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Assistência técnica: 6 dicas para inovar com pagamento por aproximação

Escrito por Equipe Mercado Pago | Nov 11, 2024 11:30:00 AM

O setor de assistência técnica de eletrodomésticos vem crescendo muito nos últimos anos, especialmente à medida que as expectativas dos consumidores mudam, buscando cada vez mais conveniência e agilidade nos serviços prestados. 

Para muitos consumidores, consertar um eletrodoméstico pode representar um custo significativamente menor que comprar um novo, mas, por falta de informação ou pela praticidade de adquirir novos produtos, acabam desconsiderando esse tipo de serviço. 

No entanto, com o aumento da conscientização sobre consumo sustentável e economia, a reparação de equipamentos danificados está ganhando força novamente. Mas como fazer sua assistência técnica se destacar nesse cenário? Diante desse cenário, é importante adotar novas tecnologias que tornam o trabalho mais eficiente e proporcionam mais comodidade ao cliente. 

Uma das opções que podem impulsionar os negócios é justamente a adoção de soluções como a tecnologia NFC no celular, que possibilita o pagamento por aproximação e, com segurança, acelera as transações e facilita as negociações com clientes, proporcionando uma experiência de pagamento moderna e eficiente — tanto para o cliente quanto para o negócio, é claro. 

 

O que é pagamento por aproximação e por que é importante para sua assistência técnica?

O pagamento por aproximação é uma tecnologia que realiza transações sem precisar inserir o cartão em uma máquina. O pagamento é feito aproximando o cartão, smartphone ou smartwatch habilitado com a tecnologia NFC (Near Field Communication) de um terminal compatível — isto é, é um tipo de pagamento extremamente prático e rápido, uma vez que elimina etapas comuns em transações convencionais, como inserir cartão e digitar senha.

Para uma assistência técnica de eletrodomésticos, essa inovação traz diversas vantagens. Imagine concluir um reparo de equipamento e, no momento da entrega, o cliente pagar de forma instantânea e rápida, apenas aproximando o cartão ou celular. Incrível, não é mesmo?! Isso oferece uma experiência de pagamento ágil, sem a necessidade de lidar com dinheiro físico ou esperar pela confirmação de transferência

Outro fator importante é que esse tipo de pagamento é seguro, utilizando até mesmo criptografia e autenticação por token, protegendo tanto o cliente quanto o empreendedor de fraudes quando os pagamentos são realizados via carteira digital. 

E incorporar o pagamento por aproximação na sua assistência técnica pode ser um grande diferencial em um mercado onde há bastante concorrentes. Afinal de contas, a implementação de pagamentos modernos facilita a vida do cliente, aumenta a confiança no seu negócio e melhora a experiência geral com relação ao serviço prestado — detalhe: os clientes que estão acostumados a conveniências tecnológicas, como pagamentos rápidos em lojas e restaurantes, esperam o mesmo tipo de praticidade em outros setores, inclusive no conserto de eletrodomésticos.

Independente do tamanho da sua assistência técnica, considerar meios de pagamento inovadores permite uma abrangência maior para que seja possível conquistar mais clientes. Imagine perder um cliente no final de ano, por exemplo, período em que as pessoas usam muito seus eletrodomésticos para os preparativos das celebrações, por não dispor de um meio de pagamento ágil e moderno o bastante para atender a clientes que precisam de pagamento rápido e prático.

 

Como explorar boas oportunidades em sua assistência técnica ?

Vamos falar a verdade: a maioria das pessoas realmente só pensa na assistência técnica quando um eletrodoméstico importante quebra, não é mesmo?! No entanto, com a abordagem correta, é possível atrair clientes que tenham equipamentos parados ou em desuso em casa e que não estejam cogitando a possibilidade de consertá-los. 

Veja algumas formas de criar novas oportunidades para seu negócio:

  • Ofereça serviços de manutenção preventiva: muitos consumidores não têm o hábito de realizar manutenções preventivas em seus eletrodomésticos. Oferecer esse serviço pode garantir a fidelização dos clientes e evitar que eles precisem de manutenções mais caras.

  • Ofereça variedade de produtos e acessórios: além dos reparos, disponibilize peças e acessórios para os equipamentos que você conserta. Isso aumenta as opções para cada cliente e gera mais receita.

  • Descontos e ofertas sazonais: aproveite datas como Black Friday e as festas de fim de ano para oferecer descontos e promoções. Esses períodos tendem a aumentar a demanda por eletrodomésticos em bom estado. Além disso, conserto em épocas de festas, podem ser uma grande oportunidade.

  • Amplie as formas de pagamento: oferecer soluções como o pagamento por aproximação garantem uma taxa de conversão maior. Opções como a Point Tap, do Mercado Pago, por exemplo, além de permitirem a cobrança de qualquer lugar, fazem a cobrança por aproximação de forma rápida e você ainda recebe o dinheiro pelas vendas na hora.

  • Faça parcerias com outras lojas: colaborar com lojas de eletrodomésticos ou outras empresas do setor pode aumentar sua visibilidade e gerar indicações de clientes para oferecer serviços de instalação ou manutenção.

  • Crie uma agenda com horários alternativos: oferecer horários de atendimento flexíveis pode ser um grande atrativo para quem tem uma rotina apertada, mas precisa de assistência técnica. Períodos de grande volume, como as festas de fim de ano, por exemplo, são ótimas oportunidades para explorar horários alternativos de agenda.

  • Invista em marketing digital: estar presente nas redes sociais e em plataformas de busca ajuda a atrair novos clientes, além de permitir que sua empresa se destaque como uma opção moderna e confiável.

 

6 formas de inovar sua assistência técnica com pagamento por aproximação

A inovação em uma assistência vai além dos reparos; envolve atender às expectativas dos clientes de forma eficaz e moderna. E o pagamento por aproximação é uma ferramenta poderosa para inovar em seu estabelecimento. Veja algumas formas de aplicá-la no dia a dia:

 

1. Ofereça mais conveniência nos pagamentos

Permita que os clientes paguem na loja ou até mesmo no momento da entrega do equipamento consertado, eliminando a necessidade de deslocamento até a loja. Essa facilidade certamente agrega muito mais valor ao seu serviço e fideliza mais clientes.

 

2. Ofereça atendimento online

Facilite o atendimento de reparos e diagnósticos iniciais por meio de plataformas, aliando a conveniência digital com o atendimento presencial. Você pode, por exemplo, fazer um primeiro atendimento, com pré-cadastro e agendamento online para ter em mãos tudo o que precisa. Aí o cliente só precisa levar o item até sua loja ou você pode retirá-lo em uma data combinada. 

 

3. Ofereça sistema leva e traz

A comodidade de buscar e entregar o eletrodomésticos em casa é um diferencial que pode ser amplificado pela rapidez do pagamento por aproximação. Com a rotina agitada de muitos clientes, contar com uma assistência técnica que retira os equipamentos e entrega em casa, faz a diferença.

 

4. Invista em treinamento para a equipe

Certifique-se de que sua equipe está preparada para usar a tecnologia e oferecer um atendimento eficiente. Além de contribuir com uma experiência diferenciada para o cliente, o treinamento vai ajudar a proporcionar a inovação que sua assistência precisa para se destacar em relação à concorrência.

 

5. Incentive pagamentos no cartão

Ofereça descontos para quem optar pelo pagamento via cartão. Você pode, por exemplo, criar pacotes de manutenção preventiva ou oferecer peças de reposição para essa forma de pagamento ou ainda oferecer condições especiais de parcelamento.

 

6. Escolha um bom parceiro de solução de pagamentos

Já imaginou oferecer o pagamento por aproximação com um baixo investimento? Isso é possível com a tecnologia da Point Tap do Mercado Pago, que te permite ter uma maquininha no celular, sua assistência técnica pode realizar pagamentos de qualquer lugar com a segurança das transações que só o Mercado Pago oferece e ainda com a vantagem de receber na hora o dinheiro pago pelos serviços prestados.  

 

Transforme oportunidades de negócio e aumente seus lucros

Períodos como o final de ano, em que o uso de eletrodomésticos aumenta, são oportunidades perfeitas para ampliar os lucros da sua assistência técnica. Durante essas épocas, ter um parceiro como Mercado Pago, que oferece soluções como Point Tap, pode ser um diferencial decisivo. 

Com essa tecnologia, você garante pagamentos rápidos, seguros, e o melhor: recebe o dinheiro na hora, o que é importante para manter as finanças em dia e uma boa gestão do fluxo de caixa. Além disso, essa solução ajuda a criar uma experiência melhor para os clientes que valorizam ainda mais a praticidade e eficiência do serviço. 

Com essas estratégias e a adoção de novas tecnologias, como o pagamento por aproximação, sua assistência técnica pode melhorar a experiência dos clientes, aumentar seus lucros e se destacar em um mercado competitivo. Experimente isso no seu negócio e amplie as suas vendas. 

 

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