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Por que manter as informações da sua loja online sempre atualizadas?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jul 31, 2020 12:15:00 PM

Eis uma frase universal: fazer uma boa gestão é quase metade do caminho para ter sucesso nos seus esforços. Ela independe do tamanho e segmento do seu negócio, do que você vende, quanto fatura por mês e se opera on ou off-line. No entanto, para quem vende on-line, via e-commerces, as famosas lojas virtuais, ou via marketplace, a gestão está totalmente ligada à união de diversos sistemas e soluções de pagamento - ou na consolidação dessas muitas ferramentas em um só sistema, completo, que atenda seu e-commerce de ponta a ponta - para dar conta de tudo.

Precisamos ressaltar, no entanto, que, apesar de envolver diversas tecnologias e softwares, a gestão de um e-commerce não deve ser negligenciada. Assim como qualquer outro negócio haverá muitas frentes, as quais equivalentemente exigirão sua atenção aos dados e informações como gestor, a fim de garantir a melhor administração sobre tudo o que está acontecendo e sobre a operação do e-commerce. E que responsabilidade, não é mesmo? 

Mas, olhemos para o copo meio cheio: mais do que organizados, manter os dados do seu e-commerce sempre atualizados traz uma série de benefícios. Vamos descobrir juntos quais são eles?

 

Por que contar com painéis sempre atualizados em seu e-commerce ?

Os painéis do e-commerce são como o painel de avião. Como poderia saber o piloto onde está indo sem que seus instrumentos que compõem um grande painel à sua frente estão desatualizados ou incorretos? O piloto pode até enxergar alguma coisa à olho nu, mas não é suficiente para tomar decisões certeiras quanto ao rumo do avião que está pilotando.

Traçando um paralelo, você é o piloto; seu e-commerce, o avião; os instrumentos do avião, suas métricas; e os painéis do avião referem-se aos painéis do seu e-commerce.

Com dados incorretos, desatualizados, métricas desajustadas, seu e-commerce pode estar cometendo erros de pilotagem e estar mirando o objetivo errado. Contar com painéis atualizados, fundamentados em dados corretos significa poder traçar planos, metas e objetivos certeiros, sem se arriscar com palpites a olho nu. 

Além disso, você pode otimizar essas questões:

 

  • Aumentar a segurança das transações online

No quesito segurança, a atualização dos dados, pacotes e protocolos de segurança do software - ou dos softwares - que seu e-commerce utiliza para operar é extremamente importante para manter operações e transações financeiras fraudulentas longe de você. Os crimes virtuais e fraudes evoluem e as soluções que se propõem a proteger seu e-commerce também. Nesse sentido, manter-se atualizado significa aumentar a segurança das transações de sua loja online.

 

  • Entender os motivos da recusa de cartão

Além disso, manter os sistemas e informações do seu e-commerce atualizados não só reduz o número de recusas como te faz compreender melhor os principais cartões e os motivos pelos quais são recusados. Muitas vezes, para aceitar novos cartões, com novas diretrizes de segurança, é preciso atualizar e implementar as medidas de segurança adequadas, a fim de processar todos os dados gerados pelos cartões. Nesse sentido, para estar à frente desses problemas, procure por um sistema robusto no qual te apresente os principais motivos de recusa e te dê poder de análise via painéis e dashboards.

 

  • Ter uma visão ampla sobre vendas online e faturamento

Outro benefício, talvez o maior deles no sentido estratégico, é a ampla visão sobre suas vendas e faturamento que, ao atualizar suas informações no sistema ele pode te devolver painéis atualizados e dashboards. 

Lembra do que falamos sobre o piloto navegando sem a instrução dos aparelhos aeronáuticos? Pois bem, agora, faça o exercício reverso. Imagine a precisão desse piloto ao tomar decisões sobre o controle da sua aeronave em conjunto com todos seus instrumentos de navegação e painéis em plena operação. Impecáveis, certo? Esse é seu e-commerce com todas as informações atualizadas e replicadas de forma visual e intuitiva nos painéis.

 

  • Aumentar as taxas de aprovação de sua loja online 

Com os sistemas e informações do seu e-commerce atualizadas, além dos benefícios citados acima, temos mais um muito importante. Qual dono de e-commerce nunca parou para analisar sua taxa de aprovação? Basicamente elas representam diretamente a quantidade de transações aprovadas em relação à quantidade total de tentativas de transações. 

Pois bem, esse número é extremamente importante para seu e-commerce, já que ele mensura o sucesso de aprovação dos seus meios de pagamento e, concretamente, quantas vendas sua loja virtual está realizando, em relação às tentativas de compra. Taxas muito pequenas significam que você pode ter um problema. 

No entanto, com um bom software, otimizado para conversar, conectar e integrar bem com todas as partes (gateways de pagamento, antifraude, adquirentes, bandeiras e bancos emissores,) e informações atualizadas podem te garantir melhores taxas de aprovação.

 

  • Criar estratégias para aumentar as vendas online

Com números assim e essa quantidade de informações e dados precisos em mãos, fica mais fácil tomar decisões estratégicas e assertivas quanto ao futuro do e-commerce, em relação ao estoque, qual produto investir mais, qual produto está tendo mais vazão, qual produto investir menos, etc. É preciso alertar, claro, que somente com um excelente software ou conjunto de sistemas você atingirá esse nível de maturidade estratégica.

 

Conte com os melhores parceiros na gestão da sua loja on-line

Na hora de organizar as informações do seu e-commerce e utilizá-las para tomar decisões baseadas em dados, que são muito mais assertivas, com o objetivo de crescer e faturar mais, vale a pena pesquisar e escolher a plataforma de pagamentos online que ofereça os painéis de controle completos, com o máximo de informações possível e com a criação de relatórios customizados e diferenciados. Isso é crucial para cuidar melhor do seu negócio e perseguir seu sucesso.

Conte com sistemas que se integrem e ofereçam experiências completas com relação às informações do seu e-commerce. Isso te ajuda de maneiras que você nem imagina.