A Black Friday já faz parte do calendário do comércio brasileiro. Mas, nos últimos anos, muitos empreendedores perceberam que não precisam esperar até a última sexta-feira de novembro para começar a vender mais.
A estratégia do esquenta Black Friday vem ganhando força justamente por antecipar o interesse do cliente, gerar vendas antes da data oficial e fortalecer o relacionamento com quem já conhece seu negócio.
O esquenta funciona assim: em vez de concentrar todas as promoções em um único dia, você cria um período de ofertas especiais, que ajuda a manter seu cliente em alerta e engajado. E então, quando chega, de fato, a última sexta-feira de novembro, sua base já está no clima e você pode criar uma super condição exclusiva para aumentar as vendas e o engajamento.
Segundo pesquisa realizada em 2023 pela empresa de tecnologia Wake, a Black Friday já se consolidou como uma ação que acontece mais do que apenas alguns dias, e que quase 40% dos consumidores buscam pelas ofertas antes da data oficial. Isso sugere que quem se antecipa consegue conquistar a atenção e aumentar as chances de vendas.
Quando você antecipa promoções, cria um ambiente de expectativa e deixa seus clientes atentos, esperando novidades, além de perceberem que vale a pena acompanhar seu negócio. Esse movimento gera um ciclo positivo: quanto mais você cria esse hábito de oferecer vantagens no esquenta, mais o público se prepara para comprar com você ano após ano.
Além disso, o esquenta Black Friday é uma ferramenta que ajuda a organizar o estoque e a equipe com antecedência, evitando correrias e falhas no dia da grande promoção. A estratégia ainda é eficaz para atrair clientes exclusivos com brindes ou ofertas diferenciadas, criando sensação de exclusividade, além de diluir a demanda sobre um único dia, já que parte das vendas acontece antes.
Imagine, por exemplo, um pequeno e-commerce de roupas. Em vez de esperar o grande dia, ele lança uma semana de promoções antecipadas com descontos em peças de coleções passadas. O resultado? Ele gira o estoque, conquista novos clientes e ainda cria expectativa para o dia oficial da Black Friday.
O esquenta Black Friday não se resume em apenas vender, mas fazer o cliente sentir que está recebendo algo especial e vantajoso ao “acessá-lo”. A ideia aqui é que ele enxergue valor no seu negócio, algo que o faça preferir o seu produto/serviço ao invés do da concorrência. Veja algumas dicas que podem transformar sua estratégia:
Faça stories, posts e banners com frases como “faltam 5 dias para nossas ofertas exclusivas”. Isso mantém seu público curioso e engajado.
Transforme o que está encalhado em oportunidade. Fazer uma queima de estoque no esquenta e vender a nova coleção na Black Friday oficial pode ser uma boa estratégia para fazer a renovação de produtos que sua loja precisa.
Se você sabe quais itens têm maior procura, use-os como chamariz durante o esquenta Black Friday. Um exemplo: oferecer um desconto especial no celular mais vendido pode aumentar o tráfego e engajamento.
Seja claro com seus preços e não faça aumentos às vésperas da data, pois isso pode ser caracterizado como “Black Fraude”.
Estabeleça objetivos específicos, como por exemplo: aumentar em 20% o faturamento da semana ou conquistar 50 novos cadastros no site.
Prepare uma comunicação consistente, seja no WhatsApp, nas redes sociais ou por e-mail. Lembre-se: clientes precisam ser lembrados várias vezes antes de efetivar a compra. Por isso, antes do próprio esquenta, já comece suas ações de marketing.
Só oferecer boas promoções não é suficiente. É preciso preparar o negócio com estratégia e organização para que o cliente tenha uma experiência positiva do começo ao fim. Isso é essencial para que ele volte no dia da Black Friday oficial e se fidelize à sua marca. Veja algumas boas práticas:
Quando o assunto é solução de pagamentos e Conta PJ, o Mercado Pago pode te ajudar nesse processo, pois oferece diferentes formas de cobrança, como:
Todas essas ferramentas são integradas à Conta PJ do Mercado Pago, que permite acompanhar as vendas em tempo real, separar ganhos por período e até acessar crédito conforme o movimento do seu negócio.
O esquenta Black Friday permite organizar estoque, treinar equipe, atrair novos clientes e gerar vendas antecipadas, para que seu negócio chegue ainda mais forte e preparado para a data oficial. Mas, para dar certo, é preciso estratégia e transparência, com cada ação sendo pensada para entregar valor ao cliente, não apenas para vender.
O Mercado Pago, além de oferecer diferentes meios de pagamento, como Pix, link de pagamento, Point Tap e maquininhas Point, ainda tem a Conta PJ, uma solução feita para simplificar a gestão financeira do negócio. Com ela, você acompanha suas vendas, separa ganhos por período, organiza o fluxo de caixa e ainda tem acesso a crédito facilitado. Tudo em um só lugar, de forma simples e prática. Experimente!
💡 Leia também:
Promoção Black Friday e Cyber Monday: estratégias para aumentar lucro
Qual a diferença entre faturamento e lucro e seus impactos no negócio?
5 ideias de mensagem do Dia do Cliente para atrair atenção
Como usar as metas SMART para organizar as finanças do negócio
Passo a passo para criar uma reserva financeira e evitar crises