Em qualquer empresa ter o estoque parado é sinônimo de prejuízo e quando o assunto é o mercado de revenda de produtos isso se torna algo comum, pois a maioria dos negócios, por medo de faltar produto na hora de vender, acabam pecando pelo excesso de mercadorias.
Felizmente com uma boa gestão de estoque é possível evitar qualquer um desses dois extremos, mantendo o equilíbrio entre as compras, estratégias de venda e o giro das mercadorias. Mas, em alguns casos, mesmo quando se tem um controle eficaz do estoque, os produtos podem ficar parados por motivos variados, como itens com baixa absorção, sobras desproporcionais, mau armazenamento, entre outros que também podem ser evitados com uma gestão eficiente.
Descubra maneiras práticas para evitar que esses fatores aconteçam em seu negócio.
Para muitos negócios o estoque representa a maior parcela dos seus investimentos. Afinal, são os produtos que garantem parcialmente o consumo dos clientes e seu faturamento.
Na prática, um estoque parado significa a perda de dinheiro, gerando prejuízo e problemas como baixa liquidez, maiores gastos com armazenamento e manutenção, desvalorização e perda de produtos, além de menos oportunidade de vendas e fidelização dos clientes. Ou seja, uma empresa que busca bons resultados financeiros precisa ficar de olho no giro do estoque, controlando a entrada e saída de produtos de forma pontual e segura.
Para evitar que o mercado de revenda sofra com acúmulo no estoque, o ideal é colocar em prática algumas ações que ajudam a gerenciar esse setor de forma adequada e aumentar suas vendas.
Confira quais ações podem ser executadas no seu negócio:
O primeiro passo é fazer um balanço completo do estoque, analisando os itens, quantidades, produtos com data de vencimento ou perecíveis. Com todas as informações registradas, você tem a base para começar a acompanhar as saídas e ter um controle do que está parado.
Além disso, esses dados vão ajudar a mapear qual a urgência em vender cada tipo de produto e aqueles que podem ser mantidos por mais tempo sem proporcionar prejuízo.
Após verificar a situação atual do seu estoque, a próxima fase diz respeito ao planejamento das ações de venda. A curto prazo, o ideal é trabalhar com uma oferta mais agressiva para vender rapidamente. Outra dica é verificar quais itens têm margem de preço para uma promoção, além de elaborar estratégias de venda para dar vazão aos itens acumulados.
Não existe venda sem clientes, certo? Por isso, você precisará analisar como os produtos atendem às necessidades do seu público, pois nem sempre as mercadorias estão paradas por falta de compradores, mas sim por não ter uma boa oportunidade de vendas. Verifique se os produtos estão expostos de forma atrativa e principalmente criativa, para gerar curiosidade e instigar a vontade de compra do seu consumidor.
Crie ofertas reais, que realmente atraiam seus clientes. Mas para isso use estratégias que respeitem sua capacidade de investimento em ações de marketing e que consequentemente instigam o consumidor a comprar seus produtos. Por exemplo, uma boa ação é oferecer condições especiais para a compra de um determinado tipo de produto ou quantidades específicas. Mas se atente ao estoque que você tem para não correr o risco de oferecer algo e não ter material suficiente para atender a demanda.
Com um público cada vez mais interessado na sua comodidade, o frete grátis pode ser uma forma de chamar sua atenção, aumentar as vendas e movimentar seu estoque. Para isso é necessário usar esse fator de atração de maneira estratégica e não colocar em risco a sua margem de lucro.
Não deixe de verificar com seus fornecedores se há possibilidade de troca ou devolução quando há baixa saída dos itens. Além disso, existem casos em que é possível renegociar prazos e condições de pagamento, minimizando o impacto financeiro que o estoque parado pode representar.
Para atrair clientes e vender mais, é possível apostar em diferentes canais de venda que vão desde a oferta dos produtos em marketplaces até investir nas redes sociais. O importante é estar presente onde seu público se encontra e garantir a satisfação do cliente.
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No mercado de revenda, conhecer bem o consumidor é uma excelente maneira de criar estratégias eficazes ao oferecer seus produtos ou serviços. Assim, você evita prejuízos com o estoque parado, além de aprender a fazer uma gestão de estoque eficiente.
Fique atento a sua gestão e torne seu empreendimento mais competitivo e lucrativo.