O ano de 2021 foi marcado pela abertura de empresas no Brasil. Segundo um levantamento do Sebrae, houve um aumento recorde de micro e pequenas empresas no país. Só nos seis primeiros meses foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020. O percentual é considerado o maior desde 2015.
Se o ano passado foi positivo para os empreendedores, 2022 promete ser melhor ainda. Isso porque, nos últimos anos, diversos modelos de negócios lucrativos estão surgindo. Ou seja, não é à toa que 50 milhões de brasileiros desejam abrir um negócio nos próximos três anos. Se você é um deles, descubra como tirar seus projetos do papel agora mesmo.
Empreender é algo que vai muito além da necessidade. Para muita gente, representa objetivos, como:
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Independente da sua motivação para abrir um negócio, é importante prestar atenção em alguns pontos-chave para acertar nas suas decisões e conseguir desenvolver as estratégias necessárias desde o começo.
O primeiro passo na hora de empreender é o plano de negócios. Ele é a base na hora de definir o melhor caminho e metas para atingir seus objetivos. Nesse documento, entram diversas informações, entre elas os dados financeiros, produtos e serviços, possíveis contratempos e fornecedores.
Durante a elaboração desse planejamento, é importante muitas pesquisas para ter clareza do seu momento atual e onde quer chegar.
Não existe negócio sem entender os clientes. Por isso, é necessário segmentar o seu público-alvo. Tendo isso bem definido, é possível partir para as próximas etapas. Depois disso, você consegue escolher o melhor ponto de vendas, como se comunicar com os consumidores, quais são as melhores estratégias de marketing e muitas outras estruturações.
É recomendável que o planejamento das ações de marketing na internet esteja presente desde o primeiro momento de um negócio. Afinal de contas, ele é essencial para trazer os primeiros clientes.
Mesmo quem está começando e não tem tanto dinheiro para investir, pode ter resultados surpreendentes com estratégias de marketing digital que não precisam de investimento financeiro, por exemplo, a atração de clientes nas redes sociais de forma orgânica.
Com tantos negócios abertos, é indispensável encontrar formas de chamar a atenção dos compradores. Para isso, existem diversos diferenciais competitivos, entre as possibilidades: preço mais atrativos, pagamentos facilitados e benefícios de compra (exemplo BNPL).
Lembrando que é importante deixar claro o seu principal diferencial. Sem contar que isso precisa estar alinhado com o seu produto, público-alvo e, é claro, os objetivos do seu empreendimento.
Com todos os pontos anteriores em mão, chegou a hora de listar tudo aquilo que você já tem e o que está faltando para abrir um negócio, além de incluir os objetivos e metas para curto e médio prazo.
Desde o início, procure criar processos para monitorar os resultados e adotar uma rotina de avaliação do negócio. Assim, você pode entender se ele está crescendo da maneira esperada e, aos poucos, vai implementando as melhorias necessárias.
Começar um negócio pode transformar a vida de diversas formas, seja para conquistas profissionais, financeiras ou outras motivações pessoais. Independente dos objetivos, resultados surpreendentes virão com o planejamento e disciplina. Seguindo as dicas acima, você está pronto para desenvolver sua jornada empreendedora de sucesso.