Todo negócio precisa de um plano de investimento que viabilize sua evolução no mercado de maneira sustentável. Mas antes de colocar esse plano em ação, é preciso desenvolver estratégias eficientes de análise de dados, pois é por meio deles que se sabe se determinado investimento é bom ou não para o empreendimento.
Existem diversos indicadores que podem ajudar nas tomadas de decisão, e o ROI é um dos mais importantes, pois permite entender melhor a relação entre o retorno e os investimentos.
O ROI vem da sigla em inglês return over investiment (retorno sobre investimento). Essa métrica serve para mensurar quanto dinheiro a empresa ganha ou perde em cada investimento realizado.
Geralmente usada para metrificar ações de marketing, o ROI pode ser usado como ferramenta de diversas finalidades:
O cálculo do ROI é bastante simples, sendo obtido por meio da seguinte fórmula:
Neste cálculo, deve-se considerar que:
A multiplicação do resultado por 100 é o que vai tornar este valor uma porcentagem.
Para simplificar a compreensão, veja dois exemplos de como o cálculo de ROI pode ser usado na prática:
1. Vamos supor que uma loja realizou uma campanha nas redes sociais para atrair novos clientes num determinado período de tempo. O ROI será usado para verificar se o custo desses anúncios (R$4.000,00 de investimento + R$1.000 de gastos operacionais) valeu a pena. Tendo vendido R$40.000,00, o cálculo seria:
ROI = (40.000 – 5.000) / 5.000
ROI = 35.000 / 5.000
ROI = 7x100
ROI = 700%
Assim, o retorno foi de 700%, ou seja, a cada R$1,00 investido, houve um retorno de R$7,00.
ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
ROI = 90.000 / 10.000
ROI = 9x100
ROI = 900%
Assim, o retorno foi de 900%, ou seja, a cada R$1,00 investido, houve um retorno de R$9,00.
Vale lembrar que esse cálculo se aplica para qualquer tipo de investimento – desde o aumento da estrutura de uma fábrica, compra de um imóvel para aluguel, ou uma nova ferramenta de marketing. Além disso, lembre-se de incluir na conta também os gastos iniciais, como custo de produção, mão de obra, e etc, para ter um resultado mais preciso.
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O empreendedor também deve estar atento às diferentes formas de aplicar e interpretar os resultados do cálculo de ROI. O ideal é documentar esses indicadores, cruzando os dados também com outros fatores, como inflação, sazonalidade, tamanho do investimento, entre outros. Há também os custos intangíveis, como por exemplo, ações que mesmo com ROI positivo, podem causar danos à reputação da marca, por exemplo.
Resumindo, assim como outros indicadores o ROI é essencial para o acompanhamento do negócio e deve ser usado de maneira estratégica na tomada de decisões, pois ajuda a compreender se o planejamento inicial está trazendo bons resultados.
Como visto, o ROI tem um impacto profundo na saúde financeira do negócio. Por isso, ele deve fazer parte de uma análise de dados completa que permite uma visão ampla dos seus negócios, sendo assim, o cálculo deve ser feito periodicamente para todos os investimentos, ajudando sempre a otimizar os resultados.