A falta de controle do dinheiro que entra e sai do seu negócio é um problema que não apenas provoca sua desorganização financeira, mas também pode aumentar os riscos de entrar em uma crise por conta do acúmulo de dívidas e, consequentemente, decretar falência.
É por isso que ferramentas como o fluxo de caixa, que ajudam a planejar e controlar o financeiro de um negócio, são essenciais para evitar que esses problemas aconteçam. Afinal de contas, elas organizam suas finanças, dão uma projeção de entradas e saídas e favorecem o capital de giro (que é o dinheiro necessário para manter a saúde e continuidade do seu negócio).
Saiba como funciona o fluxo de caixa e os processos adequados para aplicá-lo em seu negócio.
No fluxo de caixa, é preciso registrar todas as movimentações financeiras do seu negócio para que consiga identificar o saldo disponível em caixa e, assim, ter a chance de projetar o seu futuro.
Entre as informações necessários estão os documentos, pagamentos e previstos, que são:
Usar esse tipo de ferramenta em seu negócio é uma forma de protegê-lo financeiramente, pois você consegue controlar exatamente o quanto entra e quais são as suas saídas, que acaba dando uma visão geral sobre sua saúde financeira e possíveis ações que devem ser tomadas.
Mas, além disso, existem muitas outras vantagens, como:
Para aplicar o fluxo de caixa em seu negócio, é preciso definir qual dos tipos que se adapta melhor aos seus objetivos e necessidades, por exemplo, os mais comuns são:
Essas três versões se complementam, mas antes de você pensar em usá-las, é preciso começar pelo básico. Ou seja, aplicar o fluxo de caixa em seu negócio. Para isso, tenha acesso a todas suas movimentações financeiras, como as entradas e saídas, e faça sua categorização.
Depois disso, separe as entradas e saídas dos últimos 3 meses, como despesas, custos e receitas. Por último, faça a análise dos dados, verificando quanto seu negócio tem de receita, despesa, lucro ou, até mesmo, prejuízo.
Isso permite que você tenha noção das variações de dinheiro em caixa, como também se organize para ter uma reserva, calcule o lucro e faça projeções que viabilizam o crescimento do seu negócio.
📘Leia também: Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para você organizar o seu negócio e dar a chance de ele se destacar no mercado com segurança e projeções positivas para o futuro.
A vantagem é que você também vai ter uma ajuda para nutrir o seu capital de giro, mas, lembre-se que, para isso, é preciso organizar suas informações e saber exatamente quais ações serão eficientes na sua atividade.