Antes de darmos os primeiros passos no universo do dropshipping, é importante que tenhamos em mente o que, exatamente, esse modelo de negócio significa e como ela pode se encaixar em sua estratégia de renda extra para vender online.
É correto afirmar que no coração desse modelo de negócio, está um conceito de simplicidade. Basicamente, ele funciona da seguinte maneira: você, como lojista, fecha parceria com fornecedores que concordam em enviar os produtos diretamente aos seus clientes.
Ao invés de manter um estoque volumoso e preocupar-se com armazenamento e envio, você concentra seus esforços em criar uma loja digital cativante e eficaz. Dentro desse universo, podemos destacar duas versões muito exploradas atualmente no mercado brasileiro:
Neste ecossistema, a dinâmica das relações é fundamental. Por isso, é importante compreender bem quais os papéis de cada um em todo o processo. Enquanto lojista - ou dropshipper - você atua como intermediário entre seus clientes e os fornecedores, oferecendo uma variedade de produtos em sua loja de dropshipping.
Quando um cliente faz uma compra, o pedido é transmitido ao fornecedor, que cuida do empacotamento e envio diretamente para o cliente. Isso significa que você não precisa ver ou mesmo ter contato fisicamente com os produtos.
Todo e qualquer modelo de negócio pode oferecer grandes desafios e muitas vantagens a depender da sua estratégia, objetivos, recursos e disposição para investimentos. Com uma loja de dropshipping não é diferente. Como já comentamos, algumas das maiores vantagens são o baixo risco em algumas tratativas e baixo investimento inicial.
Entenda melhor as vantagens e descubra se esse é o modelo que você está buscando como fonte de renda:
Da mesma forma que o dropshipping se mostra como um modelo de negócio mais seguro e com menor risco - principalmente para novos empreendedores - é importante lembrar que sempre haverá algum desafio a ser superado. Mas desde que você esteja preparado e bem informado, essa missão se tornará mais fácil de ser realizada.
Após compreender os principais aspectos que envolvem o dropshipping, independente de você considerar essa como uma possibilidade de renda extra ou mesmo como uma forma de conquistar a independência financeira, é importante dar início ao seu planejamento.
Dessa forma, será possível colocar em prática seu projeto com mais garantias de sucesso e menos possibilidades de erros. Como ponto de partida, você pode considerar:
Por meio dela, você conseguirá identificar seu público-alvo, nicho de mercado e entender o comportamento do consumidor e também de seus concorrentes
A seleção dos produtos é um passo imprescindível para esse modelo de negócio, uma vez que você não está em contato direto com o estoque. Considere adquirir algum produto quando possível para verificar a qualidade do que você pretende oferecer em sua loja de dropshipping.
Consulte um profissional especializado e mantenha-se informado sobre alterações na legislação em relação ao seu registro e leis que regulamentam sua loja. Mantenha todas as taxas e impostos em dia para evitar multas e qualquer outro problema com a justiça.
Realize pesquisas profundas para encontrar fornecedores confiáveis e flexíveis. Isso pode te ajudar a conseguir melhores negociações e fidelizações importantes para a sua loja online.
👉Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática
Com todas essas informações em mãos, é essencial compreender a dinâmica do modelo dropshipping e como ele se alinha com seus objetivos de negócio. Tanto o dropshipping tradicional quanto o nacional oferecem oportunidades e desafios únicos.
Começar sua loja de dropshipping certamente pode ser uma oportunidade empolgante de crescimento e empreendedorismo, por isso é necessário aproveitá-la com a segurança de ter as informações adequadas e os direcionamentos mais claros. Então, bom início e boas vendas!
💡Leia também:
Como começar uma loja dropshipping do zero
Entenda como funciona o Dropshipping nacional
Dropshipping devolução: conte com política de cancelamento de compra
Dropshipping: a importância dos códigos de rastreio
Dropshipping: como descrever bem seu produto