesquisa de mercado deve ser o primeiro passo da sua jornada nos negócios, já que ela vai ser o norte pelo qual você vai se guiar tanto em precificação, marketing e até mesmo na apresentação do seu negócio! Fazer esse preparo é o que com certeza vai te separar daqueles mais de 80% de empreendimentos que fecham ainda no primeiro ano de operação.
Uma pesquisa bem-feita é um importante recurso, mas cuidado! Realizar essa pesquisa sem a devida atenção pode ter efeitos contrários, prejudicando o seu crescimento e previsões do mercado. Afinal, uma boa pesquisa exige tempo e muitas análises.
Se feita sem a devida atenção, pode acabar gerando resultados equivocados e induzindo você ao erro e, aí, mesmo com uma pesquisa, seus negócios podem não dar muito certo.
Para criar uma lista prática, que funcione como uma boa orientação sobre o caminho correto a seguir, é importante considerar alguns pontos importantes:
Comece pensando onde você quer chegar com seu negócio. Faça o caminho inverso: a partir do objetivo, venha desenhando as etapas para chegar lá. Por exemplo, o seu objetivo é ter mais clientes entre os jovens. A partir daí comece a traçar perguntas como: “onde esse público está”, “pelo que se interessa”, e assim em diante.
Por exemplo, de nada adianta focar apenas em estratégias digitais se grande parte do seu negócio é focado em vendas locais, com um público mais tradicional e até mesmo com faixa etária mais elevada, por exemplo.
É importante destacar aqui que, apesar de ferramentas essenciais para os primeiros passos na abertura de um novo negócio, as pesquisas devem ser suas parceiras ao longo de toda a operação e atividade do seu estabelecimento. Isso porque as pesquisas poderão fornecer informações sobre a evolução do mercado, caminhos interessantes para aproveitar boas oportunidades e direcionamentos para ter ainda mais sucesso.
Aqui vão algumas ideias de como aplicar os resultados dessas várias pesquisas para iniciar melhorias que você vai sentir de verdade nos seus processos:
A rápida mudança das tendências por vezes faz com que adaptações precisem ser feitas. Produtos e serviços existem, basicamente, para resolver dores que o consumidor ou a indústria tem, correto?! Logo, quando seu negócio se mantém ativo na realização de pesquisas, pode identificar uma necessidade específica do mercado, uma demanda que ninguém identificou e criar um novo produto ou serviço para atender a essa demanda.
Pense, por exemplo, no caso das lavanderias self service, que chegaram para atender a uma demanda de pessoas que buscavam por serviços práticos e rápidos de lavanderia para roupas do dia a dia, já que não queriam uma máquina em casa.
Você já ouviu falar em gatilho de prova social? Esse é um dos gatilhos mentais mais conhecidos atualmente. A maioria das pessoas busca por comentários e depoimentos de clientes antes de adquirir um produto ou contratar um serviço. Informação é ouro, então, ouça seu cliente. Realize pesquisas e tenha canais de atendimento que realmente sejam eficientes.
Além de fidelizar seus clientes com essa experiência, fazer com que os clientes se sintam ouvidos, fará com que a reputação do seu negócio melhore muito. Essa ferramenta vai possibilitar deixar seu negócio mais ajustado àquilo que seus clientes desejam encontrar quando buscam por algo no seu nicho de mercado.
Tenha uma coisa sempre em mente: estratégias podem mudar! Então, não tenha medo de ajustar suas estratégias de marketing sempre que necessário. Os clientes mudam de opinião, suas necessidades mudam. Se seu negócio não se adaptar, pode ficar para trás. Lembre-se do exemplo da loja de acessórios para celulares, as redes sociais são uma fonte interessante de informação e elas também mostram bem como a mudança do consumidor é rápida. Por isso, esteja sempre aberto a mudanças e prepare seu negócio para isso.
Faça boas pesquisas de marketing e pesquise constantemente o comportamento do seu público, do mercado e mantenha-se atualizado sobre as tendências para fazer os ajustes necessários, evitando, assim, que seu negócio se torne obsoleto.
Será que os seus diferenciais estão sendo suficientes para poder lhe dar um lugar de destaque no mercado? Será que seu negócio é visto como referência no nicho em que atua? Tente olhar de fora e avaliar os seus processos como cliente, entendendo as dificuldades dele ao se aproximar do seu negócio, como se estivesse realizando uma verdadeira auditoria. Faça pesquisas para compreender o quão forte (ou não) sua marca é no mercado em que atua e como seu público enxerga seu negócio. Isso poderá trazer bons insights do que fazer para ajustar seu posicionamento.
E é claro que não há como olhar para você sem avaliar também o mercado e seus concorrentes, não é mesmo?! Analise outros negócios do mesmo segmento e de segmentos relacionados. Determine critérios importantes, como atendimento, tempo de resposta, qualidade dos produtos e serviços. Verifique o que as pessoas comentam a respeito desses negócios e avalie outros critérios que podem indicar o que você não faz ainda, mas poderia adaptar para fazer e o que você não deve fazer, e também quais oportunidades no mercado ainda não são exploradas pela concorrência e você pode mergulhar fundo para conquistar mais clientes.
Como fazer pesquisa de mercado é um mecanismo essencial ao abrir um negócio com segurança e, da mesma forma, para continuar mantendo seu funcionamento equilibrado, minimizando riscos e evitando um destino triste, como o fechamento das portas, é essencial focar em um bom planejamento para a elaboração de uma pesquisa realmente eficiente.
Apesar de parecer uma prática exclusiva de grandes empresas, ela deve estar na rotina de todos os empreendedores, pois abrir e gerenciar um pequeno negócio pode ser extremamente desafiador e o sucesso exige cuidado. Por isso, unir boas estratégias, ferramentas adequadas e uma boa pesquisa de mercado são as melhores formas de garantir um início de negócio mais estável com maiores possibilidades de longevidade para seu negócio.
O futuro pode ser cada vez mais promissor e, com as informações de uma pesquisa eficiente e adequada, o seu caminho já está traçado para tesouro no fim do arco-íris!
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