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Diferencie-se no Dia das Mães com cestas personalizadas e artesanato

7 min de leitura Atualizado em 15/07/2024
Mercado Pago: imagem dos braços de uma pessoa segurando uma cesta com barras de chocolates como um exemplo de cestas personalizadas e um buquê de tulipas.

O Dia das Mães já está se aproximando e, com ele, a certeza de uma comemoração muito especial, repleta de amor e carinho.

Por essa razão, saber como aplicar bem esse sentimento nos produtos que vão ser procurados durante o período, principalmente para quem trabalha com artesanato ou cestas personalizadas, pode ser a oportunidade perfeita para impulsionar as vendas, agradando os clientes não só no preço, mas também na questão emocional.

 

Por que investir em artesanato e cestas personalizadas no Dia das Mães?

O Dia das Mães, como muitas outras datas comemorativas, tem uma importância extra para empreendedores. Um exemplo disso é o fato de a data ter apresentado crescimento de mais de 10% nas vendas de e-commerce em anos recentes. Para atender esse aumento de demanda, é importante um bom planejamento antecipado para a data, como organização de logística para garantir entregas e uma precificação compatível com o estoque e a realidade do mercado.

De acordo com um levantamento do SEBRAE, o segmento de artesanato é um mercado que movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano no Brasil, equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Pensando nisso, além de um segmento com grande potencial para o mercado, esse setor apresenta uma infinidade de opções criativas para presentear as mães.

Por explorarem os mais diversos materiais e contemplarem diferentes estilos, o nível de personalização desses presentes é maior e, consequentemente, seu apelo emocional também, indo ao encontro das expectativas do consumidor que, cada vez mais, tem buscado opções customizadas e que expressem valores como exclusividade e autenticidade. 

No caso das cestas personalizadas, por exemplo, há negócios que oferecem opções em que o cliente pode montar uma cesta de acordo com o estilo da pessoa a ser presenteada, podendo escolher desde os itens até as cores da decoração.

Somado à inovação das opções que podem ser apresentadas como presente, você pode ainda pode oferecer soluções vantajosas e modernas, como o pagamento por aproximação feito no celular, ajudando a aumentar ainda mais o número de vendas e conquistar cada vez mais clientes.

 

Como se diferenciar no mercado de artesanato para o Dia das Mães

Por ser uma data muito emotiva, o Dia das Mães faz com que o mercado de artesanato e cestas personalizadas, que já é altamente aquecido, fique ainda mais intenso.

E é nesse momento que surgem dúvidas como, mas, afinal, como se destacar em um segmento extremamente competitivo? Para conquistar seus clientes, é muito importante enxergar e ir além do básico!

Alguns detalhes são importantes garantir o seu sucesso nessa data única:

 

  • Especialize-se em um tipo de artesanato: por mais que às vezes você deseje abrir o leque de opções, a especialização fará com que você atinja uma excelência que vai destacar o seu produto, tornando-o uma referência para aqueles clientes que conhecerem seus produtos e serviços.

  • Ofereça opções sustentáveis: estamos em um dos momentos em que mais vemos como a preocupação com o meio ambiente se faz presente. Por essa razão, usar matéria-prima como bambu, fibras naturais e outros materiais que podem ser reutilizados e que refletem essa preocupação, pode criar empatia e impactar positivamente na reputação da sua empresa, além de conquistar um público fiel. 

  • Crie cestas personalizadas para públicos específicos: mães são sinônimo de família, e sabemos que existem públicos com os mais diversos tipos de relações familiares. Cestas personalizadas que atendam a essas realidades são uma forma de se conectar com estes clientes.

  • Utilize materiais de alta qualidade: os produtos procurados nessa época são verdadeiros presentes. Atualmente, o consumidor busca experiências inesquecíveis e produtos que realmente causem emoção. Por essa razão, ofereça produtos de qualidade, garantindo a satisfação de quem compra e de quem receberá o presente. Esse cuidado é o que certamente garantirá a você também uma chance maior de fidelização.

  • Ofereça um atendimento impecável: lembre-se que esses períodos geralmente são acompanhados por um aumento na demanda e, consequentemente, maior necessidade de prestação de atendimento para solução de dúvidas. Por isso, invista em um bom atendimento para aumentar as vendas e melhorar as chances de fidelização dos clientes em novas compras.  

  • Invista em marketing e divulgação: por mais que você tenha os melhores produtos, de nada vai adiantar se as pessoas não conhecerem o seu trabalho! Por isso, explore as redes sociais, com anúncios e publicações patrocinadas que apresentem o melhor que seu negócio tem a oferecer para o Dia das Mães. O marketing e a divulgação são peças-chave para alcançar os clientes que você procura.

  • Ofereça opções de personalização: como todo bom presente, não podem ficar de fora opções de personalização. Imagine, por exemplo, oferecer cestas personalizadas para cada “estilo de mãe” e de uma forma bem humorada destacar algumas características das mães, fazendo disso critério para montagem das cestas e permitindo que os clientes escolham os cartões, mensagens, cores e demais detalhes como itens decorativos e brindes da cesta.

  • Utilize um meio de pagamento confiável: ter uma opção moderna de pagamento que seja rápida, segura, como a Point Tap do Mercado Pago, por exemplo, é outra forma de se destacar. Além de flexibilizar o pagamento, transformando o celular em uma maquininha com a possibilidade de pagamento por aproximação, ela permite o recebimento pelas vendas na hora, direto em sua Conta Mercado Pago. Tudo de forma segura e rápida. 

  • Ofereça serviços adicionais: enriqueça suas opções de produtos com itens que possam agregar ainda mais valor ao presente ou ofereça serviços complementares como a entrega da cesta  personalizada ou dos itens vendidos.

  • Não se esqueça do pós-vendas: conhecer a opinião dos clientes é importante para melhorar seu negócio, construir laços de fidelização e, claro, atrair novos clientes que anseiam por depoimentos e avaliações de confiança. Procure saber sobre a experiência dos clientes e, quando possível, solicite que façam marcações das suas redes sociais ao postarem fotos para endossar a qualidade dos produtos e serviços.

 

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7 ideias de cestas personalizadas para impulsionar suas vendas

Com uma pitada de criatividade, muita dedicação e um planejamento preciso, é possível se destacar no mercado de artesanato e cestas personalizadas, alcançando o sucesso não só no Dia das Mães, como em outras datas comemorativas. Alguns exemplos de cestas criativas que podem ser oferecidas são:

 

1. Cesta gourmet

Uma das maiores tendências recentes são cestas com produtos mais sofisticados e selecionados que podem integrar essa cesta, como doces, queijos e vinhos importados.

 

2. Cesta relaxante

Para dar uma pausa na correria do dia a dia, produtos relaxantes como velas aromáticas e óleos para o corpo são alguns que podem ser inseridos nesta.

 

3. Cesta café da manhã

Entre as opções mais tradicionais, a cesta de café da manhã pode tanto ter produtos mais simples como pães e sucos ou ainda queijos, e frutas selecionadas, agregando um toque mais elegante à cesta.

 

4. Cesta Beleza

kits com produtos de cuidados pessoais e maquiagem podem ser facilmente montados com grupos da mesma marca, oferecendo-os por um preço interessante.

 

5. Cesta para mães de recém-nascidos

neste caso, é possível pensar de forma mais ampla. Além de produtos para o bebê, é importante inserir alguns itens que poderão tornar os dias da nova mamãe mais leves e agradáveis.

 

6. Cesta para mães esportistas

com a preocupação crescente com cuidados com o corpo e saúde, uma cesta com produtos que atendam às necessidades de atletas e esportistas é uma ótima forma de atingir esse nicho. É possível, por exemplo, oferecer alimentos saudáveis e funcionais.

 

7. Cesta para mães que amam culinária

a culinária evoluiu de forma intensa nos últimos anos. Atualmente, é possível elaborar uma cesta com diversos itens interessantes para facilitar a vida de quem ama cozinhar.

 

Personalize a experiência do seu cliente neste Dia das Mães!

Neste Dia das Mães, com preparação e inovações criativas, conquistar mais clientes e aumentar suas vendas é uma questão de tempo! Para garantir que não vai perder vendas, lembre-se: é fundamental utilizar um meio de pagamento como a Point Tap, que permite pagamento por aproximação, com maior flexibilidade, já que ela pode transformar seu celular em uma máquina de cartão de crédito.

Além dessas vantagens, você pode receber seu dinheiro na hora, direto na Conta Mercado Pago, tudo com a segurança que só um parceiro de confiança pode oferecer. 

 


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