O comércio digital tem crescido em um ritmo acelerado, principalmente nos últimos meses. Um estudo feito pelo Instituto Locomotiva com os vendedores do Mercado Livre & Mercado Pago identificou que 62% dos entrevistados acreditam que as vendas on-line terão maior importância no pós-pandemia. Além disso, 90% dos vendedores estão otimistas quanto ao futuro dos seus negócios. A questão é que quando se fala em pagamentos on-line, ainda há alguns desafios a serem superados. Se hoje, por exemplo, o seu cliente tentar fazer uma compra utilizando um cartão de débito ou o saldo em sua conta bancária, terá dificuldades para encontrar lojas digitais que permitam essas modalidades. Se escolher o boleto bancário como forma de pagamento, terá que esperar até três dias para sua compensação, o que impacta também a gestão de estoque da loja e o prazo de liberação do produto.
No entanto, com mais pessoas comprando on-line a cada dia, novas soluções têm surgido para facilitar as vendas on-line, responder às necessidades do consumidor e criar experiências ainda melhores, atraindo todos os tipos de compradores. O Pix é uma delas.
O novo meio de pagamento do Banco Central foi desenvolvido para permitir transações mais simples, rápidas e seguras. Ele vem como mais uma opção de pagamento para consumidores e vendedores, tornando possível pagar por compras e fazer transferências entre contas durante 24 horas por dia e sete dias por semana - inclusive em finais de semana e feriados - com a garantia de que o recebedor terá o dinheiro em sua conta em poucos segundos.
Para você, vendedor do Mercado Pago que utiliza as soluções de Checkout Pro, link de pagamento ou Checkout Transparente, o Pix trará uma nova e melhor experiência para seus clientes. Tanto em compras por desktop (web), quanto pelo navegador do celular.
Seus clientes terão sempre duas formas de finalizar o pagamento da compra: escaneando um código QR pelo app de pagamento de sua preferência ou copiando um código numérico - o chamado "Pix Copia e Cola" - e colando também no app da instituição escolhida por ele ou através do internet banking. Dessa forma, você garante que seus clientes sempre tenham como escolher a melhor forma de finalizar o pagamento com Pix dependendo de cada situação.
Além de ser mais uma alternativa de pagamento para quem escolhe o seu e-commerce na hora de fazer uma compra, o Pix no Mercado Pago traz diversos outros benefícios:
Com o Pix, o processo de compra fica muito mais rápido, principalmente quando comparado a outros métodos existentes, como o próprio boleto bancário. Isso graças ao fato de a transação acontecer em poucos segundos, o que proporciona uma experiência melhor - tanto para consumidores, quanto para vendedores, pois quem paga recebe a mercadoria mais rápido e quem vende não precisa segurar o estoque por dias aguardando a compensação do pagamento.
Atualmente, pagamentos com cartão de débito, quando possíveis no mundo on-line, tem uma usabilidade ruim, sendo necessário abrir novas abas para acessar o internet banking e fazer a aprovação, ou mesmo digitar todos os dados do cartão. Com o Pix, pagar com dinheiro em conta fica bem mais simples, pois o cliente finaliza o pedido escaneando um código QR ou copiando e colando um código ("Pix Copia e Cola") para confirmar o pagamento, por exemplo.
Além disso, o Pix é oferecido por bancos tradicionais, bancos digitais e wallets - ou carteiras digitais. Isso ajuda a atrair clientes dos mais variados, sem a obrigatoriedade de vínculo com uma instituição tradicional, por exemplo.
Uma grande vantagem de vender com Pix pelo Mercado Pago é poder cobrar no estilo “débito” com taxas ainda menores que as de cartões!
Em compras com boleto bancário - que, atualmente, é o meio mais comum quando se quer utilizar saldo em conta para fazer compras on-line - o consumidor tem alguns dias para fazer o pagamento, o que permite que haja desistências, além dos custos com a emissão de boletos não pagos. Isso não acontece com o Pix, já que a aprovação do pagamento é instantânea e sem custo adicional ao seu negócio!
O Pix aparece automaticamente como uma opção para o seu e-commerce - sem a necessidade de alguma integração - com o cumprimento de alguns requisitos básicos:
1. Vender com alguma das seguintes soluções: Checkout Transparente, Checkout Pro e/ou link de pagamento;
2. Ter uma Chave Pix cadastrada no Mercado Pago (CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou código aleatório);
3. Não se aplica a vendas através de solução de marketplace (exceto no Mercado Livre) e/ou com aplicação de cupom de desconto (automático).
Lembrando que esse novo meio de pagamento já está disponível para suas vendas. Se você cumpre os requisitos acima e o Pix ainda não estiver disponível em seu Checkout Pro, Checkout Transparente ou link de pagamento, verifique se existe alguma limitação em sua plataforma de e-commerce.
Não deixe de cadastrar sua Chave Pix no Mercado Pago para estar preparado para oferecer este novo método de pagamento aos seus clientes. Saiba mais sobre todas as ferramentas de vendas on-line do Mercado Pago e escolha a melhor para o seu negócio. Você sabia que o Mercado Pago é o banco digital que tá junto do Mercado Livre? O parceiro ideal para vender mais! Com o Mercado Pago, você pode contar com o apoio necessário para seu negócio.