Existem, atualmente, muitas soluções financeiras disponíveis para quem é microempreendedor individual que podem ajudar seu negócio, e o cartão de crédito empresarial é um exemplo. A seguir, vamos esclarecer alguns pontos e tirar dúvidas para te ajudar a tomar a melhor decisão para seu negócio.
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o cartão de crédito para MEI funciona da mesma forma que um cartão de crédito para pessoa física: os modelos são simples, com poucas ou nenhuma taxa e a maioria não oferecem opções de benefícios extra, como programas de milhagens ou múltiplos usuários. O cartão possui limite e dia de vencimento e, caso a fatura não seja paga integralmente, incidirá juros sobre o valor restante. Então, quais são as vantagens?
O cartão de crédito para MEI pode ser uma excelente oportunidade para você administrar as suas finanças, conheça os benefícios:
O cartão de crédito pode ser um grande aliado na organização financeira do seu negócio, já que a centralização das contas em um único lugar te ajuda a ter uma visão geral dos gastos do mês, fazendo com que tenha muito mais controle sobre o dinheiro. Além disso, há a possibilidade de ajuste do limite de crédito de acordo com seu faturamento, evitando que você gaste mais do que tem capacidade de pagar quando a fatura chegar no fim do mês.
Outra grande vantagem de um cartão de crédito para MEI é a possibilidade de separar despesas pessoais e empresariais. É muito importante, tanto para a saúde financeira do seu negócio quanto para você, assim evita futuras dores de cabeça em suas finanças.
Dentre as principais vantagens do cartão de crédito para MEI está a possibilidade de realizar pagamentos parcelados. Então, se seu negócio demanda compra de matéria-prima ou suprimentos de forma recorrente, o cartão de crédito é uma ótima opção para você, pois permite que você divida os valores do investimento, sem precisar ter um grande montante de seu caixa de uma só vez.
Caso você realize viagens a negócios com frequência, fazer o pagamento das despesas como passagem, hospedagem, alimentação e outros gastos relacionados ao trabalho utilizando o cartão de crédito pode te ajudar a gerenciar melhor a saúde financeira do seu negócio.
É preciso ficar atento, principalmente, às taxas abusivas que, às vezes, são cobradas.
Algumas instituições e contas praticam valores muito altos, portanto, pesquise as opções disponíveis e escolha aquela que melhor se adequa às suas necessidades, de preferência uma que não cobre taxa de anuidade. Além disso, para ter um cartão de crédito para MEI, é necessário que ele esteja vinculado a uma conta PJ (Pessoa Jurídica), que pode, também, ter tarifas mensais.
💡 Leia mais: Guia completo de como começar um negócio do zero
O cartão de crédito para MEI pode ser uma ferramenta para te auxiliar na organização financeira da sua empresa e para efetuar compras de altos valores, mesmo tendo pouco dinheiro em caixa. No entanto, ele depende muito da sua necessidade individual. Por isso, avalie atentamente suas finanças e quais são suas demandas para tomar a melhor decisão para seu negócio!