Conheça 6 tendências de pagamento no varejo para 2022
A pandemia acelerou de vez a transformação digital, trazendo novas tecnologias e mudando diversos comportamentos do consumidor. O aumento das compras online é só um desses exemplos. De modo geral, o público está mais exigente, em busca de praticidade, principalmente em relação às formas de pagamento – no e-commerce e nas lojas físicas.
Não é à toa que as carteiras digitais, Pix, compras pelo WhatsApp e uso de cartões por aproximação, por exemplo, vêm fazendo tanto sucesso. Em 2022, o uso dessas soluções deve aumentar, trazendo ainda mais oportunidades para os empreendedores.
💙 Acesso Rápido - Tendências de pagamento no varejo para 2022
Veja as tendências de pagamento que você precisa ficar de olho
Se você tem um negócio, um dos pontos importantes para o sucesso das suas vendas é oferecer métodos de pagamento que os seus clientes buscam.
Conheça algumas soluções práticas e seguras que estarão em alta em 2022:
1. Sem pix, sem venda
Em um ano de existência, o Pix foi usado por 105,2 milhões de pessoas físicas e 7,4 milhões de pessoas jurídicas. Aliás, de novembro de 2020 a novembro de 2021, foram registradas mais de 1,2 bilhão de transações.
Ou seja, não há dúvidas que ele veio para ficar, ganhando cada vez mais força entre os consumidores. É vantajoso para quem compra pela facilidade e segurança, e também para você que vende, pois conta com a possibilidades de receber instantaneamente.
2. Experiência omnichannel
Outro conceito bastante comentado, nos últimos anos, é o omnichannel. Também conhecida como multicanalidade é a possibilidade de oferecer uma experiência fluida e integrada através de diversos pontos de contato, como loja física, site e aplicativo.
De acordo com dados da Opinion Box, 80% dos entrevistados apontaram como muito importante a possibilidade de realizar trocas ou devoluções de itens comprados nas lojas on-line em físicas. Ou seja, os clientes querem fazer compras de forma ágil e sem burocracias.
3. Mais carteiras digitais
Com mais de 45 milhões de desbancarizados no país, as carteiras digitais são uma forma de democratização e de inclusão, principalmente no mundo dos pagamentos digitais. Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos brasileiros que possuem smartphones já utilizam esses serviços.
Para 2022, a previsão é ainda mais otimista: um estudo realizado pela Bain & Company prevê que esse método represente 28% do mercado de pagamentos mundial e 47% dos pagamentos em e-commerce.
4. Vendas pelas redes sociais e WhatsApp
Com uma integração cada vez maior do online e offline, outras plataformas de venda também prometem ganhar mais espaço com o social commerce ou comércio social, que nada mais do que as vendas pela internet sem precisar de um site.
Por isso, o feed do Instagram, Facebook e, até mesmo o WhatsApp, estão se tornando canais de venda importantes. Ou seja, seu negócio deve estar preparado também para finalizar compras usando essas ferramentas. Para as cobranças, você pode considerar a praticidade dos links de pagamentos.
5. Pagamentos recorrentes
Quem trabalha com serviços e produtos também precisa ficar de olho nos pagamentos por recorrência. Eles não servem apenas para serviços de streaming (serviços de transmissão de conteúdos, como Netflix e Spotify) não, viu? A previsão da consultoria Gartner é que, até 2023, 75% das empresas que atuam com vendas disponibilizem serviços por assinatura.
Isso se aplica desde a venda de kits para assinantes à comercialização de itens de recorrência, seja no mercado editorial, automotivo, de beleza, itens para pet, bem-estar e gastronomia.
6. Use e abuse do live commerce
Outro fenômeno de destaque é o live commerce– ou livestream e-commerce. Basicamente, trata-se da criação de lives pelas marcas para realizarem vendas, permitindo que os usuários comprem sem sair da tela. É a junção de entretenimento e negócio, muitas vezes impulsionados por influenciadores e pelas redes sociais, como TikTok e Kwai.
Prepare seu negócio e melhore seus resultados de venda
Independente do tamanho do seu negócio, ficar de olho nas tendências é uma oportunidade para expandir sua loja e criar novas estratégias de vendas, interagindo com seus consumidores de forma cada vez mais assertiva.
Para conseguir colocar tudo isso em prática, não deixe de contar com um bom parceiro de pagamento, que garanta segurança, inovação e boas taxas de aprovação.
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