Quem tem o empreendedorismo na veia, está sempre na busca por novos modelos de negócio, e se este for o seu caso, mas ainda está sem ideia de que caminho seguir, saiba que o nicho de alimentação saudável vem crescendo de forma rápida e constante. Segundo o SEBRAE, esse setor cresce em média 12,3% ao ano no Brasil. Isso mostra a relevância e prosperidade que investir em alimentação saudável tem no País.
Uma das formas de entrar neste novo negócio é entender como calcular o preço e o valor do seu produto, Contar com ferramentas especiais, como o Simulador de Custo Mercado Pago, pode fazer a diferença na hora da escolha.
O mercado da alimentação saudável cresce por diversos motivos, como a necessidade das pessoas em se alimentar melhor, a praticidade que este tipo de alimentação proporciona e também pelas tendências e influências vindas do mundo digital. O bom nisso tudo é que, além de entrar em um modelo de negócio promissor, você ainda contribuirá para o bem-estar dos seus clientes.
Este modelo de negócio também tem seu destaque por contar com um enorme leque de possibilidades promissoras. Mas existem também necessidades, ou seja, não basta apenas abrir seu novo negócio e fazer sucesso, existem passos no meio destes dois objetivos que precisam ser seguidos. Um destes passos é o destaque do seu negócio frente à concorrência, em relação a custo e experiência.
Uma das maneiras de se destacar é contar com soluções, como Simulador de Custos Mercado Pago, afinal, através dele você saberá quanto irá receber por cada venda, entendo a vantagem de fazer isso e também ter uma precificação mais justa.
Se você é um empreendedor, deve saber que para qualquer tipo de negócio, a organização e o planejamento são essenciais, este, inclusive, deve ser o foco, criando um planejamento de estratégias, ações e soluções que devem ser tomadas para que tudo dê certo. No planejamento do modelo de negócio de alimentação saudável, é fundamental abordar objetivos, metas e investimentos necessários para alcançar tudo isso.
Dessa forma, seu negócio consegue iniciar já prosperando. Além disso, algumas dicas são essenciais para começar hoje mesmo:
Avalie dados, entenda a demanda que a sua região tem, avalie concorrentes e faça pesquisas e estudos sobre o mercado de alimentação no local que deseja iniciar seu negócio.
Dentro do universo da alimentação saudável, existem nichos específicos em que você pode focar e oferecer linhas especiais, como veganismo, vegetarianismo, alimentação sem glúten ou lactose, produtos orgânicos ou funcionais.
Ao avaliar o seu público, é interessante saber o que ele busca, se é uma linha especial, se são produtos diferenciados, se precisam de produtos congelados, se desejam comprar em grande volume ou de forma unitária, etc.
Na produção própria, tudo fica ao seu encargo, planejamento, criação da marca, busca e preparação de produtos, cuidado com embalagem, estratégias e outros. Já na franquia, você trabalhará com produtos que já estão consolidados, porém, terá menor liberdade de mudanças, já que o modelo de negócio é mais fechado.
Ao entender qual modelo de negócios mais se encaixa com o seu perfil, é interessante criar um plano de negócios, com análise de mercado, definição de produtos e serviços, estratégias de marketing, investimento, metas e objetivos a serem alcançados. Neste plano de negócios, você também terá todas as informações necessárias para revisitar sempre que precisar.
O cardápio é a porta de entrada do consumidor no seu negócio, por isso, deve ser atrativo e contar com diversos itens, para satisfazer os variados gostos dos seus clientes.
Serviços como entrega, meios de pagamentos diversos, itens personalizados, programa de fidelidade ao cliente, possibilidade de montar kits e outros podem ser ações chamativas aos clientes. Imagine, por exemplo, oferecer uma opção em que seu cliente possa montar kits de refeições para a semana toda por um valor atrativo. essa possibilidade traz vantagem pela praticidade de realizar apenas uma compra de maior valor agregado para o cliente e a chance de fidelização para você.
Utilizando uma maquininha de cartão tecnológica e de última geração, como a Point do Mercado Pago, seu negócio tem mais facilidade em aceitar diversos meios de pagamento, e contar com recebimento do dinheiro das vendas na hora em sua conta.
👉 Quero descobrir Como começar um negócio
Agora que investir no modelo de negócio de alimentação saudável já é um caminho desvendado, é hora de entender como calcular seus custos para conseguir precificar melhor os seus produtos, para poder vender mais e melhor.
Através do Simulador de Custos Mercado Pago seu negócio terá previsibilidade, isso porque ele faz o cálculo exato do quanto você recebe por cada venda, já mostrando as taxas cobradas pelas formas de pagamento, possibilitando uma melhor gestão de custos.
Para utilizar o Simulador de Custos do Mercado Pago, você precisará:
Investir em um novo modelo de negócios pode ser essencial para vender e lucrar mais. O nicho de alimentação, além de estar em constante crescimento, ainda proporciona bem-estar e facilidades. Com a solução certa, fazer com que esse projeto dê certo é mais simples, por isso, utilizar o Simulador de Custos do Mercado Pago como ferramenta para precificar e ter previsibilidade fará com que você tenha ainda mais sucesso.
O Mercado Pago também tem um leque de soluções que vão te ajudar nesta empreitada, como as maquininhas Point que, além de tecnológicas, ainda contam com taxas atrativas e a possibilidade de receber por suas vendas na hora através da Conta Mercado Pago.
💡Leia também:
Convide e Ganhe: Point Mercado Pago com 100% de cashback
Passo a passo: como fazer sua primeira venda com a Maquininha Point
Pagamento NFC: 4 vantagens de cobrar por aproximação
Maquininha de cartão do Mercado Pago: conheça os modelos e taxas
Por que escolher uma máquina que aceita vale alimentação e refeição?