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Datas comemorativas de setembro: mais chances de aumentar vendas

Entenda como fazer um planejamento antecipado eficiente e conquiste novos resultados
Calendário em cima de uma mesa pronto para ser usado em um planejamento de vendas das datas comemorativas de setembro.

As datas importantes para e-commerce são mais uma oportunidade para as vendas online que não podem ser perdidas para aumentar a atração, conversão e fidelização de clientes. Por isso, o planejamento antecipado e acompanhamento das tendências facilitam a criação de estratégias.  

 

Por exemplo, em setembro de 2020, as categorias que mais cresceram foram: pets, comidas e bebidas, casa e móveis, moda e acessórios, farmácia e saúde. Os dados são do Relatório Setores do E-commerce no Brasil da Conversion. Além disso, o mês se tornou relevante para o varejo digital desde a criação da Semana Brasil em 2019. 

Na última edição, em 10 dias de evento, houve um faturamento de R$ 2,3 bilhões nas vendas pela internet a um ticket médio de R$ 467, segundo levantamento da Ebit/Nielsen. Dessa forma, setembro deixou de ser conhecido apenas pelo início da primavera ou Dia do Cliente. 

O mês tem muitas chances para vender! Conheça agora as datas comemorativas de setembro.  

 

Datas comemorativas de setembro 

As datas sazonais são os melhores momentos para alavancar as vendas e conquistar mais engajamento nas redes sociais através de campanhas criativas. Para isso, basta entender as oportunidades e as estratégias mais indicadas. 

Descubra agora tudo o que você precisa saber para vender mais em setembro.  

 

1. Semana do Brasil (2 a 12 de setembro)

 

Também conhecida como a Black Friday Brasileira, a Semana do Brasil foi criada pelo Governo Federal como uma forma de aproveitar o feriado da Independência. Em 2020, mais de 14 mil lojas ofereceram descontos e atraíram novos clientes. 

Para aquecer suas vendas, selecione produtos de alta demanda do seu catálogo e procure fazer ofertas mais atrativas que seus concorrentes. Também vale pensar em outros diferenciais, como frete grátis, mesmo que seja para um valor mínimo, descontos progressivos e cashback. 

 

2. Dia do Irmão (5 de setembro)

 

É o momento de influenciar a compra de presentes para os irmãos ou, até mesmo, amigos que são considerados da família. Nessa data, você pode oferecer produtos personalizados ou dar sugestões dos itens mais populares da sua loja. 

Alguns exemplos de boas práticas são promoção de produtos para uso em conjunto, combos de leve dois e pague um, incentivos de indicação e opções de vale presente. 

 

3. Dia do Sexo (6 de setembro)

 

Além dos sex shops, segmentos de moda íntima e saúde sexual, outros e-commerces podem comercializar itens românticos com abordagens similares às realizadas no Dia dos Namorados. Por exemplo, algumas categorias de destaque são roupas, flores, chocolates e perfumes. 

Procure chamar atenção do público com vantagens exclusivas, descontos nas próximas compras e brindes.  

 

4. Dia do Cliente (15 de setembro)

 

O Dia do Cliente é uma das datas comemorativas de setembro mais populares para vendedores e compradores. Por isso, não deixe passar em branco no seu calendário. Para aumentar suas taxas de conversão, explore as vantagens dos seus produtos e apresente diferenciais. 

Além de cupons de desconto, fretes grátis e outros incentivos, uma dica é dar uma atenção especial aos recorrentes, oferecendo condições exclusivas e promovendo programas de indicação. 

 

5. Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro)

 

Data que começou a ser celebrada na França, em 1997, o Dia Mundial Sem Carro pode promover os produtos sustentáveis do seu portfólio. Caso não tenha nada relacionado, estimule uma compra sem uso do carro e, ainda, com a vantagem de estar em casa sem precisar enfrentar trânsito.  

Nesse caso, lembre as facilidades das compras online, exaltando os diferenciais que você pode oferecer, como frete grátis e cupons de desconto. 

 

6. Início da Primavera (23 de setembro)

 

A chegada da nova estação pode ser um chamariz para uma campanha que esbanja energia e empatia. Se possível, procure programar algum lançamento, além das promoções. 

Dessa forma, qualquer loja virtual pode aproveitar o momento, principalmente do segmento de moda, decoração, acessórios e artigos diversos. Você pode montar kits de produtos, oferecer amostras grátis e condições especiais de pagamento.

 

Como se destacar nas datas importantes do e-commerce?

Agora que você já conhece as tendências e as estratégias das datas comemorativas de setembro, o próximo passo é uma programação antecipada para conseguir atender à demanda e deixar tudo preparado, desde as abordagens das campanhas nos canais de venda até possíveis serviços adicionais, como embrulhos, cartas de agradecimento e embalagens temáticas.  

Lembre-se que o objetivo é promover uma experiência única através de um atendimento personalizado e humanizado. Por isso, deixe tudo em dia: infraestrutura de pagamento, campanhas de descontos e marketing digital, estoque, atendimento pós-venda e outros itens estratégicos. 

💡 Veja também: calendário do e-commerce 2021

 

Planeje-se agora e venda muito mais nas datas comemorativas de setembro

Como você percebeu, o segredo para vender mais em setembro é o planejamento prévio. Com ele, você conquista mais clientes, aumenta suas taxas de conversão e ganha experiência para adaptar as estratégias para outras datas importantes para o e-commerce.

Aproveite nossas dicas e venda o ano inteiro. 

 

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