A constante evolução que a nossa sociedade enfrenta faz com que todos os meios sejam afetados, principalmente aqueles em que fazemos nossas transações financeiras. A tecnologia NFC (Near Field Communication ou comunicação por campo próximo) é uma das tecnologias que vem evoluindo e entrando no gosto do consumidor, fazendo com que ele opte com mais frequência por este tipo de pagamento em suas compras.
Explorar este tipo de pagamento NFC, é necessário para se moldar a experiência de compra do consumidor moderno, que busca cada vez mais novas formas de comprar de maneira mais simples, fácil, rápida e segura. Atualmente, diversos segmentos de negócio já entenderam a real importância dessa forma de pagamento para a experiência de compra, resultando em uma fidelização melhor do cliente.
Os pagamentos utilizando a tecnologia NFC, uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos eletrônicos, como smartphones ou cartões de crédito, quando estão muito próximos um do outro, geralmente a uma distância de poucos centímetros, cresceram mais de 40% no país, somente no primeiro trimestre de 2023. Nada mais, nada menos que 48% a mais que o ano anterior, revelou a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).
Esse alto número é um misto de facilidade com agilidade, proporcionado pela tecnologia NFC.
Além de ganhar destaque por estas características, essenciais para a melhor experiência de compra, a tecnologia NFC ainda se destaca pela sua praticidade em poder ser utilizada através de cartões e dispositivos como smartphones, smartwatches e maquininhas de cartão que se comunicam entre si quando próximos.
Toda essa facilidade também vem aliada à segurança, higiene e agilidade, o que impacta profundamente em como os consumidores realizam suas compras, tornando o processo mais conveniente e eficiente.
Seja para aumentar a experiência de compra do seu negócio, proporcionar mais facilidade ou então para não perder vendas, a tecnologia NFC é uma importante aliada e traz inúmeros outros benefícios para deixar o dia a dia de cobranças da sua loja mais fácil.
Algumas das principais vantagens são:
As transações não exigem contato e nem transmissão de dados, são feitas através de uma comunicação por dois campos que se aproximam. Desta forma não há troca de informações importantes e riscos.
Além das opções que você já oferece em sua loja, seu negócio conta com mais uma opção de pagamento para não perder vendas e otimizar o processo de vendas.
Você pode contar com a tecnologia NFC utilizando uma maquininha de cartão diretamente no seu negócio, sem necessidade de instalações complexas ou algo similar.
Com a tecnologia NFC, as transações são feitas em segundos, sem necessidade de troca de informações demoradas e complicadas.
Seu negócio ganha em relação ao concorrente por conter um meio de pagamento que aceita aproximação de celular ou smartwatch, além de oferecer uma forma de pagamento inovadora.
Assim como a sociedade enfrenta constantes mudanças, o mercado também caminha junto e faz com que quem esteja nele seja arrastado junto às mudanças. Neste caso, fazer parte da mudança e entrar no jogo com a tecnologia em mãos é uma necessidade para melhorar a experiência de compra.
Contar com a tecnologia NFC pode ser um diferencial significativo na hora da venda, proporcionando melhor satisfação do seu cliente.
E como satisfação do cliente é sempre uma meta a ser buscada, existem algumas maneiras de transformar a experiência do cliente usando e abusando da tecnologia. Um exemplo disso são as maquininhas Point do Mercado Pago, que oferecem o pagamento por aproximação NFC, facilitando ainda mais os processos de pagamento.
Transforme a experiência de compra seguindo essas dicas:
👉 Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática
Surfar a onda do momento é sempre uma boa maneira de se manter em destaque no mercado e essa onda veio para ficar. A tecnologia NFC já redefiniu o gosto dos brasileiros na hora de pagar suas compras e fez com que aqueles consumidores mais modernos já adotassem quase que imediatamente o pagamento NFC como método principal.
Por isso, estar atento e pronto para esta nova tecnologia é essencial para não perder vendas, fidelizar clientes e fazer o negócio crescer. Tudo isso através de uma solução segura, conveniente, ágil e que não apenas transforma a experiência de compra dos seus clientes, mas também proporciona mais facilidade e inovação no dia a dia.
💡 Leia também:
Pagamento NFC: 4 vantagens de cobrar por aproximação
Aproximou, cobrou: 5 vantagens do pagamento por aproximação
6 formas de receber pagamento por aproximação de forma segura
Point Tap: a nova solução Tap to phone do Mercado Pago
Point Mini NFC: 5 funcionalidades que favorecem as vendas