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Abandono de carrinho no e-commerce: por que 82% desistem da compra

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Você já acessou o site de uma loja on-line e colocou diversos produtos no carrinho para saber qual seria o valor da compra ou algo parecido? Essa é uma prática muito comum de quem costuma comprar on-line. As pessoas, inclusive, montam compras de produtos que nunca pretendem comprar.

Mas o abandono de carrinhos está longe de ser apenas uma questão de hobbie ou curiosidade. Muitos fatores levam, em média, 82% dos consumidores brasileiros a escolherem produtos em um e-commerce, adicioná-los ao carrinho e desistir antes de realizar o pagamento - informações do relatório anual realizado pelo E-commerce Radar. E isso pode dizer muitas coisas sobre a sua loja on-line.

 

 

Conhecer a taxa de abandono de carrinhos do seu site e os motivos por que esses abandonos acontecem é essencial. Afinal, cada carrinho abandonado representa uma compra que não foi feita. Ou seja, menos dinheiro entrando na sua loja. E, muitas vezes, algumas mudanças simples podem fazer toda a diferença para que isso não aconteça, e a maioria delas envolve o processo de checkout, o último passo para a conclusão da experiência de compra na sua loja on-line.

 

📖Checkout de pagamento: o guia completo para vendas online de sucesso

Entenda as taxas e motivos para o abandono de carrinho no e-commerce


Para tentar oferecer possibilidades para os comerciantes digitais criarem estratégias em suas lojas, o Baymard Institute realizou um estudo listando as maiores razões para o abandono de carrinhos no e-commerce.

Aqui, além de listar esses motivos, vamos mostrar algumas dicas simples de como evitá-los:

 

Frete caro (53%)


O maior motivo que leva consumidores interessados em comprar os produtos de uma loja on-line a desistirem na hora do checkout é o valor do frete. Por isso, é importante contar com parcerias e condições que chamem a atenção, além de procurar oferecer frete grátis com um valor mínimo de compra.

 

Obrigação de criar uma conta (31%)


Em tempos de aumento do acesso mobile e da necessidade de fazer compras com mais agilidade, a exigência de criação de um cadastro para finalizar uma compra pode afastar clientes. Apesar de o login ser uma questão de segurança e de conseguir as informações das pessoas para enviar e-mails e promoções, investir em opções de compra como convidado, por exemplo, pode evitar que haja o abandono de carrinho.

 

Checkout longo e complicado (23%)


Um checkout simples e fácil é fundamental.
Muitos campos de preenchimento, falta de clareza sobre as informações necessárias e várias janelas se abrindo para completar o pagamento. Isso afasta 23% dos compradores. Garanta uma boa experiência de pagamento, pedindo somente as informações necessárias e fazendo do checkout o mais rápido e simples possível.

 

Impossibilidade de checar o valor total da compra antes do checkout (20%)


Muitas lojas on-line só mostram o valor total de uma compra - com taxas e valor de frete, por exemplo - na hora do pagamento. Deixe essas informações claras o quanto antes, para que seus clientes consigam ter uma ideia de quanto vão gastar com a compra no seu e-commerce.

 

Falta de confiança no site (17%)


As fraudes ainda são uma grande realidade no comércio digital, por isso a insegurança não poderia ficar de fora desta lista. Além de contar com sistemas antifraude e de criptografia dos dados, use selos e certificados que garantam ao seu cliente que ele está em um ambiente seguro para comprar.

 

Prazo de entrega muito longo (16%)


Mais uma questão relacionada ao frete: muitos dias para a entrega. Aqui, vale o mesmo conselho de antes, garanta que sua loja on-line conte com boas parcerias para entregar seus produtos a valores e prazos aceitáveis.

 

Erros e falhas no site (15%)


Páginas que não carregam ou links quebrados podem derrubar as vendas do seu site. Conte com plataformas de e-commerce e de pagamento que garantam um bom funcionamento da sua loja on-line e ofereçam suporte técnico caso necessário.

 

Insatisfação com a política de devoluções (10%)


Não ter a possibilidade de devolver um produto também pode impedir um cliente de finalizar sua compra, principalmente se o ticket médio é alto. Contar com parceiros que protejam a sua loja em caso de devoluções ou cashbacks, te ajuda a oferecer essas facilidades aos compradores.

 

Opções de pagamento insuficientes (6%)


Não adianta mais oferecer somente a possibilidade de pagar com cartão de crédito e boleto bancário. Os clientes buscam métodos de pagamento e parcelamentos diferenciados - como a possibilidade de usar uma carteira digital ou parcelar com boleto bancário, por exemplo.

 

Cartão de crédito recusado (4%)


Em último lugar, fica a recusa do pagamento pela administradora do cartão de crédito. Engana-se quem pensa que não pode contornar essa situação. Sua loja on-line pode ter uma política para lidar com esses casos, utilizando links de pagamento, por exemplo, ou contando com plataformas com multiadquirência.

 

Website lento


Esse fator não faz parte da lista do estudo, mas, segundo um relatório da ReadyCloud, páginas que demoram a carregar, principalmente na hora do checkout, podem aumentar o abandono de carrinhos em 75% e derrubar a lealdade em 50%. Mas um detalhe a ficar atento para alcançar um checkout otimizado que converta. 

 

Supere o abandono de carrinhos na sua loja online e venda mais


Com planejamento, atenção aos detalhes e parcerias com as melhores plataformas, o abandono de carrinhos não precisa ser uma dor de cabeça para o seu e-commerce. Invista em uma boa experiência de compra no checkout e em cada parte do processo e, assim, crie benefícios para quem compra.

 

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Escrito por:

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