O Pinterest começou como um lugar para encontrar inspirações, receitas e várias ideias de "faça você mesmo", mas também tem se tornado uma ferramenta de busca importante para compras.
Segundo a Neal Schaffer, 47% das pessoas estão usando a plataforma apenas para pesquisar e comprar novos produtos.
No Brasil, o Pinterest cresceu 31% em novos usuários em 2020 e tem mais de 400 milhões de acessos em todo o mundo, de acordo com o estudo da Comscore. Os números comprovam porque a sua estratégia para vender online não deve ficar limitada ao Facebook, Instagram e WhatsApp.
Ou seja, a rede social é indispensável para gerar novas fontes de tráfego e conversão. Se você ainda não faz ideia de como vender no Pinterest, preparamos dicas infalíveis para o seu negócio.
As vendas no Pinterest podem representar um diferencial para a sua loja virtual, atraindo compradores, fidelizando clientes e aumentando a autoridade da sua marca na internet.
Descubra como impulsionar suas vendas:
O primeiro passo é criar uma conta gratuita no site do Pinterest e transformá-la em um perfil comercial.
O preenchimento das informações é simples e rápido, sendo necessário apenas dados básicos, como nome de exibição e descrição da marca.
Além disso, há a opção de selecionar os principais tópicos para o seu negócio, facilitando que pessoas do mesmo interesse encontrem suas postagens e recebam referências úteis para inspiração.
Durante o preenchimento das informações, é importante não se esquecer de vincular sua loja ao Pinterest. Para fazer isso, é só colocar o endereço do site que usa para vendas nas configurações.
Dessa forma, se o cliente se interessar por algo, ele encontrará mais informações no seu perfil sem precisar pesquisar pelo nome da empresa no Google.
Faça a mesma coisa em todos os outros canais de venda: adicione o link do Pinterest no espaço destinado às informações sobre a loja, assim os interessados saberão onde te encontrar.
Como as pessoas no Pinterest estão atrás de conteúdos inspiradores, o ideal é usar uma abordagem criativa e atrativa para divulgar os produtos de uma forma que acrescente algo além da exposição.
Você faz isso criando painéis temáticos, dicas e sugestões. Por exemplo, se você tem uma loja de móveis, pense em pastas que transmitam uma ideia, como camas para quarto de criança e decoração para escritório em casa. Também é possível destacar itens para datas comemorativas, como presente para Dia das Mães e Natal.
Os pins de produto são uma ferramenta disponível nas contas comerciais para coletar informações diretamente do site da loja, atualizando automaticamente no Pinterest. Com eles, é possível exibir a imagem do produto, seu preço, disponibilidade e link para a página de venda.
As lojas do segmento de modas e decoração têm o Shop The Look, funcionalidade que permite marcar diversos produtos em um mesmo pin, mostrando suas principais informações e o link para a página de compra.
A estratégia de usar pins também pode ser aproveitada nas páginas do e-commerce para aumentar sua visibilidade. No caso, o botão “pin it” entra nas fotos da loja online. Para isso, é só usar a ferramenta “construtor de widget” do Pinterest e inserir o código HTML gerado no seu site.
Quando o usuário clica nesse botão, ele salva e compartilha a imagem do produto em seu perfil pessoal na rede social. Ou seja, uma prova de engajamento e mais uma oportunidade para alcançar outros compradores.
O conteúdo compartilhado no Pinterest chama atenção pela qualidade das fotos e se diferencia pela relevância das informações. Sabendo disso, invista em imagens de alta resolução que sejam criativas e transmitam os valores da sua marca.
É importante não se esquecer do formato ideal exigido na plataforma.
Como o aliado das imagens são as informações, as descrições também são um ponto de atenção. Para fazer textos persuasivos e otimizados com técnicas de SEO (conjunto de estratégias melhora o posicionamento no Google), é preciso usar palavras-chaves relacionadas à empresa. Elas podem ser encontradas em algumas ferramentas, como Google Keyword Planner.
O tamanho dos textos também deve ser ajustado para complementar as boas práticas. Sendo assim, respeite o limite da quantidade de caracteres e deixe o que é mais relevante no início das frases para chamar mais atenção, considerando que aparecem na linha do tempo apenas as primeiras 50 e 60 letras.
Agora que você já sabe como vender no Pinterest, é importante não deixar de acompanhar o desempenho de seus pins e da sua conta. O monitoramento constante de seus dados é essencial para tomar boas decisões e melhorar a taxa de conversão.
Crie hoje mesmo suas estratégias no Pinterest, construa conteúdo de qualidade e faça seus serviços e produtos bombarem!