É essencial que os negócios foquem na oferta de facilidade e segurança aos clientes durante o processo de pagamentos. Não é à toa que em 2020, segundo levantamento da Mastercard, cerca de 69% dos brasileiros adotaram os pagamentos por aproximação em sua rotina. Afinal, este é um método de pagamento que alia a praticidade com a agilidade, segurança e, inclusive, evita a necessidade de contato físico entre o cliente e o vendedor.
Por isso, se você deseja ampliar suas vendas e fazer seu negócio se destacar por oferecer uma boa experiência de compra, o pagamento por aproximação é uma ótima estratégia.
📖No topo do mercado: como escolher a melhor maquininha de cartão
“É de inserir ou de aproximar?”. Muito provavelmente você já ouviu essa frase na hora de usar o cartão, isso porque os pagamentos por aproximação, também conhecido como contactless (no português, sem contato), estão cada vez mais populares, principalmente após a pandemia causada pelo coronavírus.
Essa modalidade possibilita ao consumidor pagar por suas compras apenas aproximando o cartão na tela da maquininha de cartão. Ou seja, ele não precisa realizar contato físico direto, e isso é possível devido à tecnologia “NFC”, sigla para Near Field Communication, que em português significa “comunicação por campo de proximidade''.
Apesar de ter ganhado popularidade no mercado recentemente, essa tecnologia existe desde os anos 2000, mas costumava ser usada para outras funcionalidades, como o cartão de transporte usado na catraca do metrô ou do ônibus, e nas portas que se abrem com aproximação do crachá.
É uma tecnologia que movimentou o mercado e caiu na preferência do consumidor. Tanto é que, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), esse tipo de pagamento aumentou 540,7% no primeiro semestre de 2021, e conforme apontam os dados da MasterCard, 88% dos consumidores acham essa solução mais conveniente do que o dinheiro.
Na prática, é preciso de um leitor compatível, como uma maquininha de cartão, que receba as informações por meio do NFC, capturando os dados. Vale destacar ainda que ela funciona com outros dispositivos, como o smartphone, pulseira inteligente e smartwatch, por exemplo.
Já em relação a sua segurança, a tecnologia usada para os pagamentos por aproximação faz com que as transações sejam protegidas por criptografia e, além disso, ainda existe um limite de valor que pode ser pago sem uso de senha (costuma ser monitorado pelas instituições financeiras).
A boa notícia é que oferecer essa opção no seu negócio é simples, basta contar com um dispositivo com tecnologia NFC, disponível nas melhores opções de maquininhas do mercado.
Esse método de pagamento oferece vantagens para quem compra e para quem vende, tornando o processo de cobrança mais seguro e ágil, aumentando a fidelização. Outras vantagens, são:
A eficiência do pagamento por aproximação permite aos negócios mais agilidade no atendimento, além de atrair mais clientes e oferecer uma experiência de compra que ajuda a fidelizá-los.
Aliás, atualmente existem inúmeras soluções disponíveis no mercado que, assim como a tecnologia NFC, ajudam a auxiliar o processo de vendas do seu negócio, contribuindo diretamente para o aumento das suas vendas e o alcance de seus objetivos.
💡 Leia também:
Tap on phone: tudo o que você precisa saber
Pagamento NFC: 4 vantagens de cobrar por aproximação
6 formas de receber pagamento por aproximação de forma segura
Passo a passo: como fazer sua primeira venda com a Maquininha Point
Point Tap: a nova solução Tap to phone do Mercado Pago