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Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática

Saiba como organizar seu negócio de forma segura e eficiente para ampliar seu crescimento

Mulher no computador

Seja por falta de tempo, conhecimento ou por ter demandas mais urgentes no dia a dia, alguns empreendedores deixam de lado a gestão do seu pequeno negócio, o que pode provocar diversos prejuízos, tanto na parte financeira, quanto no seu operacional. 

A prova disso são os dados divulgados pelo Sebrae, em que 24% dos novos negócios abertos no Brasil fecham as portas antes de completarem dois anos de existência e, ao final de quatro anos, esse percentual chega a 50%.

É por isso que o processo de gestão é essencial, garantindo não apenas a organização de suas demandas e obrigações, mas o desenvolvimento e aplicação de estratégias que ajudem seu negócio a manter uma boa saúde financeira, aumentando sua rentabilidade e expansão.

A importância do planejamento no pequeno negócio

O planejamento estratégico permite com que a empresa examine oportunidades do mercado a serem exploradas, ajudando a ampliar a visão, alcançar resultados e entender tanto as necessidades do seu negócio, como principalmente do seu cliente. 

Ele também possibilita atender da melhor forma o mercado, realizar pesquisas de concorrentes, mapear ameaças, investir em seus pontos fortes e melhorar os fracos, tudo isso avaliando quais são os planos para o futuro e onde seu negócio deseja estar a curto, médio e longo prazo. 

Existem alguns tópicos importantes no planejamento estratégico do negócio, sendo eles:

Diagnóstico

Diagnóstico

Através do diagnóstico, é possível avaliar e entender melhor a empresa em relação a como ela está inserida no mercado. Avalia-se também, através de ferramentas, a questão financeira, bem-estar dos colaboradores, como estão a qualidade dos produtos e serviços, a construção da marca e performance dos processos, entre outros. Ou seja, é uma fase fundamental para ampliar seu conhecimento sobre seu negócio e o mercado, ajudando no processo de tomada de decisões no decorrer do planejamento.
Objetivos

Objetivos

Por meio dos objetivos é possível definir o que deseja alcançar no futuro. Lembre-se que, para objetivos maiores, é preciso levar em consideração o médio e longo prazo, garantindo que suas estratégias estejam alinhadas à realidade do seu negócio.
Estratégias e ações

Estratégias e ações

As estratégias referem-se a realização de metas, como o lançamento de um novo produto não disponível no mercado. As ações, por sua vez, correspondem ao modo em que as metas serão alcançadas, como o investimento em marketing digital.
Métricas de desempenho

Métricas de desempenho

Para saber se está havendo progresso, é necessário usar as métricas de desempenho, que são medidas quantificáveis que analisam o resultado de seus processos, ações e estratégias, como a venda de produtos. Com isso, é possível usar métricas que analisam a performance dos vendedores, o ticket médio (valor médio de vendas por cliente), velocidade das vendas e até mesmo pesquisas de satisfação que ajudam a identificar qual foi a experiência de compra do seu cliente.
Cronograma para aplicação

Cronograma para aplicação

Essa é uma fase muito importante para garantir que o planejamento seja colocado em prática e ganhe vida exatamente como foi definido. Aqui, organiza-se os objetivos, metas, estratégias e ações em um cronograma, que para melhor resultado, pode estar visível para todos. Lembre-se que é preciso incluir no cronograma quais são as metas, quem serão os responsáveis, prazos para realização, indicadores de desempenho, meios necessários, e quais os riscos se algo nesse cronograma atrasar,  entre outras informações importantes para seu negócio.
Avaliação e revisão do plano

Avaliação e revisão do plano

Para que o planejamento estratégico seja benéfico ao seu negócio, é importante avaliar se está dando certo ou não, levando em conta o que pode ser acrescentado, adaptado, ajustado e melhorado de acordo com as novas demandas do mercado. Uma dica é ser flexível, fazendo mudanças sempre que for necessário. 

Como cuidar do operacional do pequeno negócio

O setor operacional de um pequeno negócio é formado pelas atividades da equipe, como a produção, logística, vendas, entre outros. Com isso, ele é fundamental para o funcionamento do seu negócio, desde a seleção e venda dos produtos ou serviços até a entrega para o cliente. 

Em outras palavras, é um setor que se relaciona diretamente com o cliente e também está interligado aos demais setores do negócio. Logo, se ele não está funcionando bem, os outros setores também podem apresentar resultados ruins, por isso é necessário investir em uma boa gestão, contando com estratégias que otimizam os processos operacionais, como:

 

Ferramentas e estratégias que auxiliam na sua organização

Existem ferramentas e estratégias que podem colaborar e muito com a administração do pequeno negócio e ajudar a melhorar seus resultados. 

No Mercado Pago, por exemplo, você tem acesso ao dashboard completo com soluções que auxiliam na gestão do seu negócio, incluindo a movimentação da sua conta com entradas, saídas, devoluções, controle dos lucros, relatórios sobre o valor do volume total de vendas, número de vendas, valor médio por transação e taxa de aprovação de pagamentos, entre outros. 

Além disso, você também pode usar outras ferramentas na organização do seu negócio como:

  • Demonstrativos de resultados (DRE)

    É um relatório contábil que apresenta o resumo do posicionamento financeiro do negócio em relação a um determinado intervalo de tempo, conforme o regime de competência. É uma das ferramentas de gestão mais importantes, pois analisa a lucratividade do negócio. Ou seja, mostra se teve lucro ou prejuízo. Esses demonstrativos de resultados fornecem informações fundamentais para a tomada de decisão do gestor e colaboram com o planejamento estratégico. Aliás, para um pequeno negócio, é essencial ter um relatório completo que ajuda a monitorar a área financeira. 

    Para desenvolver o DRE é possível usar a seguinte estrutura:

    DRE

  • Fluxos de caixa
    Está relacionado com o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa do seu negócio. O objetivo dessa ferramenta é levantar o saldo disponível no caixa e cuidar para que sempre exista capital de giro à disposição, tanto para gastos como impostos, folha de pagamentos, entre outros, quanto para investimentos e melhorias. Com o fluxo de caixa, é possível ter uma visão financeira do momento e do futuro do negócio, o que facilita também na tomada de decisões importantes, e com sua análise, permite criar novas estratégias ou reverter situações negativas.
  • Balanços patrimoniais
    São documentos oficiais que apresentam de forma específica a situação patrimonial e financeira de um negócio ao final de um período. O balanço considera ativos e passivos. Ou seja, bens, dívidas e lucros. Com esse tipo de documento, é possível avaliar tudo o que seu negócio possui, além de conhecer fontes de recursos e despesas, medir o valor do empreendimento, fornecer informações relevantes para investidores, entre outros.
  • OKRs (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave)
    São divididos em duas partes, sendo elas objetivos e resultados-chave. Através das OKRs é possível definir objetivos estratégicos do pequeno negócio e também definir um esquema para mensuração e acompanhamento das métricas que realmente importam. É uma estratégia que pode trazer diversos resultados se for bem aplicada. Quando estiver definindo os OKRs do seu negócio, é importante que faça escolhas mensuráveis. Por exemplo, lançar o produto X até final do ano.
  • Pesquisas de mercado e concorrência
    É através da pesquisa de mercado que é possível ter uma visão ampla do negócio, levando em conta os componentes do mercado que irão impactar na sua atuação, seja para inovar ou expandir, por exemplo. Além disso, é possível conhecer e avaliar o público-alvo, entender quem são seus adversários e como estão se comportando. Desta forma, é possível aplicar melhorias, inovações e ações que fortaleçam e façam seu negócio ganhar destaque.
  • Aplicação de diagnóstico empresarial
    A realização do diagnóstico empresarial é de grande importância. Para aplicá-lo é preciso primeiro coletar todos os dados das áreas do negócio, fazer a análise das informações coletadas, realizar a descrição dos problemas encontrados, e por fim, desenvolver estratégias para eliminar todas as falhas identificadas com o diagnóstico.
Pequena loja

Dicas para gerenciar um pequeno negócio com sucesso

Apesar do gerenciamento de um pequeno negócio não ser uma tarefa fácil, existem algumas boas práticas que podem auxiliar, simplificar e contribuir para sua evolução. Confira algumas delas:

 

  • 1   Faça sempre o controle de fluxo do caixa
    "Não descuide de seu fluxo de caixa! Anote todas as informações e não deixe passar nada. Existem ferramentas ótimas para isso, inclusive dentro do painel de controle Mercado Pago. É importante também não misturar o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa. Faça sempre essa divisão, pois essa mistura pode trazer problemas, como a falência do negócio, por exemplo.

  • 2   Defina as responsabilidades da equipe
    Para a prosperidade do pequeno negócio, é muito importante definir as funções desempenhadas pela equipe. Essa organização é fundamental também para saber se o time está completo e está sendo suficiente para as demandas do seu negócio. Aliás, oferecer capacitações pode ser uma ótima alternativa para ajudar a adquirir novas habilidades e mantê-los engajados.

  • 3   Tenha uma boa relação com os fornecedores
    Construir uma boa relação com os fornecedores da empresa pode trazer benefícios, como conseguir prazos maiores para efetuar pagamentos, bons preços, entrega rápida, entre outros.

  • 4  Cuide do ambiente de trabalho
    Todos gostam de trabalhar em um local agradável, com boas energias e um clima favorável para o crescimento de todos. Aliás, quando a equipe se sente bem onde está, a sua produtividade e motivação aumentam, refletindo diretamente nos resultados do seu negócio.

  • 5  Treine sua equipe para oferecer bons atendimentos
    Um cliente satisfeito tem mais chances de voltar a comprar em seu negócio ou, inclusive, trazer outras pessoas para consumir em seu negócio. Por isso, capacite sua equipe para que consiga oferecer uma boa experiência ao cliente e favorecer sua fidelização.

  • 6  Invista em estratégias de marketing
    Investir em estratégias de marketing para o seu pequeno negócio é uma ótima alternativa. Quando bem definidas e estruturadas, essas estratégias podem ser muito importantes para colocar seu negócio em evidência. O marketing digital é um bom caminho, pois pode fazer com que seu negócio esteja sendo divulgado de forma adequada e para seu público-alvo. E para colocar em prática essas estratégias, não necessariamente precisa acontecer algum investimento financeiro. Você pode produzir conteúdos e entregar organicamente através das redes sociais.

  • 7  Use ferramentas que auxiliam na gestão
    Tudo o que pode contribuir e facilitar a gestão do negócio deve ser aplicado. No Mercado Pago, além de ter acesso à conta digital gratuita, seu negócio também pode acessar soluções que facilitam a cobrança de seus clientes, organizam suas movimentações financeiras e ajudam a ter acesso a relatórios importantes sobre operações, faturamentos, entre outros.

  • 8  Promova melhorias contínuas
    Aperfeiçoar produtos, serviços, processos e modelos de gestão, deve fazer parte do negócio e da rotina da equipe. Com as inovações constantes do mercado, há sempre o que melhorar. Para isso, ouça os membros da sua equipe, realize pesquisas de mercado, observe sua concorrência e desenvolva outras ações que ajudem seu negócio obter melhorias contínuas.

  • 9  Controle o desempenho dos processos
    Para uma boa gestão, controle o desempenho dos processos através da criação de indicadores e metas, que devem se atentar às áreas de vendas, produção, finanças, clientes, equipe, entre outras. Procure fazer reuniões com os responsáveis para avaliar o andamento destes processos.

  • 10  Não descuide das finanças
    Não deixe as finanças de lado, pois elas são indispensáveis para a sobrevivência e perpetuação do seu negócio. Esteja sempre em alerta com o fluxo de caixa e faça um plano de orçamento. No Mercado Pago é possível acompanhar a movimentação financeira do seu negócio, podendo organizar seus custos e lucros de forma adequada e segura.

As soluções do Mercado Pago para gerenciar seu pequeno negócio

No Mercado Pago, a gestão do seu pequeno negócio pode ser facilitada através dos recursos disponíveis na conta PJ, como as ferramentas que facilitam sua gestão financeira e controle de todas as movimentações para investir de forma responsável em seu crescimento. 

Assim, com essas ferramentas é possível administrar seu negócio com simplicidade e com mais responsabilidade, aumentando as chances de alcançar suas metas e melhorar seus processos internos com mais agilidade, segurança e estratégias para suas tomadas de decisões.

Conheça as soluções da conta Mercado Pago e potencialize os resultados do seu negócio!

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