Pagamento recorrente: 4 formas de aplicá-lo no seu negócio
Saiba como oferecer essa forma de pagamento inovadora a seus clientes
Você se lembra daqueles clubes de assinaturas de revistas e livros, em que se pagava por meses ou anos e recebíamos os produtos em casa? Hoje, não é diferente.
Se você assina alguma plataforma de streaming ou fez um plano na academia, você também deve pagar desta mesma forma, certo? Essa nova forma de pagamento é conhecida como pagamento recorrente e é um dos métodos que mais está ganhando a atenção dos empreendedores pela sua praticidade e inúmeras possibilidades que ele traz ao negócio, em questão de fidelização de clientes e expansão.
Sendo um modelo novo de fazer negócio, antes de utilizá-lo, você que empreende precisa saber como ele funciona, o que ele irá agregar em seu empreendimento e como você pode aplicá-lo, levando uma experiência de compra melhor ao seu consumidor e mais benefícios ao seu negócio.
O que é o pagamento recorrente e como ele funciona?
O pagamento recorrente, também conhecido como assinaturas ou cobranças recorrentes, é uma nova forma de pagamento utilizada por empreendedores para cobrar de seus clientes de forma regular e automática, no qual o empreendedor escolhe a periodicidade da cobrança, seja semanal, mensal, semestral ou anual.
Além dos negócios habituais que utilizam desta forma de pagamento, como academias e escolas, mais empreendimentos começaram a utilizá-lo a fim de se atualizarem e oferecerem uma melhor experiência ao seu consumidor. Plataformas de streaming de jogos e música e clubes de assinaturas, por exemplo, já utilizam o pagamento recorrente para contribuir com suas vendas.
Essa forma de cobrança funciona da seguinte maneira: o dono do negócio irá realizar agendamento de transações, fazendo com que a cobrança de seu produto ou serviço seja feita com frequência à sua escolha, sendo por semana, mês ou ano. E assim, o cliente irá escolher a forma de pagamento que mais lhe agrada e a cobrança será automática, com intervalos antes determinados pelo empreendedor.
As formas de cobrança mais comuns dentro dos pagamentos recorrentes estão o débito em conta, boleto e cartão de crédito. Os mais comuns e mais utilizados tanto pelos consumidores, quanto pelos empreendedores são os cartões de crédito e débito em conta.
Isso porque o valor cairá automaticamente na conta do cliente, sem ele precisar lembrar que precisa pagar em determinada data, além dele não precisar se deslocar para algum banco ou lotérica para realizar o pagamento.
Já a opção do boleto é mais atraente para aqueles consumidores que não possuem conta ou vínculo com nenhum banco. Nesta opção, o risco de esquecer de realizar o pagamento é maior, além da demora que pode ocorrer no processo da transação.
Vantagens de utilizar o pagamento recorrente em seu negócio
O pagamento recorrente está entre as formas de pagamento que estão sendo mais utilizadas atualmente. Segundo dados do E-commerce Brasil, o mercado de assinaturas no mundo contabiliza 18% das vendas realizadas pelo cartão de crédito e para 2023, a tendência é que 75% das organizações disponibilizem essa forma de pagamento para seus clientes.
Uma das dúvidas que cercam os empreendedores seria a aproximação do pagamento recorrente e do pagamento parcelado, que possuem sim suas diferenças. O pagamento parcelado trata-se de uma única venda, no qual o pagamento é dividido em parcelas ou prestações e o valor total já é descontado do limite do cartão de crédito, por exemplo. Além disso, o produto ou serviço já é entregue ao cliente e ele continua pagando o valor até acabar as parcelas.
Já o pagamento recorrente é uma cobrança contínua e a entrega do produto ou serviço também é realizada de forma regular, de forma que conforme o cliente vai pagando pelo que assinou, ele poderá utilizar, como é o caso das assinaturas de streaming. E ao contrário do pagamento parcelado, no pagamento recorrente o cliente só precisa ter o valor da cobrança disponível, ou seja, não compromete o limite do cartão.
Confira mais algumas vantagens de oferecer este método de pagamento em seu negócio:
- Pagamentos mais automatizados
Com o pagamento recorrente, você pode automatizar seu processo de cobrança. Não precisando realizar nada manualmente, você terá mais praticidade e agilidade em seu negócio, permitindo que você foque seus esforços em outras estratégias. Além disso, essa automatização reduz o risco de erros na cobrança. - Tenha uma gestão financeira melhor Utilizando essa forma de pagamento, você terá um controle melhor e uma previsão de receita mais certeira. Com essa visão, você consegue ter uma gestão financeira melhor, controlando seu fluxo de caixa e planejando seus gastos e investimentos.
- Mais segurança ao cobrar
A segurança contra fraudes é uma das partes que mais preocupam os empreendedores e o pagamento recorrente é uma forma segura de cobrar. Os sistemas recorrentes contam com uma proteção por criptografia, impossibilitando tentativas de fraudes e roubos. - Melhora o fluxo de caixa do seu negócio
Contato com um sistema de pagamento recorrente ágil e manter seu cliente satisfeito podem gerar um fluxo de caixa melhor para seu negócio. - Há redução de inadimplência
Além de evitar o esquecimento por parte do cliente, oferecer o pagamento recorrente em seu negócio contribui para o aumento da taxa de aprovação de compras. - Fidelizar mais clientes
Com os clientes buscando métodos mais fáceis de pagamento, vender de forma recorrente contribui para fidelizar mais clientes. Além disso, você poderá criar oportunidades com seus clientes e fortalecer o relacionamento. - Ofereça uma experiência personalizada
Quando os clientes procuram pelo pagamento recorrente, eles esperam uma experiência personalizada por parte do empreendimento. - Um pagamento mais simples para seus consumidores
Sendo uma cobrança recorrente, o cliente tem uma forma de pagamento mais simples e cômoda para ele, sem precisar contratar o serviço de assinatura sempre que quiser.
4 formas de aplicar o pagamento recorrente em seu negócio
Como um meio de pagamento relativamente novo, pode ser difícil no começo de saber qual a melhor forma de aplicá-lo em seu negócio. Mas, podemos dizer que escolher a melhor maneira dependerá do tipo do seu negócio, com o que você vende e como seus clientes compram.
Investir em atender as necessidades dos clientes é ideal ao aplicar novos métodos de pagamentos em seu empreendimento, por isso saber como utilizar o pagamento recorrente no seu negócio pode ajudar a vender mais e conquistar mais clientes.
O pagamento recorrente possui duas categorias: pagamentos recorrentes fixos e variáveis. Nos pagamentos recorrentes fixos, os clientes serão cobrados sempre no mesmo valor durante o tempo que o empreendedor definiu a cobrança. Academias e clubes de assinaturas de revistas funcionam desta maneira.
Já os pagamentos recorrentes variáveis, os clientes poderão ter algumas alterações no valor cobrado dependendo de quanto usam o produto ou serviço vendido. Contas como luz, água e serviços da prefeitura seguem dessa forma, variando de mês a mês dependendo do consumo.
Você pode oferecer a cobrança recorrente de diversas formas, seguindo sempre a preferência do consumidor e o tipo de negócio que você tem:
Boleto
bancário
O boleto bancário é o mais indicado para pessoas que não são bancarizadas, abrindo portas para realizar negócios com diversos clientes, tendo eles uma conta no banco ou não. Também é uma ótima opção para seu cliente que não possui um cartão de crédito. A cobrança pode ser feita automaticamente, a partir do envio do boleto e seu pagamento pode ser feito online, pelo aplicativo do banco, ou presencialmente, em agência ou lotérica.
Cartão
de crédito
Uma das opções mais comuns utilizadas em pagamentos recorrentes. Essa forma de pagamento evita inadimplência e esquecimento por parte do consumidor, uma vez que ele pode salvar seus dados sem precisar realizar algo com frequência. Para o empreendedor, o recebimento ocorre após 30 dias, mas é possível pedir antecipação para seu banco.
Transferência
bancária
Por esta forma, o pagamento é automatizado através da transferência previamente agendada. A cobrança é realizada na conta na data e valor acordado entre cliente e empreendedor no momento da assinatura.
Débito
automático
O débito automático também é uma opção muito procurada, principalmente pela comodidade que traz aos clientes, uma vez que não precisarão se lembrar de realizar o pagamento todo mês. Além disso, para quem vende, tem mais garantia que receberá o valor no tempo pré determinado.
Assinaturas Mercado Pago: conte conosco para realizar a cobrança recorrente em seu negócio!
O pagamento recorrente com certeza veio para ficar e investir neste tipo de pagamento para seu negócio pode garantir o aumento das suas vendas, fidelização e atração de clientes e, consequentemente, a expansão do seu negócio.
Além disso, contar com uma instituição financeira com soluções de pagamentos completas também pode te ajudar a se organizar melhor e receber na hora, sem burocracias ou complicações. Pensando em facilitar processos para o empreendedor, o Mercado Pago desenvolveu o Assinaturas, sua nova solução de pagamento recorrente.
Com ela, a experiência de pagamento é inovadora, tanto para quem compra, como para quem vende. Para o consumidor, ele pode pagar pelos produtos ou serviços tranquilamente, sem comprometer o limite de seu cartão ou ter que realizar diversas transações mensais. Para o empreendedor, o processo de cobrança é totalmente automático e seguro. Não é preciso entrar em contato com seu cliente e nem correr o risco de inadimplência ou aprovação.
Invista no pagamento recorrente como forma de pagamento e veja seu negócio crescer cada vez mais.