Quando falamos em empreender, muitos imaginam apenas criar um produto ou serviço e começar a vender, não é mesmo?! Mas a verdade é que o sucesso de um negócio necessita, e muito, de uma boa gestão financeira. No entanto, é comum que alguns erros financeiros sejam cometidos com mais frequência do que se imagina nesse processo, e isso acaba travando o crescimento de ideias promissoras.
Mas, então, como driblar esses desafios e tirar de letra a gestão financeira do seu negócio? Nós podemos te ajudar a descomplicar alguns pontos essenciais!
A gestão financeira é o coração das finanças de um negócio. Ela permite entender como está o fluxo de caixa, controlar as despesas, planejar investimentos e, principalmente, garantir que o negócio seja lucrativo. Sem esse controle, erros se acumulam e podem gerar problemas graves como endividamento, dificuldade para pagar impostos e até o fechamento das portas.
Pequenos empreendedores, muitas vezes, misturam finanças pessoais com empresariais, o que dificulta ainda mais a tomada de decisões e compromete a saúde financeira do negócio. E tem mais uma coisa muito importante: abandone aquela ideia que só por que seu negócio está no comecinho, ele não precisa de uma Conta PJ ou mesmo de organização financeira, tá?!
Quanto antes você começar a organizar as finanças do seu negócio, mais fácil será para criar o hábito de manter as contas em dia. E, olha, com um pouco de ajuda nem fica tão complicado!
Ainda que alguns erros pareçam bem simples, acredite: muitos deles podem estar sendo cometidos e você nem está percebendo. Principalmente quando se está começando, é comum que a correria te impeça de conseguir dar atenção a alguns pontos, mas fique tranquilo, pois há como contornar tudo isso.
Veja alguns dos erros mais comuns e que você precisa evitar:
Misturar as contas pode gerar confusão, dificultar a gestão do fluxo de caixa e levar a déficits inesperados. Sabe aquela conta pessoal ou programa em família que você acaba pagando com o dinheiro do caixa?! Isso pode te causar um problema imenso. Então separe tudo desde o início.
Sem um plano, é fácil perder o controle. O planejamento financeiro ajuda a definir metas, organizar receitas e despesas e preparar o negócio para imprevistos.
A vida é cheia de surpresas; os negócios também. Ter uma reserva financeira permite que você lide com quedas nas vendas, manutenções inesperadas ou qualquer outra eventualidade.
Não conseguir acompanhar entradas e saídas pode fazer com que seu negócio fique sem recursos no momento em que mais precisa. O fluxo de caixa deve ser monitorado com frequência.
Cobrar menos do que deveria ou mais do que o mercado aceita pode ser um "tiro no pé". Uma boa estratégia de precificação é essencial para garantir a rentabilidade. Você pode fazer simulações para facilitar sua estratégia.
Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns que podem impactar a gestão financeira do seu negócio, vem a pergunta que não quer calar: "como solucionar esses problemas?".
Bom, aqui estão algumas formas de dar os primeiros passos para resolver, ou então para nem permitir que esses erros façam parte da rotina financeira do seu negócio, porque - sim - é possível evitar que esses problemas cheguem até você:
Lá, você emite boletos, notas fiscais e ainda consegue ter uma leitura de todas as suas vendas. Em um só lugar você vê as vendas de todos os seus canais de venda com soluções Mercado Pago. Viu como tem como facilitar a gestão?!
Com ele, você cria reservas de acordo com a sua necessidade e elas podem render até 112% do CDI. Já pensou em guardar um dinheiro para expandir sua loja e, ao final de um período, ainda conseguir trocar equipamentos, porque esse dinheiro rendeu o bastante para isso?!
Com ele, você pode organizar melhor suas finanças, investir no crescimento e cobrir despesas imprevistas. E sabe o que é melhor? Você escolhe uma modalidade de empréstimo que se adapta à sua realidade financeira.
Evitar erros financeiros exige atenção, conhecimento e dedicação. Ao manter uma boa gestão financeira, você garante a sobrevivência do seu negócio, e também sua evolução. Para isso, contar com um parceiro como o banco digital Mercado Pago pode fazer toda a diferença.
Além de todas as soluções para a gestão financeira do seu dia a dia, você pode explorar opções flexíveis de crédito para investir em crescimento ou dar aquele empurrão para sair do vermelho. Com o Mercado Pago, seu negócio tem tudo para ganhar ainda mais destaque e conquistar o sucesso que você sonha.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
💡Leia também:
Como o Mercado Pago facilita crédito para pequenos negócios
Alocação de recursos: estratégias para investir crédito no negócio
Empréstimo para autônomo: como comprovar renda?
Crédito para MEI: como obter uma boa linha de crédito
Adquira empréstimo para empreendedores no Mercado Pago