Você e seu negócio já estão prontos para começar 2023 com o pé direito? Criar um planejamento de vendas é o primeiro passo para dar início a um novo ano de sucesso.
O planejamento de vendas é construído através dos objetivos e metas que você almeja para seu negócio no próximo ano, envolvendo a construção de estratégias, ideias e parcerias antes de colocar tudo em ação.
Diferentemente do que muitos pensam, o planejamento de vendas está diretamente ligado ao plano de negócios. Portanto, ele não se limita somente a grandes empreendimentos, mas sim para todos os negócios que pretendem evoluir, crescer e vender mais.
Um planejamento de vendas é necessário, uma vez que constantemente as estimativas de vendas aumentam. Segundo um estudo realizado pela Salesforce, as vendas globais aumentaram 95% para o B2B (Business to Business, no português “Negócios para Negócios) e 44% para o B2C (Business to Consumer, no português “Negócios para Consumidor). As vendas digitais também cresceram, sendo que 30% da receita comercial veio através de canais digitais em 2020. Uma estimativa prevê que para 2024, esse número seja de 54%.
Primeiro, é interessante que você estabeleça um foco, seja ele de aumentar suas vendas, aumentar o valor da sua marca, um novo modelo de negócio, vender mais pelo e-commerce ou pelas redes sociais.
Após isso, você partirá para o planejamento estratégico e poderá definir estratégias, metas e ações para conseguir atingir seu objetivo. Além disso, é importante que este objetivo seja sempre atingível, ou seja, nada de planos extraordinários que não são possíveis de cumprir. O planejamento de vendas levará em consideração seu cenário atual e criar planos inalcançáveis não é o melhor caminho.
O planejamento de vendas é um compilado de estratégias e ações para se alcançar o objetivo desejado. Para criar um bom plano para seu negócio, é importante que você tenha em mente alguns passos importantes:
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Essa é a hora de implementar seu negócio e finalizar o ano da melhor forma possível. Utilize estes últimos meses para adiantar passos, antecipar contas, renegociar dívidas, estabelecer parcerias com fornecedores e tudo favoreça o começo do ano. Veja só alguns exemplos práticos:
É o momento também de estar atento às datas festivas do próximo ano e pensar em fornecedores que possam oferecer antecipadamente melhores valores de produtos, como itens para o carnaval, festas juninas e fim de ano. Tudo isso impacta positivamente seus investimentos para o próximo ano.
Essa é a hora de você parar e planejar seu próximo ano. Comece a criar seu planejamento de vendas para 2023, mesmo que ele seja seu primeiro planejamento, é importante que você tenha em mente sua importância para vender e lucrar mais.
Com um planejamento feito e ações estratégicas antecipadas, você conseguirá dar novo rumo ao seu negócio e assim, crescer e aumentar suas vendas.