Em novembro de 2020, o Banco Central criou o Pix, uma alternativa de transação com uso de dinheiro em conta, assim como o TED, DOC, pagamentos com cartão de débito e boleto.
Como explorado desde o lançamento, ele permite que transações sejam realizadas e recebidas em poucos segundos, 24 horas por dia e todos os dias do ano, inclusive aos fins de semana. O jeito mais conveniente de transferir, cobrar ou pagar alguma conta fica ainda melhor dentro do app do Mercado. Veja o que mudou na prática!
O objetivo principal é proporcionar uma melhor e mais segura experiência de pagamento.
Duas das principais características do Pix são a velocidade e conveniência com que as transações são executadas (em, no máximo, 10 segundos, em qualquer dia e a qualquer hora) independente da instituição de origem e destino.
Isso só é possível por uma grande mudança: ao criar o Pix, o Banco Central desenvolveu uma forma simplificada de centralizar todas as informações que identificam um pagador e um recebedor, e é aí que tudo fica mais rápido. Vamos explicar melhor.
Imagine que hoje cada pagador possui seus dados de conta, agência, CPF ou CNPJ espalhados por diferentes bancos e fintechs. Quando alguma operação financeira ocorre, é preciso conectar os dados de quem está efetuando o pagamento ou transferência, com aqueles de quem está recebendo. Este processo costuma demorar horas, ou mesmo dias, quando realizado entre instituições diferentes e não está disponível nos finais de semana e nem pode ser realizado em qualquer horário.
Com o Pix, a fim de evitar esses inconvenientes, todos os dados da sua conta podem ser facilmente identificados por uma “chave Pix” de sua escolha. Assim, eles ficam armazenados diretamente no Banco Central em uma “base de endereçamento” (o DICT), facilitando a realização de operações sem a necessidade do preenchimento de tantos dados como antes. É por este motivo que:
💡 Leia mais: Entenda a diferença entre PIX, TED, DOC, Boleto e Cartão
👉 Leia também: Planejamento estratégico: 8 táticas para vender mais
A chave Pix é como se fosse um "apelido" que você dá para a sua conta, permitindo que ela seja facilmente identificada sem ter que compartilhar múltiplas informações no momento de receber transferências ou pagamentos. Esta chave pode ser seu número de telefone, e-mail, CPF ou CNPJ.
Com o Pix no Mercado Pago, você também poderá gerar um código QR Pix para facilitar ainda mais o seu dia a dia na hora de receber pagamentos e transferências de um jeito mais seguro, fácil e rápido, além de também poder escolher o QR Pix como forma de realizar compras com mais conveniência.