O consumidor adora datas comemorativas, mas eles gostam ainda mais quando elas oferecem algum benefício, como descontos e brindes, por isso que se atentar a essas datas é uma forma de aumentar as chances do seu negócio atrair novos clientes e fazê-los comprar seus produtos.
Aliás, o Dia do Cliente está chegando e é essencial que você comece a elaborar as estratégias que vão fazer seu negócio vender mais e melhor.
O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro e foi criado pelo empresário João Carlos Rego com o objetivo de aumentar as vendas do varejo em um período em que o volume de compras era relativamente baixo, além de poder homenagear os consumidores.
Aparentemente sua estratégia funcionou, pelo menos é o que aponta o relatório All iN | Social Miner, que afirma um aumento de 46% sobre o faturamento dos negócios nessa data em 2012 comparada a 2020, tornando-se, portanto, uma ótima oportunidade aos negócios.
Essa data oferece um fortalecimento de laços maior e mais duradouro com os clientes, amplia as vendas e seu negócio ainda tem a oportunidade de agradar pela sua confiança e preferência.
O processo de inovação que você poderá usar depende muito do nicho do seu negócio, mas, de maneira geral, o foco precisa ser o cliente e a experiência que ele terá no processo de compra.
Por isso, é preciso pensar em estratégias que façam o consumidor se sentir especial no Dia do Cliente e considere comprar em seu negócio. Vamos te mostrar algumas ideias para te inspirar:
É uma maneira eficaz de aumentar a satisfação e fidelizá-lo. Esses programas agregam valor após a compra, mantendo seu negócio mais relevante mesmo quando o cliente não precisa comprar.
É essencial para chamar a atenção do cliente. Um exemplo é fazer promoções de 50% sobre seu produto ou serviço e estendê-la para três dias, oferecendo mais oportunidade de compra.
Aproveite a data e ofereça aos seus consumidores presentes e brindes exclusivos para chamar a atenção e satisfazer seus desejos. Você pode adaptar os brindes ao tipo de negócio que você trabalha, mas vale apostar em garrafas, canetas, amostras grátis, entre outros.
Os descontos progressivos funcionam assim: conforme o cliente for adquirindo mais produtos, você pode aumentar os descontos. Por exemplo, na compra de um produto, seu negócio oferece 10% na compra, se comprar dois produtos, oferece 15% e assim por diante.
Se seu negócio trabalha com entregas, ofereça delivery gratuito no Dia do Cliente. Mas para isso, procure organizar todos os processos para garantir a qualidade e precisão nas entregas.
É essencial que você chegue ao cliente em todos os canais que você atenda. Seja com panfletos, pelas redes sociais ou aplicativos de mensagens. Por isso, considere montar uma estratégia e um time que possa te ajudar a divulgar seu negócio para mais pessoas.
Automatizando a maioria de seus sistemas, você criará uma experiência incrível ao cliente. Irá agilizar diversos processos, principalmente nesta data mais movimentada.
Ao mostrar proatividade no atendimento ao cliente, sua equipe de suporte estará procurando ativamente por novos problemas que possam afetar a experiência do cliente e solucioná-lo rapidamente. Deste modo, o cliente verá que você está se preocupando com ele e fazendo de tudo para dar a ele o melhor atendimento e experiência de compra.
É importante se atentar que a experiência do consumidor não depende apenas de descontos ou promoções, por isso é essencial analisar o negócio como um todo a fim de atrair a atenção do cliente e fidelizá-lo. Vamos te mostrar algumas dicas de como fazer isso:
Além disso, é importante lembrar que independente de promoções, o mais importante é que seu cliente tenha uma experiência boa de compra e volte a comprar do seu negócio.
A inovação pode ser seu braço direito, por isso aprenda e aprimore seus métodos e isso poderá favorecer as vendas do seu negócio e não apenas em datas comemorativas como o Dia dos Clientes, mas em qualquer época do ano.
Aliás, quando o assunto é inovação, existem muitas tecnologias que podem ajudar nesse processo.