Uma das datas mais esperadas por consumidores e lojas do mundo inteiro, a Black Friday costuma surpreender o e-commerce brasileiro com seu alto faturamento de vendas. Em 2020, a expectativa dos vendedores era alta, principalmente por causa da previsão de ser o evento mais digital da história.
De fato, as projeções se cumpriram. Segundo o relatório da Neotrust/Compre&Confie, na Black Friday 2020, os e-commerces faturaram um total de 5,1 bilhões – valor 31% maior do que no mesmo período de 2019. Além disso, foram realizadas 7,6 milhões de compras, sendo 24,7% superior ao último registro.
Neste ano, as oportunidades estão ainda maiores por diversas razões, como declínio do varejo físico, preferência e maturidade do consumidor para compras online. Afinal, as facilidades e vantagens das lojas online tornam seu crescimento irreversível, independente das medidas de isolamento social.
Para ter uma ideia desse mercado promissor, basta observar os dados recentes. Por exemplo, de acordo com o relatório Neotrust 7ª Edição, no primeiro trimestre de 2021, houve um aumento de 57,4% das vendas online no comparativo com o mesmo período no ano anterior, representando uma movimentação de R$ 35,2 bilhões.
E aí, quer aproveitar a Black Friday 2021 para se destacar e consolidar seu e-commerce? Veja agora as dicas essenciais e entenda como o Mercado Pago é o diferencial para sua loja.
Em nosso meio de pagamento, oferecemos as melhores soluções para que você possa criar uma experiência de compra perfeita na sua loja digital. Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a bombar as vendas na Black Friday 2021 com o Mercado Pago.
Mais do que nunca, os consumidores, ao escolherem o comércio eletrônico, estão atrás de boas experiências. Sabendo disso, entenda como é a jornada de compra do seu e-commerce, como funciona cada etapa do processo, desde anúncios e propagandas até o pós-venda.
Atente-se especialmente ao checkout, que pode ser o motivo por que boa parte dos consumidores decidem abandonar uma compra. Nesta parte, comodidade e segurança precisam andar juntas, oferecendo aos clientes as facilidades que eles procuram.
O Checkout Pro é uma solução que cria processos de pagamento mais intuitivos, disponibilizando todas as informações que os compradores precisam, garantindo mais segurança às transações e mais aprovações. Além disso, com ele, é possível oferecer métodos de pagamento diversos na sua loja online, o que faz toda a diferença para uma boa experiência de compra.
Os métodos de pagamento são um diferencial na decisão de compra, inclusive podem influenciar seu comprador escolher o seu e-commerce e não qualquer outro na Black Friday 2021.
Com o Mercado Pago como meio de pagamento da sua loja online, as opções são diversas e atrativas: Pix, cartão de crédito, boleto, parcelamento sem cartão, cartão de débito virtual da Caixa, carteira digital do Mercado Pago, PayPal e pagamento na lotérica.
Tudo isso para atender todas as necessidades e expectativas do comprador, assim tornando-o cliente.
Ainda pensando em uma boa experiência e também considerando manter altas taxas de aprovação, outro ponto importante em um checkout perfeito para a Black Friday é o processo de pagamento.
É fundamental oferecer todas as informações que o comprador precisa para preenchimento correto dos dados e instruções claras para finalização segura da compra, sem gerar nenhuma dúvida ou desconfiança. Nesse caso, alguns dados merecem cuidado especial, como políticas de devolução, formas de contato e valor de frete.
Um checkout claro evita desistências em uma das últimas etapas da jornada de compra e é um grande aliado na hora de fidelizar clientes.
Não é só das vendas do site que um e-commerce vive na Black Friday. Afinal, mais consumidores estão buscando os mais diversos canais para fazer suas comprar digitais. Por isso, misturar o online e o offline além de ser um diferencial é uma prática atual comum.
Sabendo disso, use o link de pagamento do Mercado Pago para fazer cobranças à distância. Ele pode ser compartilhado por qualquer tipo de mensagem de texto, seja WhatsApp, e-mail ou, até mesmo, postado em publicações nas redes sociais.
Dessa forma, você leva o comprador diretamente para a página de pagamento - onde ele encontrará todos os outros benefícios mencionados acima. Com essa ferramenta na sua loja online, você garante compras mais rápidas, aproveita o comércio contextual e, ainda, tem um uso mais inteligente das redes sociais, criando estratégias omnichannel.
A Black Friday é uma data em que todo o e-commerce experimenta um boom nas vendas. Ou seja, a preparação é fundamental para criar estratégias e, sobretudo, evitar qualquer prejuízo.
Por isso, é importante estar preparado para lidar com os chargebacks ou contestações de pagamento. Eles podem acontecer por diversos motivos, desde a insatisfação de um comprador com o produto até tentativas de fraude, mas precisam ser bem administrados para não se tornarem dores de cabeça.
O Mercado Pago atualizou sua Política de Proteção ao Vendedor para oferecer a máxima proteção possível aos lojistas contra contestações de pagamento. Fique atento as documentações que precisa ter de cada venda para contar com essa cobertura para o seu e-commerce.
Oferecer descontos exige um bom planejamento financeiro, inclusive vai além da Black Friday 2021. Para ter clareza sobre tudo que entra, tudo que sai e suas margens de lucro, conte com todos os relatórios que o Mercado Pago oferece em seu painel de controle. Assim, fica mais fácil organizar as finanças do seu e-commerce para fazer boas promoções sem comprometer seus ganhos.
Você também pode escolher receber pelas suas vendas no mesmo dia em que acontecem, selecionando recebimentos em D+0. Isso possibilita ter dinheiro em caixa para investir em estoque e aproveitar mais suas vendas durante a Black Friday. O melhor é que a taxa para a opção do Dia Zero é de apenas 4,99% para as soluções de pagamentos online.
Por fim, pensando na multicanalidade e nas estratégias omnichannel, garanta que seu site e seu checkout sejam otimizados para acesso através de smartphones ou tablets. De acordo com o relatório Webshoppers 43 da Ebit/Nielsen, as compras pelo celular representaram 55,1% das transações realizadas no varejo virtual.
Isso mostra que a otimização já é mandatória e faz parte de uma boa experiência nas compras online. As soluções de checkout do Mercado Pago estão prontas para serem utilizadas também através de dispositivos móveis, facilitando a vida de quem compra na sua loja digital.
Para aproveitar a Black Friday 2021, o segredo é estar preparado. Milhares de novos consumidores estão esperando para conseguir novas ofertas e darem os primeiros passos na data mais importante do e-commerce.
No Mercado Pago, nosso objetivo é ajudar você a atrair clientes com as melhores soluções e uma experiência de pagamento perfeita.
Se você quer fazer seu e-commerce ir mais longe nesta Black Friday, prepare-se e conte com Mercado Pago.
Você sabia que o Mercado Pago é o banco digital que tá junto do Mercado Livre? O parceiro ideal para vender mais! Com o Mercado Pago, você pode contar com o apoio necessário para seu negócio.