De acordo com informações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), são pagos mais de 10 milhões de boletos no Brasil todos os dias, o que chega ao número de 3,7 bilhões por ano. No e-commerce, este ainda é o segundo método de pagamento preferido pelos compradores, ficando atrás apenas dos cartões de crédito. Não é à toa que, segundo o Sebrae, pelo menos 75% dos sites de compras brasileiros oferecem boletos em suas formas de pagamento.
A boa notícia é que eles também são uma ótima opção para os vendedores, que não enfrentam problemas de recusa de pagamentos, comuns às transações realizadas com cartão de crédito. E é claro que no Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, você também conta com todos os benefícios desse método para oferecer aos clientes da sua loja online. Realizar a cobrança por Boleto Mercado Pago ajuda o seu negócio a criar uma experiência de pagamento ainda melhor.
Quando o cliente escolhe fazer uma cobrança por Boleto Mercado Pago, o documento é gerado pelo empreendedor, que o disponibiliza para o pagamento. O consumidor, então, vai até um caixa eletrônico, utiliza o aplicativo do seu banco ou acessa o internet banking através do seu computador para realizar o pagamento e completar a transação.
No Mercado Pago, além da opção de boleto bancário comum, para pagamentos à vista, também é possível oferecer a possibilidade de parcelamentos com este método. A cobrança pode ser feita tanto por aplicativo quanto pelo computador e a solução é disponível apenas para quem possui CNPJ ativo.
No Boleto Mercado Pago, não há a opção de cancelamento, caso você tenha enviado um com valor ou para o remetente errado. A melhor solução é informar o seu cliente e pedir que ele não pague o atual, e emitir um novo, com as informações corretas. Além disso, o limite para geração de boleto pode variar, então antes de usar esse meio de pagamento, é necessário consultar algumas condições.
Ah! E uma informação importante: o boleto irá com o nome do Bradesco ou do Banco Safra, mas é informado que é referente ao Mercado Pago. E você não precisa ficar esperando que o pagamento caia na sua conta. Logo após o pagamento feito pelo seu cliente, você recebe o dinheiro na hora, diretamente em sua conta.
Estamos falando do boleto com o preço mais competitivo do mercado e que realiza a cobrança apenas por boletos compensados ou pagos, e não por boletos gerados. E ainda é uma ótima maneira de atrair clientes que não possuem um cartão de crédito, principalmente se o ticket médio do seu e-commerce é mais alto.
👉 Quero saber mais sobre Gestão financeira do negócio
Além de todas essas vantagens que só o Mercado Pago proporciona aos donos de negócio, é possível oferecer esse método de pagamento de algumas maneiras diferentes:
Nos casos de link de pagamento e checkout, o prazo de recebimento é em até três dias após o pagamento, com uma taxa de R$ 3,49. Já o recebimento da cobrança por Boleto Mercado Pago é feito na hora após o pagamento, em uma taxa de R$ 1,99.
Começar a cobrar por boleto é muito simples. Primeiro, é possível emitir boletos pelo aplicativo do Mercado Pago, diretamente do seu celular ou pelo desktop, logo após fazer o login no site do Mercado Pago.
Siga os seguintes passos:
Com seu boleto cobrança do Mercado Pago pronto, é só compartilhar, copiando o link.
Realizar a cobrança por boleto, através de um e-commerce, por meio de link de pagamento, pode mudar os processos de vendas do seu negócio, tornando-os mais seguros, práticos e versáteis. Além disso, você abre portas para mais oportunidades de vendas e conquista mais lugares no mercado.
Com Mercado Pago, você oferece os melhores métodos de pagamento. Comece a oferecer hoje mesmo a possibilidade de pagamentos com boleto bancário, melhore a experiência de pagamento na sua loja digital e aumente suas vendas.
💡Leia também:
Vender por link com MEI: como o link de pagamento Mercado Pago ajuda
Link de pagamento Mercado Pago: venda online com distanciamento social
Venda mais com Link de pagamento parcelado Mercado Pago
Link de Pagamento Mercado Pago: garanta mais segurança em pagamentos
Código QR e link de pagamento Mercado Pago: quando usar cada solução