O Dropshipping é frequentemente apresentado como um modelo interessante de negócio por conta do baixo investimento inicial, atraindo diversos empreendedores que buscam uma opção para vender online, porém possuem limitações em seus recursos.
No entanto, a falta de informação em relação aos custos operacionais do Drop, pode fazer com que algumas pessoas se surpreendam ao entrar nesse mercado.
O dropshipping é um modelo de negócio online no qual o empreendedor atua como intermediário entre o fornecedor de um produto e o cliente final. Isso significa que não é necessário manter um estoque físico dos produtos oferecidos para vender online.
Na prática funciona assim: quando um cliente faz uma compra na loja do empreendedor, o pedido é encaminhado ao fornecedor, que é responsável por embalar e enviar diretamente o produto ao cliente - tornando o processo de venda muito mais fácil e relativamente ágil.
Essa dinâmica é atrativa por eliminar a necessidade de investir em grandes estoques iniciais, minimizando os custos relacionados ao armazenamento de mercadorias. No entanto, o empreendedor enfrenta desafios diferentes, como garantir uma comunicação eficiente com os fornecedores para garantir a entrega adequada e no prazo certo, além de gerenciar outros custos operacionais envolvidos na manutenção da loja virtual.
Dentre eles, podemos destacar:
O marketing e, mais especificamente, o tráfego pago, são fundamentais para impulsionar as estratégias de quem decide vender online, principalmente em um modelo como o Dropshipping.
Considerando que o vendedor assume um papel de intermediário, a relação entre ele e o cliente passa a ser algo muito importante, pois o contato com a mercadoria antes da realização da venda é muito raro. Ou seja, estabelecer uma boa comunicação é o que fortalece a marca e reforça a credibilidade. Essas ações são investimentos importantes e que, consequentemente, entram como custos para os dropshippers. Algumas dessas ações que inspiram atenção são:
Antes de avaliarmos os números, é importante considerar sempre que, antes de começar a vender online, é necessário estar munido de informação e com os objetivos já bem definidos. Esses passos já ajudam a clarear algumas das possíveis despesas que seu drop possa gerar.
Para ilustrar de forma mais específica, podemos fazer uma projeção, considerando uma loja hipotética, com as seguintes características:
Imagine iniciar uma loja online com um custo inicial baixo, apenas $1 por mês nos primeiros 3 meses, além de $40 por ano pelo domínio do site. Neste caso, o grande desafio é o marketing digital, fundamental para atrair clientes, podendo consumir uma boa parte do orçamento.
Agora, vamos considerar todos os custos dessa loja para um faturamento de R$1000.
Em um exemplo prático, essa loja de Dropshipping tem custos variáveis, como impostos, taxas de pagamento, porcentagens da plataforma usada e gastos com marketing.
Em uma situação hipotética de vendas de R$ 1000, os custos incluíram uma taxa de R$ 60 de imposto (6% do total das vendas para CNPJ no Simples Nacional) e R$ 49,90 de taxa de pagamento (4,99% do total das vendas) - aqui consideramos como referência a taxa do Mercado Pago, que possibilita o recebimento do dinheiro em 24 horas.
Custos com marketing, como anúncios no Google ou Facebook, representaram 20% das vendas, totalizando R$200. Manter os gastos com marketing abaixo de 30% do faturamento total é imprescindível para uma boa lucratividade do negócio.
Considerando, então, o caso específico de vendas de R$ 1000, com um custo de mercadoria de R$ 400 (compra por R$ 100 e venda por R$ 250 cada produto, totalizando 4 vendidos), as despesas totais, incluindo marketing, taxas e outros custos, somaram R$ 434,99.
Isso resultou em um lucro de R$165,01, o que equivale a uma margem de lucro de 16,5% depois de pagar os impostos.
Você pode utilizar a tabela abaixo para visualizar melhor a disposição dos valores:
Tipo | Valor | Porcentagem |
---|---|---|
Carga tributária (Simples Nacional) | 60,00 | 6% |
Adquirente (Gateway) | 49,90 | 4,99% |
Custo Fixo da Operação | 50,00 | 5% |
Plataforma de e-commerce (Custo Variável)* | 20,00 | 2% |
Plataformas de e-commerce (Custo Fixo)* | 15,00 | - |
Domínio (Valor Anual) | 40,00 | - |
Tráfego Pago | 200,00 | 20% |
TOTAL DAS DESPESAS | 434,99 |
Tipo | Valor | Porcentagem |
---|---|---|
Custo da mercadoria vendida | 400,00 | - |
Despesas | 434,99 | - |
Lucro | 165,01 | 16,5% |
* Custo de referência com base nos valores da plataforma Shopify. Esses valores podem variar de acordo com a escolha da plataforma e plano escolhidos.
Algumas despesas como imposto, taxa de gateway de pagamento e percentual da plataforma de e-commerce só são cobrados caso a venda tenha sido concretizada.
De uma forma geral, devido às operações de Dropshipping serem extremamente enxutas, considera-se para fins de gestão contábil 5% de custo fixo sobre o faturamento, isso inclui colaboradores e aplicativos da sua loja virtual.
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O Dropshipping ganhou destaque como um modelo muito interessante para vender online, atraindo empreendedores por oferecer um ponto de entrada acessível ao mundo do comércio eletrônico. Sua principal vantagem é a capacidade de começar com um investimento inicial mínimo, eliminando a necessidade de estoques volumosos e custos associados à manutenção desses estoques.
No entanto, para que essa proposta se transforme em lucro real, é essencial compreender a complexidade dos custos operacionais. Embora o Dropshipping reduza custos de estoque, outros custos se fazem presentes, como taxas de plataforma, despesas de marketing e impostos, que podem impactar significativamente a lucratividade do negócio.
A falta de informação e a falta de planejamento financeiro podem ser grandes desafios para quem deseja começar a vender online. Se você está em busca de novos projetos e pensa em investir no Dropshipping, busque conhecimento sempre e não descuide da sua organização contábil e financeira. Se possível, tenha um profissional de confiança para orientá-lo e ajudá-lo com os processos mais complexos da loja.
Seguindo esses passos e mantendo atenção às taxas relacionadas ao seu negócio, o tempo o ajudará a ganhar prática para operar com mais tranquilidade em um mercado tão dinâmico como o das vendas online.
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