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Fluxo de caixa: como manter o equilíbrio na baixa demanda

Escrito por Equipe Mercado Pago | Dec 16, 2024 11:00:00 AM

Os períodos de baixa no mercado e com pouca demanda são quase que inevitáveis em muitos setores. A famosa fase das “vacas magras” aparece em alguns períodos do ano ou momentos de crise, a depender do nicho de negócio e, claro, elas podem ser perturbadoras.

Além de ser uma época um tanto quanto desanimadora, ela pode colocar em risco a estabilidade financeira de um negócio, o que pode ser muito comprometedor para o futuro. A boa notícia é que existe uma saída: é nesse momento que aparece a necessidade e a importância de explorar estratégias criativas e que sejam práticas para manter o fluxo de caixa constante e saudável. 

Em outras palavras, você precisa buscar ideias e soluções criativas que ajudam a colocar o seu negócio como destaque entre os consumidores, superando os desafios de um período marcado pela baixa demanda. "Ah, mas como fazer isso?". A gente sabe que você provavelmente está perguntando isso, mas a verdade é que tudo depende do quão disposto você está. 

Afinal de contas, implementar ideais e soluções criativas exige uma análise ampla no mercado, como também no comportamento dos consumidores, nas ações que os concorrentes estão executando e nas possibilidades que o seu negócio tem para investir no novo — é claro, no seu potencial para investir e utilizar ferramentas adequadas.

 

Fluxo de caixa: o impacto da baixa demanda e como se preparar

Planejar é essencial para qualquer negócio, especialmente para enfrentar períodos de baixa demanda e crises financeiras. Até porque, quando o movimento diminui e o fluxo de caixa fica comprometido, outros desafios podem surgir, como atrasos no pagamento de contas, problemas com o estoque e até a perda de credibilidade com fornecedores — que são fatores capazes de impactar diretamente a saúde do seu negócio, por isso, precisam ser tratados com atenção.

Deixar o planejamento sempre atualizado, com uma abordagem coerente e realista sobre o fluxo de caixa atual, assim como o mapeamento de quais são os períodos de baixa do negócio, é fundamental para estar sempre preparado. É importante também, que esse planejamento esteja de acordo com a realidade do seu negócio, já que, a depender do nicho, esses dados podem mudar. 

Imagine uma loja que abriu no período do fim de ano, vendeu muito, porém, não se planejou para o início do próximo ano e, ao chegar janeiro, se deparou com diversas contas, baixa demanda de vendas e um estoque repleto. Isso é fruto de um local que não se planejou, não estudou sobre seu nicho de mercado e muito menos mapeou os períodos de pouca procura. E qual a tendência disso? Um abalo na saúde financeira, já que os fornecedores precisarão ser pagos, mesmo sem vender.

Diferentemente disso, quem se planeja consegue ter noção de quais períodos devem ser aproveitados e quais deles precisam de atenção para não passar do ponto. Aqui a conta é básica e, se a sua loja vendeu R$ 20 mil em dezembro e tem estimativa de vender apenas R$ 5 mil em janeiro, então, é necessário que parte destes R$ 20 mil cubram o que faltar no mês seguinte. 

Além dessa possibilidade, há ainda outras soluções e ferramentas que preservam o fluxo de caixa.

 

Os principais fatores para manter o fluxo de caixa estável

O planejamento para uma saúde financeira estável não é um bicho de sete cabeças e pode ser feito através de organização, com a abordagem de aspectos simples, que muitas vezes são deixados de lado e esquecidos. Muitos empreendedores, por exemplo, já passaram por isso e sabem que a falta de atenção com alguns pontos pode causar uma crise financeira e um abalo enorme ao fluxo de caixa do seu negócio, problemas que, em muitos casos, não são contornáveis.

Para evitar esses problemas, é fundamental estar atento a alguns pontos desde o início do negócio. Dessa forma, você pode se preparar para lidar melhor com períodos de baixa demanda e minimizar os impactos no futuro. Entre os principais aspectos a considerar estão:

 

  • Monitore suas finanças constantemente: o monitoramento das finanças é fundamental para que elas não saiam do controle, esteja sempre junto à realidade e também para que você não enfrente surpresas desagradáveis. Para isso, é importante contar com ferramentas de gestão otimizadas, que possibilitam um controle mais eficaz e a centralização das receitas em apenas um local.

 

  • Preveja a sazonalidade do negócio: em um planejamento, é necessário prever a sazonalidade dele. Ou seja, imagine que você vende itens de decoração de festas, podendo prever que, épocas como verão, festas juninas, Halloween, Dia das Crianças, Natal e Réveillon, têm uma demanda maior, já em outros períodos haverá uma procura mais baixa. Com isso, é possível criar estratégias para cobrir esses meses com pouca demanda.

 

  • Reduza despesas não essenciais: itens que não são mais utilizados, ferramentas com pouco retorno, materiais alugados, entre outros, que não se fazem necessários em todos os momentos para o seu negócio podem ser dispensados e o valor de custeio retornará ao fluxo de caixa, fazendo com que a saúde financeira permaneça mais aliviada.

 

  • Renegocie prazos com fornecedores: sempre que possível e em momentos críticos, converse com fornecedores e peça flexibilidade para efetuar pagamentos em alguns momentos, isso fará com que você não fique devendo e muito menos perca a credibilidade com eles, o que poderia colocar em jogo o estoque do seu negócio.

 

  • Ofereça opções de pagamento facilitadas: ter essa ideia na sua loja fará com que a abrangência de atendimento seja maior, já que você conseguirá atingir clientes de diversos perfis. Além disso, é possível contar com ferramentas que possibilitem o pagamento recorrente, como o Assinaturas Mercado Pago, por exemplo.


7 estratégias para equilibrar o fluxo de caixa na baixa demanda

Quando um negócio está em um nicho muito específico do mercado, é provável que ele tenha maior possibilidade de enfrentar períodos de baixa demanda, como uma fábrica que trabalha exclusivamente com panetones, por exemplo. Porém, há um jeito de enfrentar esses períodos com estratégias que geram fidelização de clientes por mais tempo. 

Isso, além de contribuir com a satisfação do cliente e a imagem do seu negócio, ainda permite manter o fluxo de caixa em alta. Algumas das estratégias que podem fazer isso acontecer são:

1. Crie promoções sazonais

A depender da época, é possível criar promoções para interagir com o período, como um mercado que está fazendo um combo de Natal, com panetone, cesta de frutas e uma bebida. Ou, então, uma loja que aproveita o verão para criar promoções e foco em itens de praia e piscina.

2. Otimize seu estoque

Com um bom planejamento, é possível mapear as épocas mais quentes e frias do ano. A partir daí, você pode criar uma organização para que o estoque fique maior quando necessário e, nas épocas com menos procura, um estoque mais enxuto e reduzido, para que nada fique sobrando.

3. Diversifique a oferta de produtos com venda sem estoque

Seu negócio pode aproveitar estratégias como o dropshipping para aumentar a oferta de produtos sem a necessidade de um estoque físico, já que através do dropshipping, será o fornecedor o responsável pelo envio direto ao cliente. Com o dropshipping, é possível ter variedade sem a necessidade de altos investimentos para complementar a renda em momentos de baixa demanda.

4. Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade estimulam os clientes a comprarem para somar pontos, ganhar desconto ou conseguir algo exclusivo. Por isso, criar um programa de fidelidade que ofereça estes benefícios pode incentivar os consumidores a comprarem, mesmo em períodos de baixa procura.

5. Invista em serviços e produtos de recorrência

O Assinaturas Mercado Pago, por exemplo, é uma solução que possibilita à sua loja vender produtos e serviços através de pagamento recorrente, debitado automaticamente da conta do cliente e sem a necessidade de cobrança (igual a um serviço de streaming de filmes e séries, ou de canais de TV). Imagine o caso das academias, por exemplo. É comum que o inverno tenha uma frequência menor de alunos justamente pelo tempo mais frio. 

Com o Assinaturas, é possível garantir esses recebimentos oferecendo pagamento recorrente, possibilitando mais comodidade para os alunos — que podem ter descontos e outras vantagens oferecidas pela academia, sem ter o limite do cartão comprometido, além da facilidade de ter uma receita previsível para o caixa da academia.

6. Ofereça combos e pacotes sazonais

Muitos clientes enxergam vantagem em comprar combos e pacotes, seja pelo fato da economia no pacote de produtos ou mesmo pela indecisão no momento da compra. Por isso, monte combos de produtos que possam atender aos clientes e os convidar para comprar.

7. Planeje seu fluxo de caixa

O planejamento de fluxo de caixa é essencial para a saúde financeira do negócio. Para isso, é importante ter previsibilidade, principalmente nas épocas de baixa demanda. Com pagamento recorrente, por exemplo, é possível ter essa facilidade e a perspectiva a curto e longo prazo.

 

Fluxo de caixa: supere a baixa demanda com organização

Todo negócio pode enfrentar períodos desafiadores como os de baixa demanda, mas, tendo estratégias e planejamento consolidado, é possível enfrentar estes momentos com muito mais facilidade e sem problemas no fluxo de caixa. E por falar nisso, utilizar ferramentas como o pagamento recorrente Mercado Pago, o “Assinaturas”, pode ser uma facilidade extra para ter mais previsibilidade e menor inadimplência, já que o recebimento é garantido.

Além disso, com o pagamento recorrente Mercado Pago, seu negócio ainda tem a vantagem do recebimento do dinheiro na hora, o que ajuda e muito no fluxo de caixa e na saúde financeira. 

Garantindo soluções como estas é possível evitar a crise financeira causada pela sazonalidade, além de poder contar com maior prospecção a longo prazo. Use a sua criatividade e planeje-se com eficiência para aumentar a saúde financeira do seu negócio, e garantir o seu sucesso! 

 

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