Oferecer um frete mais atrativo pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, afinal de contas, ele acaba sendo um grande aliado na hora de influenciar as decisões de compras. De acordo com a Moosend, 60% das pessoas abandonam o carrinho em compras online devido a uma taxa de entrega muito elevada.
Se você quer entender melhor o quanto a logística está influenciando nos seus custos, descubra agora como funciona uma tabela de frete e as formas de cobrança mais comuns dos serviços.
A tabela de frete é uma ferramenta usada para determinar os valores mínimos para os transportes feitos em território nacional. Ela foi criada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e tem o cálculo direcionado pela Resolução 5.820/2018 – que informa todos os custos que foram levados em consideração para determinar esses valores.
Na conta, entram custos fixos e variáveis, incluindo fatores, como distância percorrida, peso, valor dos produtos e meio de transporte utilizado.
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A partir da tabela de frete, é calculado o preço a ser cobrado pelo serviço de transporte de mercadorias. Ou seja, quanto você ou o seu cliente pagarão pela entrega dos produtos vendidos no seu e-commerce. Existem diferentes formas de cobrar pelo frete, sendo as mais conhecidas:
Como a distância costuma ser um dos fatores chave na precificação do frete, é possível segmentar os clientes por região geográfica, oferecendo condições que variam conforme a área onde será feita a entrega.
Assim, os locais mais próximos ao seu centro de distribuição e também regiões metropolitanas costumam contar com opções mais econômicas, já que o volume de transporte para essas áreas costuma baratear o deslocamento. Dessa forma, é possível oferecer até um diferencial com entregas mais rápidas ou com valores promocionais.
O frete fixo é quando a empresa estipula um único valor de entrega para os produtos da loja. Antes de definir essa opção, é importante analisar o volume de vendas, pesos e tamanhos para que não haja prejuízos ou, então, definir um ticket médio. Essa estratégia pode compensar o valor do frete em algumas mercadorias, mas restringir a margem de lucro de muitos itens.
Em geral, é uma alternativa para e-commerces que têm tamanhos e pesos semelhantes nos produtos ou com valor agregado elevado, por exemplo, lojas de bijuterias. Isso acaba compensando o custo do transporte.
Em muitos casos, o frete grátis é financeiramente inviável, mas é possível oferecer ainda ao consumidor condições atrativas. Nesse caso, aplica-se o frete com desconto. Do ponto de vista do marketing, também é possível criar campanhas com desconto progressivo, onde o valor de entrega fica menor conforme o valor da compra ou da quantidade de itens.
O frete grátis é um dos principais atrativos quando o assunto é vender online. Aliás, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é o segundo ponto mais estimado por 39% dos clientes, perdendo apenas para o preço do produto em si.
Vale lembrar que para oferecer a gratuidade, é importante fazer um bom planejamento para não afetar o financeiro. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit, desde 2014, está caindo o número de lojas virtuais que oferecem essa modalidade. E aquelas que oferecem, estão sendo mais criteriosas.
O frete por assinatura oferece aos clientes mais fiéis a opção de assinarem o benefício da entrega grátis. Funciona assim: o consumidor paga uma espécie de mensalidade e, em troca, pode receber gratuitamente todas as compras pelo site durante um período. Em muitos casos, há também a vantagem de contar com entregas mais rápidas.
Se bem estruturado, o frete por assinatura traz ainda mais pontos positivos: garante uma mensalidade e torna o cliente mais fiel, pois não pagará mais nada para receber os produtos da sua loja.
Felizmente, existem algumas dicas que podem te ajudar a oferecer entregas mais competitivas. Veja alguns pontos de atenção:
Contar com uma boa tabela de fretes é essencial para o bom funcionamento das operações – sem comprometer sua rentabilidade, nem o prazo de entrega ou a satisfação dos clientes. Seus parceiros de transporte são uma extensão da sua empresa e, por isso, devem ser escolhidos com a atenção que os seus consumidores merecem.