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Como trabalhar com loja de dropshipping de forma inteligente

7 min de leitura Atualizado em 05/12/2023
Como trabalhar com loja de dropshipping de forma inteligente - Mercado Pago

Antes de darmos os primeiros passos no universo do dropshipping, é importante que tenhamos em mente o que, exatamente, esse modelo de negócio significa e como ela pode se encaixar em sua estratégia de renda extra para vender online.

 

O que é Dropshipping?

É correto afirmar que no coração desse modelo de negócio, está um conceito de simplicidade. Basicamente, ele funciona da seguinte maneira: você, como lojista, fecha parceria com fornecedores que concordam em enviar os produtos diretamente aos seus clientes.

Ao invés de manter um estoque volumoso e preocupar-se com armazenamento e envio, você concentra seus esforços em criar uma loja digital cativante e eficaz. Dentro desse universo, podemos destacar duas versões muito exploradas atualmente no mercado brasileiro:

 

  • Dropshipping tradicional: nesta versão de dropshipping, as parcerias firmadas pelos lojistas geralmente são com fornecedores internacionais, que concordam em enviar os produtos diretamente aos clientes. Aqui, os produtos podem ser provenientes de qualquer lugar do mundo, e a entrega é feita diretamente no endereço do cliente. 

    Isso significa que, como lojista, você pode vender uma ampla variedade de produtos de diferentes fornecedores em todo o mundo, aumentando suas opções e possibilidades.

 

  • Dropshipping nacional: já no caso do dropshipping nacional, as parcerias se concentram em relações com fornecedores locais ou nacionais, dentro do mesmo país em que você está operando sua loja virtual. Neste caso, os produtos vendidos em sua loja são fabricados ou armazenados localmente, e a entrega é realizada dentro das fronteiras do seu próprio país. 

    O dropshipping nacional é uma opção atraente para aqueles que desejam acelerar o tempo de entrega, economizar nos custos de frete internacional e oferecer produtos que são mais familiares ao mercado local.

 

Entenda a dinâmica das relações para vender online

Neste ecossistema, a dinâmica das relações é fundamental. Por isso, é importante compreender bem quais os papéis de cada um em todo o  processo. Enquanto lojista - ou dropshipper -  você atua como intermediário entre seus clientes e os fornecedores, oferecendo uma variedade de produtos em sua loja de dropshipping. 

Quando um cliente faz uma compra, o pedido é transmitido ao fornecedor, que cuida do empacotamento e envio diretamente para o cliente. Isso significa que você não precisa ver ou mesmo ter contato fisicamente com os produtos.

 

Quais as principais vantagens de uma loja de dropshipping

Todo e qualquer modelo de negócio pode oferecer grandes desafios e muitas vantagens a depender da sua estratégia, objetivos, recursos e disposição para investimentos. Com uma loja de dropshipping não é diferente. Como já comentamos, algumas das maiores vantagens são o baixo risco em algumas tratativas e baixo investimento inicial.

Entenda melhor as vantagens e descubra se esse é o modelo que você está buscando como fonte de renda:

 

  • Baixo investimento inicial: como mencionado, o dropshipping exige muito menos capital inicial em comparação com modelos tradicionais de varejo. Isso torna o empreendedorismo mais acessível a um público mais amplo.

  • Variedade de produtos: é possível oferecer uma ampla gama de produtos em sua loja de dropshipping, pois não há necessidade de mantê-los em estoque. Isso aumenta suas chances de atrair diferentes tipos de clientes.

  • Mais flexibilidade geográfica: como você não precisa lidar com o estoque físico, pode administrar seu negócio de qualquer lugar com acesso à internet.

 

Quais os principais desafios de vender na internet com dropshipping 

Da mesma forma que o dropshipping se mostra como um modelo de negócio mais seguro e com menor risco - principalmente para novos empreendedores - é importante lembrar que sempre haverá algum desafio a ser superado. Mas desde que você esteja preparado e bem informado, essa missão se tornará mais fácil de ser realizada.

 

  • Concorrência intensa: a facilidade de entrada no mercado de dropshipping é um dos fatores que pode contribuir para a existência de concorrência acirrada. Por essa razão, é muito importante saber escolher bem seu nicho e adotar uma abordagem criativa para se destacar.

  • Dependência de terceiros: ao mesmo tempo que não ter contato com o estoque pode te trazer vantagens, esse distanciamento também pode levar a uma dificuldade em conseguir assegurar a qualidade dos produtos e o cumprimento dos prazos de entrega. Por isso, é fundamental escolher bem seus fornecedores.

  • Margens de lucro: sendo um intermediário, é possível que suas margens de lucro sejam um pouco menores quando comparadas a varejistas que compram produtos em grande quantidade. Nesse caso, é necessário encontrar o equilíbrio certo entre preços competitivos e lucratividade.

Como começar uma loja virtual de dropshipping?

Após compreender os principais aspectos que envolvem o dropshipping, independente de você considerar essa como uma possibilidade de renda extra ou mesmo como uma forma de conquistar a independência financeira, é importante dar início ao seu planejamento.

Dessa forma, será possível colocar em prática seu projeto com mais garantias de sucesso e menos possibilidades de erros. Como ponto de partida, você pode considerar:

 

1. Pesquisa de mercado

Por meio dela, você conseguirá identificar seu público-alvo, nicho de mercado e entender o comportamento do consumidor e também de seus concorrentes


2. Escolha de produtos

A seleção dos produtos é um passo imprescindível para esse modelo de negócio, uma vez que você não está em contato direto com o estoque. Considere adquirir algum produto quando possível para verificar a qualidade do que você pretende oferecer em sua loja de dropshipping.



3. Registro e legislação

Consulte um profissional especializado e mantenha-se informado sobre alterações na legislação em relação ao seu registro e leis que regulamentam sua loja. Mantenha todas as taxas e impostos em dia para evitar multas e qualquer outro problema com a justiça.


4. Fornecedores confiáveis

Realize pesquisas profundas para encontrar fornecedores confiáveis e flexíveis. Isso pode te ajudar a conseguir melhores negociações e fidelizações importantes para a sua loja online.

 

👉Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática

 

Pronto para começar sua loja dropshipping?

Com todas essas informações em mãos, é essencial compreender a dinâmica do modelo dropshipping e como ele se alinha com seus objetivos de negócio. Tanto o dropshipping tradicional quanto o nacional oferecem oportunidades e desafios únicos.

Começar sua loja de dropshipping certamente pode ser uma oportunidade empolgante de crescimento e empreendedorismo, por isso é necessário aproveitá-la com a segurança de ter as informações adequadas e os direcionamentos mais claros. Então, bom início e boas vendas!

 


 

💡Leia também:

Como começar uma loja dropshipping do zero

Entenda como funciona o Dropshipping nacional

Dropshipping devolução: conte com política de cancelamento de compra

Dropshipping: a importância dos códigos de rastreio

Dropshipping: como descrever bem seu produto

 

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