2021 está chegando e já é hora de preparar seu e-commerce para conquistar novos consumidores e começar a aumentar as vendas. Mas, para iniciar o ano com o pé direito, o segredo é planejar seus próximos passos e aproveitar as oportunidades de aumentar seu faturamento anual já começando pelo primeiro mês.
Primeiramente, é preciso pensar nas diversas formas que existem de explorar o início do ano para vender mais. A partir de então, fica mais fácil alinhar as estratégias de marketing com as datas comemorativas deste mês e ano. Assim, é possível organizar sua equipe, antecipar pedidos e controle do estoque, alinhar entregas com fornecedores, a logística de produtos e promoções especiais para oferecer sempre uma boa experiência de compra.
Janeiro é um período que apresenta grande versatilidade, proporcionando aos lojistas on-line diversas estratégias de promoção, conheça algumas:
O começo do ano é, geralmente, um período em que as empresas costumam renovar o seu estoque para o ano que está por vir e também liquidar itens que não foram vendidos no fim de ano. Isso faz com que muitas lojas utilizem a famosa frase “queima de estoque” como atrativo para os seus compradores. Aproveite que janeiro é conhecido como o mês das liquidações para potencializar as vendas no seu e-commerce.
Normalmente, no começo do ano muita gente ainda está de férias. Por isso, é bastante oportuno para os e-commerces fazer promoções de itens relacionados como acessórios de viagens, descontos em restaurantes, roupas, produtos de autocuidado e entretenimento, por exemplo. Mas lembre-se de segmentar e não forçar no marketing, afinal, ninguém quer ser interrompido no seu momento de descanso, certo?
A maioria das pessoas gosta de traçar metas e mudanças para o novo ano que está começando. E isso pode ser uma boa oportunidade de vendas para o negócio. Por isso, estimule a compra de produtos que remetem ao novo ciclo. Pode ser um novo estilo de vida ou novos hábitos, como, por exemplo, o segmento de fitness e beleza, alimentação saudável, estudos e finanças, itens de organização da casa e etc.
Outra grande oportunidade para se aproveitar é o momento de preparar a volta às aulas dos estudantes. Assim, você pode fazer com que os estudantes comprem seus materiais escolares antecipadamente, fazendo uma boa campanha. Não apenas materiais de papelaria, entram aí mochilas, livros, e itens secundários (como nesse momento de estudo remoto, os dispositivos eletrônicos e cadeiras de escritório) que fazem parte também da rotina de estudos.
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Aproveite esse clima de confraternização para felicitar seus clientes e assim estreitar seu relacionamento. Que tal aproveitar esse clima de boas novas para oferecer um cupom promocional temático ou enviar um mimo ligado à data?
Esse é um público que cada vez mais está se familiarizando com as compras online. Por isso, vale a pena investir em ações de marketing para promover produtos do seu negócio que estejam relacionados a esse público. Afinal, principalmente em tempos de pandemia, esse grupo pode preferir a segurança e comodidade de fazer suas compras de maneira remota.
Mesmo que seu e-commerce tenha alcance nacional, lembre-se de que os consumidores adoram uma promoção personalizada. Por isso, uma boa ideia é criar uma campanha segmentada oferecendo benefícios — como frete grátis, por exemplo — para os compradores dessa cidade como forma de comemorar a data. O mesmo pode ser feito nacionalmente com o tema do dia do carteiro.
Sabe aquele comprador que faz tempo que não retorna ao seu site? Essa pode ser uma excelente oportunidade para se relacionar com seus clientes inativos, relançar produtos queridos pelo público, oferecer descontos e lembrar dos carrinhos abandonados. Ações como remarketing e e-mails personalizados são excelentes pedidas nesses casos.
Como você viu, o mês de janeiro é o ponto de largada para começar bem o seu planejamento com o calendário anual no e-commerce. Invista um tempinho para estudar as datas comemorativas mais relevantes para o seu negócio, crie estratégias para atrair e fidelizar seus compradores. Ou seja, transforme essas oportunidades em vendas online.
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