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7 estratégias de como usar gatilhos mentais em seu negócio

7 min de leitura Atualizado em 28/10/2024
Mercado Pago: imagem de uma empreendedora em sua mesa de trabalho segurando o celular em uma das mãos, com o notebook aberto para pesquisar sobre gatilhos mentais para vendas.
7 estratégias de como usar gatilhos mentais em seu negócio
10:48

Em uma época em que tanto o mercado digital quanto o físico estão cada vez mais disputados, contar com boas estratégias de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, essas ações precisam estar bem alinhadas com um planejamento e estratégias de marketing estruturadas e eficientes para ajudar garantir que as campanhas alcancem o público certo, trazendo, assim, bons resultados. Para que isso aconteça, uma das principais técnicas que fazem a diferença é a aplicação dos gatilhos mentais.

Os gatilhos despertam a atenção dos consumidores, fazendo com que eles se sintam mais dispostos a comprar seus produtos ou serviços naquele momento. Por isso é fundamental entender como eles funcionam e quais as melhores estratégias para aplicá-los em suas operações.

 

Mas, afinal, o que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são estímulos psicológicos que influenciam nas decisões de compra do consumidor, despertando suas emoções e facilitando a tomada de decisão. Eles funcionam no inconsciente, estimulando o cérebro a realizar aquele ato por se sentir beneficiado. É como uma espécie de “atalho” para o cérebro, ajudando o cliente a decidir mais rapidamente se vai ou não adquirir um produto ou serviço.

No marketing e nas vendas, esses gatilhos são extremamente importantes porque criam uma conexão emocional entre o consumidor e o empreendedor. Isso significa que, quando você usa a técnica correta, pode impactar diretamente no comportamento de compra do cliente, seja ele mais racional ou emocional.

Um exemplo são as campanhas da Black Friday, em que pessoas ficam ansiosas para aproveitar as promoções. A sensação de "não posso perder isso" é um exemplo claro de gatilho mental em ação. E, quando bem aplicados, esses gatilhos fazem toda a diferença no varejo.

 

Não perca essa: veja os gatilhos mentais mais importantes agora!

Os gatilhos mentais para vendas são parte essencial da estratégia de comunicação no varejo, pois mexem diretamente com as emoções do consumidor e funcionam como importantes ferramentas de vendas, para as equipes comerciais e o marketing de qualquer negócio. 

Conheça alguns dos principais gatilhos usados em estratégias e que podem ser boas oportunidades para vender mais: 

  • Escassez: a ideia por trás desse gatilho é fazer o cliente sentir que o produto está acabando ou que a oferta é limitada. Imagine um e-commerce de moda feminina que deseja acelerar as vendas de um estoque limitado de suas sapatilhas. Para fazer mais vendas, a loja cria comunicações do tipo: “Últimas unidades disponíveis!”.

  • Urgência: esse gatilho trabalha com o tempo. Você cria uma sensação de que o cliente precisa tomar uma decisão agora e faz com que ele pense que se não comprar agora ele estará perdendo uma oportunidade, esse gatilho é bem usado em promoções de curto prazo. Imagine um pet shop que anuncia uma promoção por tempo limitado da seguinte forma: “Somente neste fim de semana: 20% de desconto em toda a linha de ração premium! Não perca!”. 

  • Autoridade: quando você se posiciona como uma referência no seu setor, as pessoas tendem a confiar mais na sua marca, para isso você deve construir uma imagem forte no mercado e ser especialista no seu setor de atuação. Imagine o caso de uma consultoria de estilo que realiza a seguinte comunicação: "Com 10 anos de experiência em consultoria de moda, nossa equipe ajuda você a encontrar o look perfeito!".

  • Reciprocidade: é o princípio de dar algo ao cliente para que ele sinta o desejo de retribuir, esse gatilho ajuda muito na fidelização de clientes. Isso pode ser feito oferecendo uma amostra grátis ou um brinde junto a uma compra. Por exemplo, uma loja de cosméticos pode oferecer brindes e realizar uma divulgação da seguinte forma: "Compre qualquer item da linha capilar e ganhe uma amostra grátis do nosso novo creme facial!".

  • Prova Social: as pessoas tendem a seguir o que outras pessoas fazem. Mostrar depoimentos, avaliações positivas ou quantas pessoas já compraram um determinado produto gera confiança. Uma loja de produtos eletrônicos, por exemplo, pode usar como divulgação uma comunicação do tipo: "Mais de 100 clientes satisfeitos! Veja o que estão falando sobre nossos fones de ouvido sem fio!". Mas, lembre-se: os depoimentos precisam ser reais para que não haja nenhuma implicação negativa para seu negócio.

  • Novidade: quem não gosta de algo novo? Produtos inovadores ou novas funcionalidades despertam a curiosidade e o desejo de comprar. Imagine uma cafeteria que anuncia o lançamento de um novo sabor de bebida: "Experimente nossa nova edição limitada de cappuccino de avelã! Exclusivo por tempo limitado". 

  • Exclusividade: esse gatilho faz o cliente sentir que está adquirindo algo único ou que poucas pessoas terão acesso. Oferecer produtos limitados para clientes VIP ou criar uma promoção exclusiva para quem é cliente fiel são formas de aplicar a exclusividade no seu negócio. É o caso, por exemplo, dos programas de fidelidade que oferecem descontos para aumentar o valor percebido da oferta e criar um senso de pertencimento:  "Promoção exclusiva para clientes VIP: 30% de desconto em acessórios!".

 

7 estratégias imperdíveis de como aplicar gatilhos mentais em seu negócio

Conhecendo melhor os gatilhos mentais, é importante saber como utilizá-los de forma eficaz em seu negócio. Veja abaixo algumas dicas para aplicá-los com sucesso no seu negócio:

1. Conheça bem seu cliente

O primeiro passo para usar gatilhos mentais de forma eficaz é conhecer seu público. Saiba o que seus clientes precisam e o que os motiva. Isso vai ajudar a selecionar os gatilhos certos para cada perfil de comprador.

Por exemplo, uma cafeteria que identifica em sua base de clientes uma maioria de pessoas que usa o espaço para trabalhar por serem profissionais remotos, pode usar o gatilho de reciprocidade ao oferecer uma conexão Wi-Fi exclusiva para quem consome um café especial ou um valor mínimo. Assim, os clientes podem desfrutar de uma estrutura confortável, internet rápida e alimentação durante compromissos profissionais.

2. Utilize os gatilhos certos

Nem todos os gatilhos funcionam para todos os públicos, por isso é importante adaptar sua estratégia e direcioná-la para o público certo. Imagine o caso de uma loja de roupas que está promovendo uma coleção limitada de verão. Sabendo que seus clientes são mais atraídos pela exclusividade, ela pode usar o gatilho de novidade juntamente com o de escassez ao lançar a coleção como uma edição especial, destacando que a linha não terá reposição. Isso aumenta o desejo de compra por ser algo temporário e exclusivo.

3. Faça uma segmentação

Faça uma lista de públicos e defina as personas (perfis fictícios que representam seus clientes ideais), pois isso ajuda a criar campanhas mais personalizadas. Cada persona pode reagir melhor a um tipo de gatilho. Por exemplo, um público mais jovem pode ser mais atraído pelo gatilho de novidade, enquanto um público mais tradicional pode preferir a autoridade. 

Por exemplo, se uma loja de eletrônicos anuncia: "Acabamos de receber o novo smartphone com tecnologia de ponta, seja o primeiro a conferir!" pode impactar mais o público jovem. Mas se a comunicação for: "Com mais de 20 anos de experiência, oferecemos os melhores produtos certificados e aprovados pelos especialistas”. Um público com mais idade demonstrará mais interesse pela loja.

4. Utilize a autenticidade

O uso dessas técnicas deve ser genuíno. Não adianta criar uma oferta de escassez se você realmente tem uma grande quantidade do produto em estoque. Seja transparente e autêntico para criar confiança no seu cliente. Se sua loja, por exemplo, vende produtos eletrônicos online e recebe um grande lote de produtos, não use um gatilho de escassez, invista em comunicações que valorizem a novidade na sua loja online.

5. Evite a manipulação e seja transparente

O uso exagerado de gatilhos pode ter um efeito negativo. Se o cliente perceber que está sendo manipulado, pode desistir da compra ou não confiar mais no seu negócio. Por isso, use os gatilhos com moderação e sempre de forma honesta.

 

6. Faça interações saudáveis

Use gatilhos mentais para incentivar uma interação saudável entre sua marca e o cliente. Proporcione experiências agradáveis, como brindes ou descontos, que criem uma relação positiva e duradoura e que façam o seu cliente defender sua marca e indicar a amigos.

Imagine o caso de um salão de beleza que oferece uma sessão gratuita de hidratação capilar para clientes que fazem um corte de cabelo. Esse gesto gera uma experiência positiva e incentiva o cliente a retornar, pois ele sentiu que ganhou algo de valor sem custo adicional.

7. Crie comunicações importantes e relevantes

Ao planejar suas campanhas de marketing, lembre-se de que o conteúdo precisa ser relevante para o cliente. Além de usar gatilhos, forneça informações úteis e que  façam a diferença na tomada de decisão, seja transparente em suas comunicações e faça com que seu cliente sinta-se seguro em adquirir aquele produto no momento.

Por exemplo: uma loja de brinquedos educativos pode usar o gatilho de prova social para mostrar depoimentos para seus clientes de outros pais que adquiriram seus produtos. Além de incluir as avaliações, também é interessante compartilhar dicas de uso e ideias de como os brinquedos podem ajudar no desenvolvimento das crianças.

 

Ei, não esqueça de preparar sua estratégia! 

Um bom planejamento de marketing e vendas com gatilhos bem aplicados atrai a atenção do cliente e cria conexões que aumentam as chances de conversão.

E lembre-se: cada ponto de contato com o cliente é uma oportunidade de causar impacto. Seja uma mensagem chamativa, uma oferta irresistível ou uma comunicação honesta, é essencial que o cliente se sinta valorizado e confie no que você oferece. E, claro, o fechamento de uma venda bem-sucedida não é só sobre o momento da compra. É sobre a experiência completa que o cliente vivencia com o seu negócio, desde o primeiro contato até a conclusão da transação.

Então, não perca tempo, revise sua comunicação, ajuste sua abordagem e veja como os gatilhos mentais podem elevar seu negócio a outro patamar. O sucesso está em cada detalhe bem executado!

 


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