Você mal piscou e a Black Friday já está chegando novamente. E o que isso significa? Que está na hora de começar a planejar suas estratégias e impulsionar ainda mais suas vendas.
A Black Friday é a data mais importante para o empreendedor, isso porque além de proporcionar mais vendas, ela ainda dá a oportunidade de você criar relacionamento com novos clientes. Mas para que todo este mecanismo funcione, você venda mais e crie relacionamentos efetivos, é importante que você antecipe seu planejamento e até mesmo suas vendas.
Em 2021, segundo a NielsenIQ/Ebit, foram vendidos R$ 4,2 bilhões em produtos na Black Friday, além disso, mais de 7 milhões de compras foram realizadas somente em lojas virtuais.
A expectativa para a Black Friday 2022 é ainda maior e, apesar de ainda distante, já é hora do seu negócio começar a se preparar para uma das datas mais importantes do varejo.
O principal método a ser tomado de imediato é iniciar o relacionamento com o cliente. Ou seja, desde já é importante que você apareça para seu cliente, exponha seus produtos e também mostre seu valor. Isso fará com que ele crie uma identificação com sua marca e posteriormente não veja seu negócio apenas como mais um oportunista de Black Friday.
O pontapé inicial de qualquer negócio bem-sucedido é o planejamento. Nesta fase você deve se atentar muito ao relacionamento, porque ele te direcionará para o melhor caminho a seguir, seja na hora de escolher os produtos, as melhores promoções ou os melhores benefícios.
Mas além dele, alguns pontos também devem ser observados para que você tenha sucesso:
Não somente para o momento, mas talvez para consolidar seu negócio. A Black Friday é uma oportunidade real de fazer com que sua marca alcance novo patamar e, além de vender bem na data especial, também se torne uma fonte gigantesca de vendas após isso.
Se atente a estas dicas:
Preparar o estoque, criar ações de venda, estratégias, engajamento com o público, formas de comunicação, tudo isso deve entrar no seu planejamento.
Analise todas as possibilidades de preços que seu produto poderá ter, considerando seu lucro.
Seja através do site, das redes sociais ou fisicamente, toda maneira de fazer com que seu produto chegue até seu cliente será uma forma de relacionamento.
O bom atendimento deve ser consistente e resolutivo, respostas rápidas, diretas, sem enrolação e que resolvam o problema ou a dúvida do cliente somam muito para seu negócio e garantem uma boa experiência de compra a ele, aumentando as chances de fidelização.
A fidelização do seu cliente acontece também através dos benefícios, seja com um desconto na segunda compra, ou com um cartão fidelidade. Analise a melhor solução.
A Black Friday já se consolidou no Brasil, e para quem estuda, planeja e coloca em ação ela pode ser ainda mais que só uma data especial, se tornando uma abertura de portas para seu negócio.
Fazer o planejamento prévio e criar o relacionamento com seu cliente são ações essenciais para que você tenha sucesso. Além disso, também é muito importante que você fique atento ao que o mercado oferece de solução, como ferramentas de Checkout mais ágeis, seguras e que garantem uma experiência melhor ao seu cliente.
Aliás, o Mercado Pago, por exemplo, é uma opção que oferece diversas soluções de pagamento ao empreendedor como Checkout, Link de Pagamento, Código QR e maquininha de cartão para seu negócio. Oferecer diversas formas de pagamento torna o processo de venda e cobrança do seu e-commerce muito mais eficiente, além de satisfazer as necessidades dos clientes e aumentar taxas de aprovação.
Tudo isso, aliado a muita vontade de crescer, fará com que a Black Friday seja uma ótima oportunidade do seu negócio atrair novos clientes e garantir boas vendas.