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Checkout de pagamento: o que é e como usar em seu negócio?

Descubra como oferecer um checkout de pagamento seguro e prático e reduzir o abandono de carrinhos em suas vendas online

O que é checkout de pagamento e como otimizar em suas vendas online?

Se você é um empreendedor digital é importante saber que a falta de cuidado com o checkout pode aumentar e muito o abandono dos carrinhos pelos clientes na hora de fechar suas compras. Por isso, é fundamental conhecer como funciona um processo de checkout e como otimizá-lo em sua loja virtual.

Além de bons produtos e preços competitivos, investir na boa experiência de quem acessa o seu e-commerce pode fazer toda a diferença para transformar visitantes em compradores. 

Separamos algumas dicas para que você entenda o que é o checkout, quais são os tipos existentes e como aprimorar sua página de pagamentos.

O que é checkout de pagamento?

O checkout de pagamento é a última etapa do processo de compra online, ou seja, o passo final onde o cliente finaliza seu pedido. É no checkout que o cliente verifica os produtos do pedido, informa os seus dados pessoais (nome, CPF, e-mail e endereço) e seleciona a modalidade de entrega e a forma de pagamento desejadas.

O checkout de pagamento é um dos momentos mais importantes para promover uma experiência de compra positiva para o consumidor. Um estudo promovido pelo Baymard Institute levantou os fatores que levam o cliente a desistir de uma compra online. Dentre os principais motivos, estão checkout longo e complicado (23%) e a falta de confiança no site (17%).

Com esses dados, não resta dúvida que contar com um checkout seguro e prático é essencial para garantir uma melhor taxa de conversão e reduzir o número de carrinhos abandonados no seu negócio.

você sabia?

O checkout de pagamento é um dos momentos mais importantes para promover uma experiência de compra positiva para o consumidor

Quais são os tipos de checkout?

A escolha da solução certa é o primeiro passo para o sucesso do seu processo de fechamento de vendas online. Basicamente você pode optar entre dois tipos de checkout em seu negócio, são eles:

  • Padrão
    No checkout padrão o comprador é redirecionado para a página do intermediador de pagamento na hora de efetuar o pagamento.
  • Transparente
    No checkout transparente todo o processo de finalização de compra, desde o preenchimento de dados do usuário até a realização do pagamento acontece dentro do ambiente da sua loja virtual, sem a necessidade de redirecionamento para uma página externa. É ali mesmo que o cliente vai escolher a forma de pagamento (pix, boleto, cartão de crédito, etc), completar seus dados pessoais e receber a confirmação do pedido.

    O checkout transparente é super indicado para quem empreende online. Pois, a segurança de estar no mesmo domínio onde começou todo processo de compra pode fazer com que o cliente não abandone o carrinho na hora de fechar seu pedido.

Mercado Pago - Checkout

Como otimizar a página de checkout do seu e-commerce?

Agora que ficou clara a importância do checkout no processo de compra, é importante conhecer algumas dicas simples que podem fazer toda a diferença nos pagamentos da sua loja on-line. Entenda como otimizar o seu checkout e acabar com o abandono de carrinhos:
Otimização mobile

Otimização mobile

O m-commerce, ou comércio mobile, é uma tendência crescente no mundo do comércio digital. Por isso, é preciso garantir que todo o seu site e, principalmente, o processo de checkout sejam responsivos em qualquer aparelho - smartphones, tablets, etc.
Ofereça as principais formas de pagamento

Ofereça as principais
formas de pagamento

Você sabia que cerca de um terço dos brasileiros não possuem uma conta em banco? É um grande número de pessoas. Mas o fato de serem desbancarizados não quer dizer que não possam fazer compras on-line. Ofereça métodos de pagamento diversos e diferenciados no seu e-commerce para atrair esse tipo de cliente e para que qualquer comprador se sinta à vontade para pagar como deseja. Aqui, vale investir em pagamentos com carteiras digitais e outras formas de parcelamento, como através de boleto bancário e pagamento nas lotéricas e cartão de débito virtual da Caixa, por exemplo.
Peça somente as informações realmente necessárias

Peça somente as informações
realmente necessárias

Em um processo de pagamento são exigidas algumas informações importantes dos clientes, como número de CPF, nome completo, número do cartão, data de validade do mesmo, código de segurança, etc. Muitos lojistas aproveitam essa etapa para registrar outras informações e isso afasta os compradores e pode fazê-lo desistir de comprar. Por isso, no checkout, peça somente os dados que são realmente necessários.
Estruture o checkout em poucas e claras etapas

Estruture o checkout em
poucas e claras etapas

Um checkout muito longo e complexo pode levar o cliente a desistir da compra. Por isso, é essencial criar um processo simples e rápido.

Solicite somente as informações realmente necessárias e estruture o checkout em poucas etapas, com textos claros e botões em destaque.

Garanta segurança

Garanta
segurança

Independentemente dos produtos que sua loja ofereça ou da própria experiência de compra que crie, os compradores digitais esperam poder comprar com segurança. No checkout, eles sempre cedem informações sensíveis, por isso é importante garantir a segurança desses dados com sistemas antifraude e outros métodos, como criptografia e tokenização, e demonstrar isso na página de checkout - com selos e certificados que mostrem um ambiente seguro.

Aqui, também vale ressaltar a PCI Compliance. Um sistema antifraude ou qualquer outra ferramenta com essa certificação atualizada apresenta processos com alto padrão de segurança comprovados.

Ofereça facilidades

Ofereça
facilidades

Toda facilidade é um ponto a favor quando se trata do processo de checkout. Opções como as compras como convidado ou compras com um clique podem ser grandes diferenciais para clientes que não querem preencher um cadastro ou que, até mesmo, já são cadastrados e não querem oferecer todas as informações de novo.

Dicas para aumentar sua taxa de conversão com o checkout

Com planejamento, atenção aos detalhes e parcerias com as melhores plataformas, o abandono de carrinhos não precisa ser uma dor de cabeça para o seu e-commerce. Invista em uma boa experiência de compra no checkout e em cada parte do processo e, assim, crie benefícios para quem compra.

Além das boas práticas de que já falamos, que garantem o mínimo para um bom checkout, existem outras questões que podem ajudar nesse sentido e criar compradores fidelizados à sua marca e ao seu negócio:

Apresente as informações sobre o frete

O frete costuma ser uma das maiores dores dos clientes na hora das compras online. Então, apresentar todas as informações a respeito desse assunto é fundamental na hora do checkout.

Logo que o cliente digitar seu CEP, informe o preço e o prazo da entrega. Se você tiver algum tempo de produção dos produtos que deva ser acrescentado, é imprescindível incluir essa informação. Lembre-se de que, para o cliente, o que importa é quando ele vai ter o produto em mãos.

Oferecer opções competitivas de frete também é importante. Então, dê toda a atenção à parte logística do seu negócio. Existem serviços de gateway de frete, que fazem uma comparação entre diferentes transportadoras e apresentam as melhores opções para o cliente.

Tenha o certificado SSL

O certificado SSL é sinalizado por um pequeno cadeado do lado esquerdo da barra de endereços do navegador. Esse certificado garante que a conexão é segura e que as informações, como senhas e dados pessoais (incluindo o número do cartão de crédito), permanecem privadas quando digitadas naquela página. Assim, você torna o ambiente seguro para o cliente e evita problemas para seu negócio.

Mercado Pago - Checkout

Conheça o Checkout Pro do Mercado Pago

No Mercado Pago, sabemos a importância que uma boa experiência de compra e, principalmente, de checkout tem para o sucesso de um e-commerce. Por isso, nossas soluções contam com ferramentas essenciais para garantir que os compradores que visitam sua loja on-line sintam-se à vontade para comprar e seguros para pagar. E o Checkout Pro garante tudo isso em um mesmo lugar.

Diferente dos processos comuns de pagamento em lojas on-line, ele cria um ambiente muito mais simples e intuitivo para o comprador. Exige poucas informações - somente as que são realmente necessárias para a transação -, permite compras sem cadastro (como convidado) e carrega automaticamente as informações de compradores já cadastrados, além de muitas outras ferramentas. Confira:

  • Opções de pagamento diversas e diferenciadas
    Cartões de crédito (possibilitando, inclusive, o uso de dois cartões), boleto à vista ou parcelado, uso do saldo na conta do Mercado Pago, cartão virtual da Caixa, pagamentos em dinheiro em casas lotéricas.
  • Multiadquirência
    Com o Checkout Pro do Mercado Pago a retentativa de pagamento é feita com adquirentes diferentes, em poucos segundos, o que garante mais aprovações.
  • Antifraude
    Para garantir menos fraudes, o sistema antifraude do Mercado Pago combina toda a tecnologia da inteligência artificial e do machine learning aos especialistas que fazem as análises manuais. 
  • Proteção contra chargebacks
    Além da proteção contra fraudes, o Checkout Pro do Mercado Pago também conta com o Programa de Proteção ao Vendedor, que oferece cobertura contra chargebacks e contestações de pagamento. Basta que o lojista envie os comprovantes solicitados pelo programa e garanta a entrega do produto.

  • Relatórios detalhados
    Outra grande vantagem é o dashboard completo do Mercado Pago, que fica disponível no Checkout Pro com relatórios detalhados sobre a situação do seu e-commerce. Tudo isso de maneira simplificada para melhorar a sua gestão. Assim é possível ter uma visão mais ampla das entradas e saídas, reclamações e devoluções, pedidos de contestação, saldo em conta, faturamentos, rendimentos, os canais que mais vendem. 

  • Agilidade (compra a um clique)
    Você pode oferecer a opção de compras com um clique para seus clientes. Isso permite mais agilidade e comodidade no processo de pagamento.
  • Responsividade
    O Checkout Pro do Mercado Pago tem otimização para acesso via dispositivos móveis, ou seja, o consumidor consegue pagar utilizando seu smartphone ou tablet contando com toda a segurança e boa experiência do desktop.

Uma boa experiência de compra pode ser o grande diferencial para que um e-commerce se destaque entre as tantas opções disponíveis na internet. E garantir que o checkout faça parte dessa experiência é ainda mais importante. Quer transformar visitantes em clientes fiéis? Conte com Mercado Pago!

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