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Aumente suas vendas em uma feira de rua com maquininha no celular

Mercado Pago: imagem de uma pessoa realizando um pagamento por aproximação em um celular usado como maquininha de cartão de crédito para cobrança em uma feira de rua.

O Brasil é um país muito conhecido pela sua diversidade cultural. Todas essas expressões ganham ainda mais força quando vemos como os festivais, feira de rua e eventos abertos ao público são valorizados nos mais diversos locais. É muito comum, por exemplo, que cidades do litoral tenham um reforço em suas feiras populares na alta temporada, expondo artesanato e gastronomia, bem como os festivais de inverno cativam e acolhem visitantes nas cidades de serra.

Além de serem oportunidades importantes para que comerciantes locais possam mostrar seu talento e trabalho, os festivais e feiras de rua são perfeitos para que esses profissionais consigam expandir seus negócios.

Mas como aproveitar esses momentos para vender mais e melhor de uma forma segura e eficiente? Com as soluções de pagamento que possibilitem transformar o seu celular em uma maquininha de cartão, garantindo mais mobilidade e flexibilidade.

 

Feira de rua e festival de rua: por que se destacar nesses eventos?

Quem nunca participou de uma feira de rua ou mesmo de algum festival da cidade no interior em que teve a oportunidade de aproveitar comidas típicas, ter contato com artesanato local e ainda vivenciar uma experiência imersiva na cultura regional?! Eventos como esses, mesmos os realizados em grandes centros, são ótimas opções de entretenimento para o público por serem acessíveis e funcionam como um ótimo combustível para a economia.

Para os comerciantes que atuam nesses locais, isso se torna uma oportunidade única de expor seu trabalho para o público, gerando vendas e networking. Além disso, feiras e festivais são momentos interessantes para testar algumas ações e promoções para aumentar a quantidade das vendas, já que nesse tipo de venda, o fluxo de pessoas consumindo é bem grande e é importante se destacar entre a concorrência. 

Nessas ocasiões é muito comum encontrar empreendedores em busca de uma renda extra, bem como comerciantes que aproveitam os eventos para fortalecer a receita no período, vendendo também nas feiras de rua e festivais abertos. 

No entanto, é sempre importante lembrar que, para ter mais garantia de sucesso com essas vendas, é fundamental contar com ferramentas e inovações que permitam a realização de transações com mais segurança e rapidez, afinal, ninguém quer deixar os clientes esperando ou mesmo com receio de comprar algum produto em meio à festa, certo?! Por isso, cobrar por aproximação, com a facilidade de ter uma maquininha no celular, pode fazer a diferença.

 

Tipos de produtos ou serviços para vender em feira de rua

Escolher os tipos de produtos certos para o evento é fundamental no sucesso das vendas em um festival ou feira de rua. Além disso, conhecer o seu público e o tom do evento é uma ótima forma de atrair olhares e impulsionar seus lucros. 

Entre alguns dos produtos mais chamativos, podemos citar:

 

  • Alimentos e bebidas: como em muitos eventos sociais, principalmente visitados após o horário comercial, apostar em servir comida é uma opção bem segura. O ideal é focar em produtos que atendam grupos de pessoas, como petiscos e comida de “boteco”. Por exemplo: é possível chamar atenção e conquistar boas vendas com um cooler para bebidas (água, sucos e refrigerante). Em alguns casos, ainda, é possível se deslocar entre as pessoas, melhorando as chances de vender mais.

  • Artesanato e produtos locais: em eventos com uma identidade mais cultural, oferecer produtos que dialoguem com a ambientação é um ótimo iniciador de conversas, resultando em muitas interações para vendas. Imagine, por exemplo, o caso de festivais de inverno ou comemorações de aniversário de algumas cidades. Nesses casos, é possível realizar vendas de itens temáticos como toucas e luvas feitas à mão ou imãs de geladeira de algum ponto turístico característico da cidade.

  • Serviços e experiências: principalmente para quem atua com áreas de cuidado, amostras de serviços podem ser ótimas formas de um atendimento rápido e que seja mais em conta para que as pessoas possam conhecê-lo. É comum que em alguns festivais e feiras, profissionais de fisioterapia e massoterapia, por exemplo, tenham tendas para mostrar um pouco do seu serviço. O cliente paga por alguns minutos de atendimento, ou ainda ganha esse atendimento e recebe um voucher para conhecer o serviço melhor posteriormente.

  • Brinquedos: assim como na parte de artesanato, muitos eventos têm temáticas que podem combinar com brinquedos que você possa disponibilizar, seja para crianças ou para adultos nostálgicos. Um ótimo exemplo são as festas juninas ou mesmo as festas em comemoração ao Dia das Crianças. Nesses casos, é possível oferecer opções diversificadas, desde balões até pelúcias e brinquedos eletrônicos que chamem atenção de crianças e dos pais também.

  • Itens necessários e personalizados do festival e feira de rua: festas como o carnaval e as de junho tem tanto vestimentas como decorações temáticas que são muito procuradas. Mesmo dentro do evento, montar conjuntos de produtos tem uma saída muito interessante. Imagine, por exemplo, que os clientes estão em uma festa temática, como uma festa junina, mas não possuem nenhuma caracterização e gostariam de tê-la. Comercializar esse tipo de produto é uma forma de atrair pessoas que querem entrar no clima do evento e não tiveram tempo de comprar esses itens.

  • Artigos para pets: não tem como ter uma festa completa sem considerar os pets, não é mesmo?! Oferecer acessórios para eles, principalmente combinando com acessórios que possam ser usados pelo dono, são a certeza de que muitas fotos vão aparecer por aí com seus produtos. Não se esqueça de pedir aos clientes para marcar sua loja nas redes sociais!

  • Produtos de beleza: os itens de beleza são procurados independente do tipo de evento. Esses produtos fazem sucesso em qualquer época do ano e nos mais diversos espaços. Independente de serem produtos apresentados por revendedores ou produtos do varejo convencional, itens de beleza como perfumes ou maquiagem podem ser um elemento surpresa em muitos eventos, surpreendendo quem imaginava que encontraria só gastronomia e artesanato.

  • Acessórios e bijuterias: entre joias e semijoias, o marco é sempre ter a peça como uma recordação. Imagine, por exemplo, ter entre suas peças opções temáticas para uma festividade da qual você esteja participando. Ao realizar essa venda em uma feira de rua, os clientes terão uma recordação de data comemorativa registrada em uma peça especial, seja pela personalização ou pelas características da peça que você vendeu.

 

6 estratégias para vender mais com a maquininha no celular em feiras de rua

Utilizar uma maquininha no celular pode ser o divisor de águas para participar com sucesso desses eventos, facilitando suas vendas e melhorando a experiência do cliente, o que gera uma satisfação instantânea com a sua marca. E sabe o que isso significa? Mais oportunidade para você fidelizar o seu público. 

E para isso, existem algumas estratégias que podem te ajudar a extrair o melhor da venda em um festival ou feira de rua. Confira os exemplos abaixo:

 

1. Ofereça múltiplas opções de pagamento

Uma das facilidades da maquininha é a variedade de formas de pagamento. Entre elas, a opção de vender rapidamente com o pagamento por aproximação, com rapidez e segurança, se destaca. Imagine, por exemplo, que esteja vendendo doces durante a realização de uma feira de rua em comemoração ao aniversário de uma cidade. 

Utilizar o celular como maquininha de cartão permite que você controle os pagamentos com mais facilidade, além de possibilitar a cobrança por aproximação ou Pix, por exemplo. Além disso, também poderá conferir o recebimento em tempo real.

 

2. Realize vendas ágeis e seguras

A agilidade e segurança que pode ser alcançada com as vendas por aproximação, graças ao uso da tecnologia NFC, e a possibilidade de vender em diversos locais, incluindo em pontos diferentes de um único evento, são facilidades que colocam essa forma de pagamento como uma parceira, não uma dificuldade. 

Por exemplo, se você costuma vender bebidas e se desloca entre o público durante uma feira de rua, a cobrança por aproximação com celular, permite que você venda mais rápido e com mais segurança, já que não precisa lidar com dinheiro em espécie enquanto caminha entre os clientes.

 

3. Invista na multicanalidade

No caso das feiras ou festivais que duram mais de um dia, exigindo mais preparação para o processo de vendas, pode ser interessante investir em divulgação pelas redes sociais. Mesmo que suas vendas não sejam em um ponto fixo do evento, é possível manter contato com os clientes por diferentes canais a fim de estimular a venda e garantir melhores condições para se destacar da concorrência.

 

4. Pense em promoções e descontos

Desenvolver estratégias pontuais e focadas no evento ou feira de rua são perfeitas para garantir uma maior quantidade de vendas. Por já estarem participando do festival, por exemplo, os consumidores estão mais propensos a comprarem, por isso esteja preparado para dialogar e argumentar, como também para adaptar valores e negociar com os clientes para vender mais. Ah, e não se esqueça de divulgar promoções nas redes sociais ou outros canais de comunicação que a sua marca costuma usar.

 

5. Estude a venda por impulso

Imagine uma pessoa que está em uma feira de rua para visitar e apenas desfrutar a gastronomia, por exemplo. Uma vez no evento, é possível encontrar formas de trazer esse cliente para outras áreas e fazê-lo conhecer um pouco mais, apresentando outros produtos, explorando, por exemplo, gatilhos de escassez e urgência. 

É possível que o fato de não conseguir mais comprar determinado produto o faça adquiri-lo mesmo que este não tenha sido seu plano inicial. Para garantir essa negociação, ajuste valores e converse com o cliente. Ao sentir que o empreendedor também está sendo flexível, as chances de venda aumentam bastante.

 

6. Faça uma campanha de divulgação antes do evento

Em canais nas redes sociais que tenham relação com o evento, deixar comentários afirmando sobre a sua presença, além de fazer convites para verificarem os seus produtos previamente, tem um efeito perceptível nas vendas.

É possível, por exemplo, comentar no perfil oficial de uma feira de rua comentando sobre o tipo de produto que você venderá e onde você estará já indicando uma prévia de que oferecerá promoções e condições imperdíveis para os clientes do evento.

 

Point Tap: a solução para você vender em feira de rua e festivais!

Além de desenvolver estratégias de acordo com seu negócio, é fundamental ter em mãos a solução ideal para tornar o sucesso das vendas uma realidade.

Com Point Tap do Mercado Pago é possível realizar cobranças de qualquer lugar, já que essa ferramenta transforma seu celular em uma máquina de cartão de crédito e débito com todos os recursos necessários para vender mais e melhor. 

Tudo o que você precisa fazer para começar a usar Point Tap é baixar o aplicativo do Mercado Pago e começar a vender aproveitando todas as suas vantagens. 

 

Transforme seu negócio na feira de rua com uma maquininha no celular!

Participar de festivais e feiras de rua são a oportunidade que você precisa para aumentar suas vendas e expandir a presença da sua marca no mercado local.

Usar uma maquininha de cartão no celular não só facilita suas transações, mas melhora a experiência do cliente, tornando o atendimento mais rápido e seguro, mesmo com um volume de vendas alto. Aliás, com a ajuda de uma ferramenta como a Point Tap Mercado Pago, você não apenas agiliza o processo de cobrança, mas conta com diversas outras vantagens, a começar com o recebimento do dinheiro na hora.

Venda mais e melhor com a ferramenta certa, tudo para consolidar a sua marca no mercado e trazer mais resultados positivos para você!

 


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