Existe uma máxima entre os mais diversos segmentos comerciais, que permeia entre os mais distintos tamanhos de empresa: “o cliente tem sempre razão". Com toda certeza você já ouviu essa frase. Seja quando estava abrindo seu próprio negócio, seja em uma situação na qual era o cliente.
Hoje, com o alcance global da internet, os e-commerces - com ou sem lojas físicas - têm acesso aos mais diversos perfis de clientes, uma vez que podem atender pessoas do mundo todo, com realidades, preferências e poder de aquisição diferentes.
Isso significa que a quantidade e a diversidade de demandas aumentam, exigindo ainda mais inovação e esforço para atendê-las. Nesse quesito, o que mais vem se acentuando nos últimos anos são os meio de pagamento. Muitas pessoas afirmam desistir de uma compra quando o método de pagamento preferido não está disponível em uma loja on-line.
De que adianta, afinal, oferecer uma experiência extremamente agradável de usabilidade do seu e-commerce, os melhores textos de descrição, as fotos mais nítidas, os melhores descontos e as melhores taxas de envio, mas bem no final, seu cliente não conseguir pagar como deseja. Isso quer dizer que um e-commerce pode fazer tudo certo até o processo de checkout e acabar perdendo vendas porque não oferece meios de pagamento múltiplos.
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Oferecendo meios de pagamentos diversos, você atende perfis de clientes diversos e não perde vendas. Se uma pessoa acessa sua loja e tem um método de pagamento em mente, precisa encontrar essa opção para completar a compra.
Como o cliente não tem motivos para abandonar a compra, já que encontrou o método de pagamento com o qual gostaria de pagar, completa o processo. Ou, caso tenha tido o pagamento recusado, pode prosseguir utilizando outro método. Isso tudo aumenta as taxas de conversão.
Um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 30% dos cidadãos brasileiros realizam todas as suas movimentações somente com dinheiro vivo, sem qualquer vínculo bancário. Oferecer métodos de pagamento e parcelamento diferenciados - como pagamentos em casas lotéricas e boletos parcelados - pode ser um movimento inteligente para atender essas pessoas.
Pensando em clientes que estão sem limite no cartão de crédito ou estão sem limite na conta bancária, o boleto parcelado e o pagamento em lotéricas também é uma boa pedida, já que possibilita que realizem o pagamento das suas compras mesmo com esses impeditivos.
Com opções de pagamento alternativas e a possibilidade de retentativa de pagamentos recusados por outros métodos, os gráficos e dados do seu e-commerce estão sendo populados cada vez mais por taxas de transações aprovadas, o que quer dizer que, no final do dia, você está faturando mais. Só por atender diferentes públicos.
Lembra do que falamos sobre suas taxas de abandono de carrinho? Elas estão totalmente relacionadas a uma excelente experiência de uso no seu e-commerce, e opções de pagamentos diversas ajudam a estender essa experiência até o checkout, evitando que os clientes desistam da compra.
Mais meios de pagamento também significa mais opções de parcelamento, com juros, sem juros, outras opções de frete. Isso significa uma coisa que seus clientes vão adorar: flexibilidade. Quando você flexibiliza sua venda e operação, você encanta seus clientes que, com certeza, voltarão para mais compras.
Mais transações significam mais compras concretizadas, que significam mais clientes na sua base de dados. Isso significa que você tem mais dados para traçar de forma mais assertiva, com uma amostragem maior, seu perfil de cliente ideal e seus comportamentos de compra.
Ao adicionar meios de pagamento alternativos, você inicia uma cadeia de acontecimentos dentro da sua loja online rumo à modernização, se diferenciando de muitos dos seus concorrentes e atraindo cada vez mais clientes.
Se o cliente tem sempre razão, oferecer diversos métodos de pagamento é um comportamento que demonstra que sua loja está preparada para atendê-lo, oferecendo tudo o que está ao seu alcance para oferecer uma melhor experiência de compra. E, em dias onde um review ou comentário em redes sociais é simples, rápido e prático para qualquer cliente satisfeito - ou insatisfeito - garantir a satisfação é garantir sua credibilidade perante novos clientes. O boca a boca digital é a publicidade que mais funciona para fidelização de marca e inserção no mercado, caso seu e-commerce seja novo.
Sua loja oferece opções de pagamento tradicionais e está se limitando a algumas poucas opções?
Procure por uma plataforma completa que ofereça um checkout completo, com os mais diversos métodos, opções e parcelamentos de pagamento de uma maneira unificada e tenha um impacto positivo nas suas vendas.