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Customer centric: priorizar o cliente é o futuro do dropshipping

Mercado Pago: empreendedora em sua mesa de trabalho com notebook aberto pesquisando sobre customer centric para dropshipping

No amplo ecossistema do comércio online, a ascensão do Dropshipping desponta como um reflexo claro das mudanças radicais que o mercado tem testemunhado. O panorama digital em constante evolução viu surgir diversas modalidades de comércio nos últimos anos. Entretanto, foi o período de pandemia que catalisou uma mudança abrupta nos hábitos de compra, impulsionando uma demanda massiva pelo comércio eletrônico.

De acordo com o estudo "O Comportamento do Consumidor Pós-Covid 2022", 98% dos brasileiros passaram a comprar mais no e-commerce desde o começo da pandemia em 2020. Nesse cenário de transformações digitais, em que os empreendedores se viram diante da necessidade de se reinventar, o Dropshipping tornou-se não apenas uma opção, mas uma estratégia essencial para muitos, já que um fator determinante no direcionamento dessas movimentações é o comportamento do consumidor, e neste quesito que entra o customer centric.

 

O salto na evolução do e-commerce com o customer centric 

O e-commerce vem crescendo de forma acelerada, como um dos setores mais dinâmicos da economia global. Nos últimos anos, o cenário do comércio eletrônico testemunhou uma transformação sem precedentes, alimentada por inovações tecnológicas e ajustes nas dinâmicas de consumo.

Aqui no Brasil, os números refletem isso muito bem. Durante sua palestra no Drop Expert, evento promovido pelo Mercado Pago em colaboração com outras 10 empresas do segmento, Lucas Colette, CEO da Yampi, mostrou que, apesar de uma tímida queda sofrida pelo mercado no primeiro semestre de 2023, as previsões são de um crescimento acima da média nas compras online até 2025, nos posicionando, inclusive, à frente de economias como Japão e Estados Unidos nesse ranking. 

Mesmo com a retomada gradual das operações das lojas físicas após o período de pandemia, observamos um contingente significativo de consumidores que optaram por manter suas compras online. Esse é um exemplo muito claro de como observar e acompanhar o cliente, tendo seus hábitos como o centro de uma estratégia é vital para a sustentabilidade de um negócio.

 

Customer centric: a importância de priorizar o cliente

Possivelmente, uma ótima forma de explicar o conceito de customer centric é com a reflexão que Lucas Colette destacou durante sua apresentação no Drop Expert: "Pare de encontrar clientes para seus produtos. Comece a encontrar produtos para seus clientes." Essa simples, mas profunda afirmação encapsula a essência do customer centric, principalmente quando pensamos em Dropshipping.

Colocar o cliente no centro das operações, deslocando o foco do produto para as necessidades reais do consumidor, é justamente o que transforma o dropshipper em um verdadeiro provedor de soluções, indo além da venda. Conhecer as dores do seu público e tomar isso como seu norte para a construção de um plano de ações para seu negócio pode aumentar as possibilidades de sucesso nas conversões. 

Mas como aplicar o customer centric em seu Dropshipping?

 

  • Pesquisa e conhecimento profundo do cliente: invista em pesquisa de mercado para entender profundamente quem é o seu cliente ideal. Analise dados demográficos, preferências de compra, comportamentos online e até mesmo offline. Quanto mais você conhecer seu público-alvo, mais eficaz será sua capacidade de oferecer produtos que atendam às suas necessidades.

  • Personalização: utilize a informação obtida para personalizar a experiência do cliente. Ofereça recomendações de produtos relevantes, adapte suas comunicações e ofertas conforme os interesses específicos de cada cliente.

  • Feedback contínuo: estabeleça canais de comunicação para receber feedback dos clientes. Utilize essas informações para aprimorar produtos, serviços e a experiência geral de compra. Demonstre que valoriza a opinião do cliente e está disposto a melhorar com base no que eles têm a dizer.

  • Relacionamento: construa um relacionamento sólido e duradouro para fidelizar seus clientes. Mantenha contato por meio de e-mails, mídias sociais ou outros canais relevantes. Ofereça suporte pós-venda, compartilhe conteúdo útil e esteja presente para a solução de dúvidas. 

 

Ao adotar o customer centric, você constrói um relacionamento sólido e humanizado com o cliente. E é nesse contexto que reside o verdadeiro diferencial competitivo. A fidelização, resultante da satisfação com produtos que realmente atendem às necessidades dos clientes, somada a um atendimento que reflete cuidado, é uma das chaves para o crescimento estável no universo do Dropshipping.

 

3 importantes tendências do e-commerce para os próximos anos

Olhar para o comportamento do consumidor é, igualmente, olhar para o futuro e buscar compreender o que os sinais das mudanças podem indicar como tendências para os próximos anos. 

Como uma forma de acelerar essa análise, Colette já apresentou três importantes conceitos que valem a atenção e que podem ser muito bem explorados no e-commerce como um todo.

 

1. Live commerce

A venda em tempo real, por meio de transmissões ao vivo, possibilita uma interação direta e imediata com seguidores e potenciais clientes. O live commerce cria uma experiência de compra diferenciada. Essa alternativa pode ainda ativar gatilhos como o de escassez ou urgência no consumidor, pela oportunidade única da compra.  

 

2. Marketing de influência

Estabelecer parcerias estratégicas com criadores de conteúdo influentes permite uma divulgação autêntica e direcionada. Desse modo, é possível explorar oportunidades e atingir públicos específicos de forma mais assertiva, aumentando a visibilidade da loja e impulsionando as vendas.

 

3. Inteligência artificial generativa

Ao empregar inteligência artificial na produção de conteúdo e textos descritivos, é possível agilizar tarefas repetitivas, como a criação de descrições de produtos, liberando tempo para focar em atividades estratégicas. Essa abordagem aumenta a eficiência e melhora a qualidade do conteúdo produzido.

 

Como será o futuro do comércio online?

A presença da IA, seja na geração de conteúdo ou na automação de tarefas, já é uma realidade sólida no e-commerce. Contudo, o que vislumbramos vai além das aplicações atuais da IA. As discussões e especulações sobre seu potencial futuro ecoam pelas esferas do comércio eletrônico. Como essa tecnologia influenciará não só a seleção de produtos, mas também redesenhará as ferramentas de anúncios e promoções é uma questão que desperta grande interesse.

No encerramento do evento Drop Expert, os especialistas Lucas Colette, CEO da Yampi, Bruno Brito, CO-Fundador da Empreender, Diogo Caixeta, Influencer e Dropshipper e João Pedro Tonini, Diretor de Produtos Mercado Pago, compuseram um painel com a missão de levantar provocações sobre o que esperar de um mercado tão dinâmico como esse e de que formas a IA poderia contribuir, de fato, para esse crescimento ser ainda mais rápido.

Entre as diversas possibilidades, um dos destaques levantados por  João Pedro foi o investimento forte em hiperpersonalização. Segundo Tonini, essa iniciativa já vem sendo aplicada no Mercado Pago a fim de que “cada usuário tenha uma experiência mais adequada para seu perfil, para os seus hábitos".

Ele finalizou incentivando os empreendedores de Dropshipping presentes no evento, esclarecendo que a personalização deve receber atenção na estratégia de negócio "não só pela questão humana, de que a gente gosta de ser notado como um indivíduo dentro de um grupo, mas que no final isso gera muito vínculo com seu cliente. 

É uma maneira de você se diferenciar dada tanta competição que a gente tem no mundo do e-commerce”, reforçando a importância do conceito de customer centric.

O futuro do e-commerce ainda reserva muitas oportunidades que poderão ser exploradas com uso de tecnologia. Se você deseja saber um pouco mais sobre elas e como aplicar essas ideias em sua loja, confira o conteúdo completo do painel dos especialistas no Drop Expert 2023.

 


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