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Casa e decoração com Mercado Pago: Aprovação e cobertura de Chargeback

Escrito por Equipe Mercado Pago | Sep 24, 2020 12:00:00 PM

Hoje em dia, não importa o que queira comprar, você encontra on-line. Principalmente em tempos de distanciamento social, quando é mais seguro fazer as compras de casa. Mas é claro que alguns segmentos, por conta do tipo de produto, ticket médio e alguns outros fatores, acabam fazendo mais sucesso entre os consumidores digitais. O de casa e decoração, certamente, é um deles.

Com uma das maiores diversidade de produtos do mercado digital, as lojas que comercializam itens deste tipo têm o maior espaço de crescimento no e-commerce brasileiro. Também representam o segmento com maior índice de comparação de preços e em que o custo do frete é um grande influenciador na hora da compra - podendo afastar compradores quando muito elevado.

Com o ticket médio de R$ 1 mil, se aproveita cada vez mais das estratégias de omnichannel e tem 85% de suas vendas feitas através do método de pagamento preferido do público digital, o cartão de crédito. Mas é claro que com tanto crescimento e com tanta procura por parte do consumidor, este segmento também tem seus pontos de dor - alguns extremamente comuns às vendas on-line e outros bem específicos. Por conta do ticket médio, por exemplo, são as lojas que acabam tendo um alto custo de fraudes, o que pode ser sinônimo de grandes prejuízos.

 

 

Como Mercado Pago ajuda a resolver os desafios dos e-commerces de casa e decoração?

No Mercado Pago, estamos sempre atentos à realidade de cada segmento para que possamos oferecer soluções que fazem sentido e funcionam de verdade. No caso dos e-commerces de casa e decoração, entendemos que conciliar um bom índice de aprovação e cobertura total de chargebacks é essencial para garantir bons negócios e uma ótima experiência de venda, sem descuidar da proteção contra fraudes. Por isso, oferecemos essas funcionalidades através de duas ferramentas: nosso sistema antifraude e a Política de Proteção ao Vendedor.

 

Mais segurança e mais aprovações

Com o antifraude, as transações ficam protegidas contras as tentativas de fraude, mas não têm as taxas de aprovação de pagamentos impactadas negativamente. Na tentativa de criar alta proteção, muitos sistemas bloqueiam pagamentos legítimos e criando os falsos positivos - quando uma transação é tratada como fraude, sem ser.

Combinamos as tecnologias de inteligência artificial e machine learning a uma equipe de revisão manual para evitar que isso aconteça e chegamos a números que batem 90% de aprovação neste segmento específico. O processo de aprovação ou recusa de um pagamento funciona assim:

  1. Depois do preenchimento das informações de pagamento por parte do comprador, a inteligência artificial analisa milhares de variáveis, entre elas: interações do usuário, velocidade das transações, histórico de compras, frequência de uso cartão, preferências de entrega, geolocalização, etc. Isso tudo acontece em segundos e é feito utilizando a rede neural própria do Mercado Pago, que conta com informações de qualquer usuário que já tenha feito uma compra na plataforma. Se estiver tudo certo, a compra é aprovada. Se não, passa para o "second score".

 

  1. O "second score" é uma varredura mais profunda das informações, utilizando bases de dados externas. Nesta etapa, as regras para aprovação são um pouco mais severas, já que a intenção é validar a identidade do comprador. Caso ainda haja incertezas, passamos para a última etapa, a revisão manual.

 

  1. Por fim, se ainda houver incertezas, nossa equipe de analistas especializados faz a checagem manual dos dados apresentados para a compra. Esses especialistas podem validar as informações através de bancos de dados e/ou entrar em contato telefônico para aprovar ou não aquele pagamento.

 

Isso tudo garante que tentativas de fraude sejam bloqueadas e pagamentos legítimos sejam aprovados.

 

Proteção contra chargebacks com Mercado Pago

Nossa plataforma e nossa equipe também estão preparadas para proteger as lojas digitais contra as contestações de pagamento - os temidos chargebacks. Fazemos isso oferecendo cobertura total de chargebacks através do Programa de Proteção ao Vendedor e auxiliando os lojistas para que possam responder às reclamações sem criar grandes dores de cabeça ou perder clientes.

Em nosso dashboard, ainda é possível ter uma visão clara de todas as vendas que tiveram reclamações ou pedidos de contestação, com informações de quais os documentos necessários para a cobertura e o prazo limite para envio dos mesmos.

Também estamos prontos para auxiliar as lojas quando o comprador faz a solicitação de chargeback junto à emissora de seu cartão de crédito, entrando em disputa para comprovar a entrega dos produtos e evitar prejuízos indevidos aos lojistas.

O melhor é que tudo isso vem acompanhado de ótimas soluções de pagamentos on-line e taxas extremamente competitivas. Tudo para que sua loja de produtos de casa e decoração venda muito mais e ofereça uma experiência incrível.

Em qualquer segmento, conte com Mercado Pago

Nossas ferramentas foram criadas especialmente para atender o seu e-commerce, seja qual for o seu segmento e a realidade do seu negócio. Conte com nossas soluções e equipes de especialistas para vender com segurança, garantindo mais aprovações de pagamentos.

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