Conexão Mercado Pago

Controle de estoque: saiba como manter a organização em seu negócio

Escrito por Equipe Mercado Pago | Apr 24, 2023 2:38:09 PM

Administrar um negócio é uma das tarefas mais importantes, além de ser um dos principais pilares para fazer com que ele evolua com sucesso e não sofra com falta de organização. Acompanhar a administração é muito importante e junto dela, vem o controle de estoque, essencial para que seja bem feita e efetiva.

Investir em um bom controle de estoque com inovação, tecnologia e fluidez faz com que a administração seja bem sucedida e você possa organizar melhor todos os processos internos, garantindo um melhor controle sobre seu empreendimento.

 

Qual a importância do controle de estoque?

O controle de estoque é ter a consciência de todos os produtos que você possui em estoque, suas quantidades, saídas e saber quando você precisa fazer novas reposições ou campanhas para dar saída a produtos que estão parados. O controle de estoque está diretamente ligado ao fluxo de caixa, por isso, é um dos pilares mais importantes para a administração correta do negócio.

Controlar as mercadorias é essencial para que você não tenha excesso, comprometendo o orçamento, e nem falta, que pode resultar em vendas perdidas e prejuízos financeiros. Para ter um bom controle de estoque, é essencial estar sempre atento ao controle de entrada e de saídas de produtos, controle de entrega e armazenamento adequado.

 

Como fazer um controle de estoque efetivo

Apesar da palavra “controle” fazer o processo parecer complexo, na verdade não é, você poderá fazer seu controle de estoque de maneira simples, fácil e efetiva. Os primeiros passos são uma organização prévia e estabelecimento de metas. 

Para isso, leve em consideração os seguintes pontos:

 

  • Faça inventários e relatórios: os inventários funcionam para entender se produtos e quantidades registradas são os mesmos do estoque. Dessa forma, você pode fazer relatórios e ter mais ciência sobre a movimentação dos produtos de seu negócio, assim como ajustes e redução de perdas.

  • Cadastre todos os produtos: é essencial que todos os produtos sejam cadastrados para não haver divergências ou problemas posteriores. Se possível, faça também o registro por código de Unidade de Controle de Estoque (SKU), código de barras, fornecedor, país de origem e número de lote.

  • Use a tecnologia ao seu favor: existem softwares que fazem o gerenciamento de estoque, facilitando tarefas e fazendo com que você tenha mais dinamismo no controle. Muitas delas têm facilidade de manuseio e são simples, possibilitando o acesso de toda equipe.

  • Organize o espaço: ter um espaço bem organizado é a chave para um melhor controle, tanto para fácil visualização dos produtos, quanto para contagem, acesso, reposição e também higienização do ambiente.

  • Tenha uma boa relação com seus fornecedores: tanto para fazer pedidos mais rápidos, quanto para conseguir descontos, a boa relação com os fornecedores te possibilita boas vantagens na hora de controlar seu estoque.

 

6 estratégias para manter o controle de estoque

O controle de estoque é fundamental para qualquer negócio, principalmente se você deseja ter mais organização, otimização dos processos de vendas e entregas e entendimento melhor sobre os produtos que vende. Outro ponto importante é ter ciência do capital de giro do seu negócio, caso haja necessidade de ampliação do estoque. 

Além disso tudo, há outras estratégias para manter o controle de estoque:

 

1. Mapeie processos 

Para fazer o mapeamento dos processos, é interessante saber qual é a função de cada funcionário, fazer uma análise geral do setor de estoque para obter diagnósticos, marcar reuniões, fazer relatórios e acompanhar de perto para entender todos os processos.

 

2. Registre as entradas e saídas do estoque 

Elas são fundamentais para sempre manter o controle de estoque correto. Por isso, a cada saída ou entrada, seja por qualquer motivo, é fundamental realizar o registro no sistema.

 

3. Planeje os períodos de compra 

Os períodos de compras não devem ser aleatórios e devem ser planejados antecipadamente. Para isso, o controle de estoque te proporciona entender quando e quantos produtos devem ser comprados e como aproveitá-los da melhor forma.

 

4. Utilize tags com código QR 

O código QR é uma excelente ferramenta para organizar melhor o estoque, uma vez que é possível incluir diversas informações sobre os produtos, preços e ter melhor controle. Também é possível utilizá-los como ferramentas de cobranças dos seus produtos.

Bancos digitais parceiros dos empreendedores, como o Mercado Pago, oferecem essa solução financeira como forma de pagamento ágil e segura, aumentando suas vendas e auxiliando na conquista de mais clientes.  

 

5. Tenha uma comunicação alinhada com outros setores 

É fundamental que todos os setores de seu negócio se comuniquem para evitar falhas no processo e possíveis erros no controle de estoque, que podem colocar todo o trabalho de inventário em risco.

 

6. Tenha um ótimo relatório de vendas 

Através de um ótimo relatório de vendas, você consegue entender quais produtos têm maior volume e menor volume de saída. Dessa forma, é possível controlar melhor a reposição do seu estoque.

 

👉 Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática

 

Otimize seu controle de estoque e tenha mais sucesso em suas vendas!

Manter os processos do seu negócio otimizados, sejam eles administrativos ou financeiros, é a melhor saída para um empreendimento organizado, seguro e inovador. 

Esse alinhamento faz com que seu negócio possa crescer mais rápido e conquistar mais clientes, oferecendo sempre a melhor experiência de compra a eles.

 

 

💡 Leia também:

Pix Mercado Pago: como funciona o pagamento Pix Copia e Cola
Pix e código QR Mercado Pago: o jeito fácil de receber pagamentos
Crédito ou Pix? Pagamentos por Código QR do Mercado Pago
Mercado Pago zera taxa Pix para pequenos negócios
Pix Mercado Pago: bom para você e para seu negócio