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Dropshipping: como criar uma marca forte para uma loja digital

Escrito por Equipe Mercado Pago | Nov 9, 2023 11:45:00 AM

Nem só de boas escolhas de segmento e produtos vive o dropshipper brasileiro. É imprescindível incluir em seu planejamento a criação de uma loja que realmente se destaque em relação às outras.

Entenda como fazer isso, criando um espaço virtual atraente e eficaz, capaz de converter visitantes em clientes fiéis:

 

Construa uma identidade visual consistente

A identidade visual inclui elementos como logotipos, paleta de cores, tipografia e elementos gráficos. Certifique-se de que esses elementos representam a personalidade da sua marca e estão alinhados com seu público-alvo. 

Por exemplo, se você estiver vendendo roupas de luxo, sua identidade visual deve ser elegante e sofisticada, enquanto uma loja de produtos ecológicos pode adotar uma abordagem mais natural e sustentável.

 

Defina o tom de voz da sua marca

Além da identidade visual, o tom de voz da sua marca desempenha um papel muito importante na construção de conexões com os clientes. A partir dele, você pode determinar  se sua marca terá um tom de voz amigável, profissional, divertido, sério ou informativo. Isso deve refletir a personalidade da marca e se adequar ao seu público-alvo.

 

Alinhe seus valores aos valores do seu público-alvo

Um dos fatores que mais atrai a atenção do público é justamente o posicionamento de uma marca. Da mesma forma, é comum observarmos o abandono de clientes e entusiastas quando alguma marca se envolve em situações delicadas ou se mostra com valores desalinhados em relação ao seu público. 

Tendo isso em mente, estude bem os desejos e valores do seu público para evitar que ao se comunicar, sua marca transmita uma mensagem errada, afastando clientes em vez de atrair e converter

 

Escolha o tema certo

Após a definição da identidade da marca, o próximo passo é escolher um tema para sua loja digital. Ao definir quem será seu parceiro de plataforma - onde você montará toda a sua loja - verifique quais as opções de temas e cores que você pode explorar para personalizar seu dropshipping.

A Yampi, por exemplo, é uma das plataformas mais conhecidas no segmento, em que você pode criar sua própria loja virtual gratuitamente. Nela, é possível escolher entre seis temas disponíveis para encontrar um que vá ao encontro da sua estratégia e transmita com fidelidade a personalidade da sua marca.

 

Edite o tema selecionado

É comum que alguns lojistas façam a seleção do tema, mas não se aprofundam nas edições. Esse segundo passo é o que pode dar à sua loja digital características muito particulares para que ela se diferencie em relação às demais. Faça ajustes em cores, fontes, layouts e elementos visuais para criar uma experiência de compra envolvente. Tudo o que você puder personalizar e colocar a “cara” da sua loja vai fixar seu posicionamento na mente dos clientes.

 

Personalize as páginas

Normalmente, ao montar sua loja com parceiros como a Yampi, você recebe orientações guiadas na própria plataforma para otimizar a usabilidade e a experiência do visitante. Lembre-se de que uma loja digital bem organizada e intuitiva torna a jornada de compra mais agradável e eficiente para seus clientes.

 

Priorize um design amigável e responsivo

Procure priorizar um layout no qual o design da sua loja seja responsivo, ou seja, que se adapte automaticamente a diferentes tamanhos de tela, como smartphones e tablets. Com o aumento das compras móveis, ter uma loja digital mobile-friendly é essencial para alcançar um público mais amplo.

 

Escolha fotos com boa qualidade

Imagens de produtos em alta qualidade são fundamentais para convencer os clientes a comprar. Como o contato com a mercadoria é diferente no modelo dropshipping e o lojista nem sempre consegue produzir fotos, procure fornecedores que tenham esse recurso ou então faça buscas utilizando as especificações técnicas dos produtos junto aos fabricantes para disponibilizar imagens mais próximas do real.

Você pode ainda criar um canal de comunicação com seus clientes, solicitando fotos dos produtos recebidos como uma forma de construir relacionamento e reunir acervo de imagens.

 

Elabore descrições detalhadas e persuasivas

As descrições de produtos são extremamente importantes para uma loja digital. Junto com as imagens, elas são sua maior aliada para apresentar de forma objetiva e precisa todos os detalhes do que está disponível em sua loja.

Uma descrição mal elaborada, por exemplo, pode gerar dúvida e até mesmo induzir o consumidor a erro. Os reflexos dessa experiência negativa podem ser devastadores para sua loja.

 

Explore avaliações e depoimentos de clientes

Disponibilize campos para avaliação e compartilhamento de depoimento dos clientes em suas páginas de produtos. Essas são ótimas ferramentas para auxiliar novos compradores, além de reforçar sua credibilidade, uma vez que os visitantes conseguem verificar que você já tem clientes satisfeitos com produtos e atendimento.

Não faça uso de depoimentos comprados, pois hoje é muito fácil identificar essas fraudes e quando elas são constatadas, as implicações legais são extremamente complexas.

 

Mantenha o FAQ atualizado

Nem sempre é possível dar conta dos atendimentos com a velocidade que alguns consumidores esperam, por isso mantenha uma página de perguntas frequentes sempre atualizada e incentive os visitantes a acessarem. 

Lá você consegue fazer um primeiro filtro de atendimento, já oferecendo a solução para muitas dúvidas. Essa agilidade é determinante para diversas pessoas que estão em busca de uma loja digital de confiança para comprarem algum produto.  

 

Estratégias de Upselling e Cross-selling

Como uma forma de converter ainda mais em sua loja, ofereça sempre em suas páginas opções de produtos relacionados (cross-selling) e ofertas especiais para produtos premium (upselling).

 

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A sua loja digital é seu melhor cartão de visitas

Ao decidir entrar no mundo do comércio online, é importante sempre considerar que as pessoas irão pesquisar sua empresa e sempre terão como um critério de avaliação a sua credibilidade. Esta, por sua vez, está diretamente atrelada à imagem que você transmite em sua comunicação e na organização da sua loja digital. Por essa razão, mantenha sua loja bem organizada e realize análises frequentes junto a seus clientes. Esse feedback é fundamental para moldar seu atendimento e ofertas à demanda.

Quando você consegue proporcionar uma experiência segura e confortável a seus visitantes, certamente o processo de compra se torna mais facilitado e, consequentemente, com maiores chances de se repetir.

 

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