Planejamento estratégico:
8 táticas para vender mais
Saiba como utilizar a organização e estratégias para fazer seu negócio faturar mais
Para qualquer tipo de negócio, seja físico, online ou realize vendas à distância, saber como melhorar a jornada de compra e venda e ter estratégias para vender mais são pontos chaves e devem ser o foco para quem é dono de um negócio.
Além disso, o planejamento e a gestão estão diretamente ligados ao sucesso de vendas que seu negócio pode atingir. Por isso, é muito importante se atentar a esses pontos, contribuindo para o constante crescimento de seu negócio.
Por que investir em planejamento de vendas para vender mais?
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi, somente 10% das empresas de médio porte no Brasil possuem um planejamento a longo prazo. O planejamento de vendas consiste em definir metas e objetivos de vendas, estratégias e ações que serão realizadas para alcançar o sucesso do negócio.
É muito importante que você como dono do negócio saiba como realizar um planejamento de vendas para você tomar as decisões estratégicas certas para seu tipo de negócio, reduzir custos e tornar o processo de vendas mais eficiente. Mas, antes de começar um planejamento para seu empreendimento, antes de tudo, é essencial criar um plano de ação de vendas para organizar as etapas que você deve passar.
Além disso, é muito importante considerar e organizar um calendário com as principais datas estratégicas de vendas que seu negócio pode aproveitar e entender o atual cenário que ele está.
Saiba como desenvolver um planejamento de vendas de sucesso para seu negócio:
Estabeleça metas e objetivos concretos
Com base em seus potenciais clientes, esse é o primeiro passo para você construir um planejamento de vendas para seu negócio. É muito importante definir metas e objetivos concretos, mensuráveis, realistas e alcançáveis. Você pode se basear em métricas de vendas anteriores, no mercado atual ou em outras métricas relevantes para seu tipo de negócio. Isso te ajudará a montar as melhores estratégias e medir o sucesso de suas vendas.
Defina as melhores estratégias
Com as metas e objetivos estabelecidos, é essencial definir as melhores estratégias para alcançá-los, de acordo com seu tipo de negócio. Você pode juntar as melhores técnicas de vendas, como segmentação de mercado, criação e desenvolvimento de produtos, publicidade e divulgação, por exemplo.
Tenha uma cronologia de ações
Com as estratégias certas, é hora de criar um cronograma de ações para seu negócio. Você pode definir etapas para atingir suas metas de vendas e estabelecer um cronograma para cumprir cada uma dessas etapas. Dessa forma, você conseguirá manter a organização do processo de vendas do seu negócio e garantir que as atividades sejam realizadas nos prazos pré-definidos.
Saiba como enfrentar adversidades e desafios
Qualquer processo de vendas pode ter desafios e adversidades e por isso é muito importante estar preparado e saber como agir em momentos como esses. Seja problemas com fornecedor, concorrência, mudanças no mercado de atuação ou desafios do próprio negócio, é essencial ter um plano de ação contra adversidades e saber como lidar com essas situações, visando minimizar os impactos em suas vendas.
Invista em desenvolvimento pessoal
O planejamento de vendas também consiste no desenvolvimento pessoal e profissional do empreendedor e de sua equipe. Aprimorar habilidades de vendas, melhorar a comunicação interna, desenvolver melhor a liderança e construir bons relacionamentos pode tornar as vendas mais eficazes e auxiliar no cumprimento das metas e objetivos definidos inicialmente.
Você sabia?
10% das empresas de médio porte no Brasil possuem um planejamento a longo prazo
Qual a diferença entre planejamento de vendas e planejamento estratégico?
Além do planejamento de vendas, que irá te ajudar a preparar seu negócio para vender mais, você também pode considerar um planejamento estratégico para seu negócio. Com as constantes mudanças no mercado, contar com mais de um modo de se organizar pode garantir o sucesso das vendas de seu negócio.
O planejamento estratégico será o ponto de partida para qualquer ação que você fará para seu negócio caminhar para o sucesso e vender mais. Com esse planejamento, é possível administrar tempo, energia e recursos que seu negócio terá a longo prazo que ajudará no aumento de suas vendas e faturamento.
É justamente este planejamento que ajudará a tornar seu negócio mais bem preparado para possíveis mudanças no mercado externo e até internamente. Isso ajudará você a reconhecer possíveis questões problemas que seu negócio poderá passar e como você poderá identificar pontos de melhoria para seu negócio. É garantir que todos os esforços que você está fazendo para seu negócio prosperar valem a pena.
Apesar das diferenças de direcionamento do planejamento de vendas e do planejamento estratégico, ambos são importantes para seu negócio caminhar para o sucesso em vendas e conseguir faturar mais e melhor. A organização prévia e escolher as estratégias certas podem facilitar na gestão do seu negócio, por isso, é essencial se atentar a estes pontos para não se perder no meio do caminho.
Como fazer gestão de vendas para seu negócio
Ter uma gestão de vendas bem definida também pode ajudar e fazer com que seu negócio venda mais. A gestão de vendas é um conjunto de estratégias e metas utilizadas para gerenciar e acompanhar as atividades de vendas do negócio, contribuindo no aumento dos resultados de vendas. É traçar um bom plano de estratégia comercial para orientar as equipes de vendas e o próprio dono de negócio para otimizar os processos de vendas.
Independente do seu tipo de negócio, a gestão de vendas possui três aspectos-chaves: administração do funil de vendas, aperfeiçoamento da equipe de vendas e evolução de processos. A administração do funil de vendas auxilia os donos de negócio a confiarem na previsão de suas vendas, reduzindo a variabilidade da receita. O ideal é manter possíveis clientes atraídos, mantendo o topo do funil sempre cheio, tornando-os possíveis clientes mais para frente.
Aperfeiçoar a equipe de vendas é o que pode aumentar a quantidade de negócios fechados. Mantendo sua equipe sempre bem alinhada com os objetivos e sabendo das metas que deseja atingir, é possível chegar e acompanhar os resultados desejados e procurar oportunidades de melhorias.
Já a evolução de processos poderá ajudar o empreendedor a acompanhar e organizar os processos de vendas de seu negócio e atualizando, sempre focando na qualidade do produto ou serviço e atendimento. Dar uma atenção maior para como funcionam os processos e como é possível melhorá-los, ajudando a ter mais resultados positivos e contribuir para o crescimento do seu negócio.
Além desses aspectos, existem também algumas ferramentas que podem te auxiliar na gestão do seu negócio para organizar suas tarefas de forma a otimizar o tempo dos processos, gerir suas vendas de forma mais simples e tecnológica, otimizar a comunicação interna do negócio, para que toda a equipe esteja alinhada nas vendas e atendimentos.
8 estratégias para seu negócio vender mais
A partir desses planejamentos e gestões para definir o melhor caminho para seu tipo de negócio, você poderá criar e aplicar estratégias para seu negócio aumentar seu faturamento, ter resultados mais positivos em suas vendas e contribuir para o crescimento constante.
Confira algumas estratégias:
- Conheça seu público-alvo
Saber para quem você está vendendo definirá como você pode melhorar o modo como você vende e contribuir para o aumento de seu faturamento. Conhecer seus potenciais clientes, segmentá-los, entender suas necessidades e comportamentos é essencial para criar soluções e processos de vendas que atendam suas demandas.
Definindo seu público-alvo, é possível desenvolver produtos e serviços que agreguem valor ao seu negócio, aumentando as chances do seu cliente ser fidelizado e recomendá-lo para outras pessoas. - Conte com um parceiro
Existem bancos digitais que são parceiros dos empreendedores, auxiliando no sucesso de vendas do negócio. Além de oferecerem diversas soluções financeiras como contas PJ, máquinas de cartão, empréstimos e investimentos, também possuem uma rede de apoio em outras áreas do negócio, como marketing e gestão de vendas. Dessa forma, contando com um parceiro, você terá uma melhor experiência de venda e oferecerá as melhores soluções para seus clientes. - Ofereça um excelente atendimento ao cliente
Oferecer um ótimo atendimento é essencial para atrair mais clientes e fidelizá-los. Investir em treinamentos de equipe, otimizar canais de comunicação eficientes e estar sempre disponível para tirar dúvidas e resolver problemas de seus consumidores ajudam seu negócio a ser referência em atendimento de qualidade. - Ofereça promoções e descontos
Oferecer descontos e promoções pode fidelizar seus clientes de longa data e atrair novos para seu negócio. Mas, antes de tudo, é essencial criar um planejamento financeiro para que a saúde financeira do seu empreendimento não seja prejudicada. - Utilize as mídias sociais
As redes sociais são ótimos canais de comunicação, divulgação e atração para seu negócio. Por atingir diversas pessoas em diferentes lugares, é uma ótima estratégia para quem deseja vender mais e conquistar novos clientes. É essencial estar presente nas principais plataformas e produzir conteúdo atrativo para sua loja. - Foco em soluções financeiras
Ofereça soluções financeiras dinâmicas, seguras e tecnológicas aos seus clientes. Diferenciar as formas de pagamento, como Pix e código QR, link de pagamento, oferecer parcelamento, crédito e financiamento aumenta as chances de vendas fechadas e mais lucro para seu negócio. - Ofereça garantias e mais segurança
Oferecendo garantias como devolução do dinheiro e mais segurança nas transações, você consegue transmitir mais confiança aos seus clientes, aumentando as chances de mais vendas e mais clientes em seu negócio. - Teste e ajuste suas estratégias
Sempre depois de aplicar uma estratégia nova em seu negócio, é essencial avaliar os resultados obtidos, testar novas estratégias e abordagens e ajustar aquilo que não está funcionando mais. Dessa forma, seu negócio continua competindo com a concorrência e consegue se adaptar a possíveis mudanças.
O Mercado Pago ajuda seu negócio a vender mais e melhor!
A organização e o planejamento fazem parte do desenvolvimento e construção das estratégias certas para seu negócio faturar mais e fazendo com que ele caminhe para o sucesso de vendas. E como parceiro dos empreendedores, o Mercado Pago é mais que um banco digital para seu negócio. Ele oferece diversas soluções financeiras e ferramentas de vendas que podem facilitar sua vida financeira como dono de negócio e auxiliar no crescimento do seu empreendimento.
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