Atualmente, os fraudadores se destacam pela sua capacidade de se adaptar e inovar. Assim como o mercado se transforma e avança em direção a novas tecnologias, esses agentes maliciosos também evoluem, buscando incessantemente por brechas para explorar e aplicar golpes. A agilidade com a qual se aproveitam das vulnerabilidades dos sistemas é notável, sendo uma constante preocupação para todos os envolvidos no ecossistema digital.
Esses indivíduos não hesitam em explorar cada oportunidade que acreditam ser interessante, independente da modalidade, não é uma raridade encontrarmos pessoas que tenham sido abordadas online por meio de mensagens suspeitas, por exemplo, indicando algum possível golpe. O roubo de dados sensíveis, a obtenção fraudulenta de informações financeiras e a violação da privacidade dos usuários são apenas algumas das muitas faces da fraude online e é por isso que o antifraude está ganhando notoriedade atualmente.
A prevenção de fraudes é, basicamente, um conjunto de estratégias, tecnologias e práticas adotadas para identificar, mitigar e evitar atividades fraudulentas dentro de um ambiente, seja ele físico ou digital. É um processo proativo que antecipa e neutraliza ameaças e atividades maliciosas que visam enganar, manipular ou explorar sistemas, transações ou informações sensíveis.
Dentro do Mercado Pago, essa visão é bem focada, como explicou Robson Poleto, Supervisor de Prevenção de Fraudes no Mercado Pago, durante sua palestra na primeira edição do Drop Expert, um evento direcionado a empreendedores do mercado digital, realizado pelo Mercado Pago em parceria com outras empresas do segmento. Poleto definiu a prevenção como algo que te dá sustentação e suporte estratégico para que, independente de ser um vendedor, comprador, ou demais players, dentro do sistema financeiro haja sempre adequação a fim de garantir que o processo ocorra da melhor maneira possível.
Essa atenção de Robson e do Mercado Pago, ao trazerem à tona um esse tema no evento se faz necessária uma vez que no cenário atual, o Brasil enfrenta uma realidade que inspira cuidado com as transações, já que somente no primeiro trimestre deste ano, foram registradas mais de 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras por minuto em canais eletrônicos do País.
Os sistemas antifraude são como guardiões invisíveis no mundo das transações digitais. Eles são a linha de defesa contra as investidas dos fraudadores, utilizando uma série de técnicas e tecnologias para identificar e prevenir atividades fraudulentas antes mesmo que elas causem danos significativos.
Em sua participação no Drop Expert, Robson trouxe ainda uma perspectiva valiosa: muitas vezes, os sellers podem interpretar erroneamente a atuação do sistema antifraude, pensando que o sistema está bloqueando vendas legítimas, quando na realidade está protegendo-os de possíveis fraudes futuras. Essa distinção é fundamental para compreender o papel preventivo desses sistemas.
Algumas dessas etapas de operação são:
A escolha de bons parceiros é outro aspecto que pode garantir maior confiabilidade no compartilhamento de informações e tecnologias para fortalecer a proteção contra fraudes e, associada a ela, a constante busca por treinamentos e educação é o que pode manter usuários e stakeholders bem informados sobre boas práticas de segurança e prevenção de fraudes.
O tempo tornou-se um elemento essencial nas transações online. Esse imediatismo é uma realidade que os sellers precisam enfrentar constantemente. A operação de aprovação de transações precisa ocorrer em questão de segundos para atender a essa demanda, refletindo a dinâmica e a urgência do mercado atual.
É aqui que o poderoso sistema antifraude do Mercado Pago se destaca. Esse sistema é um escudo protetor para os lojistas, agindo em tempo real para analisar e aprovar as transações em frações de segundos, permitindo que as vendas ocorram sem atritos, mantendo a segurança e a confiança dos clientes, uma vez que é alimentado por uma moderna inteligência artificial. Também cabe ressaltar que esse sistema é compartilhado com o maior e-commerce da América Latina, o Mercado Livre.
Há ainda outras características que fazem do antifraude do Mercado Pago um sistema realmente forte:
👉 Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática
Evitar problemas nas lojas online requer uma abordagem proativa e constante. Muitos sellers desconhecem que algumas práticas aparentemente inofensivas podem comprometer a segurança de seus negócios. Por isso, é essencial destacar algumas dessas ações simples, mas determinantes, para preservar a integridade das transações:
Ao contar com a robustez do sistema antifraude do Mercado Pago, os vendedores têm mais segurança e tranquilidade para poderem focar 100% em seus negócios.
A prevenção de fraudes é uma jornada contínua e educativa, e investir tempo na compreensão desses mecanismos é essencial para proteger os negócios online e construir relacionamentos sólidos com seus clientes.
💡Leia também
Como impulsionar vendas de Dropshipping com o TikTok
Entenda porque cadastrar o nome do Dropshipping no Mercado Pago
Empreendedorismo digital: pegue carona no sucesso do Mercado Livre
Maximize seus lucros: Dropshipping de sucesso com o Mercado Pago
Dropshipping: como criar uma marca forte para uma loja digital