Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Pix cobrança: o que você precisa saber

Entenda como o Pix Cobrança pode ajudar suas vendas
QR Code do Pix Cobrança sendo gerado para um pagamento instantâneo.

Todo mundo sabe que o Pix é um sucesso, não é mesmo?! Segundo o Banco Central, o pagamento instantâneo já alcançou mais de 2 bilhões de transações e conta com mais de 253,5 milhões de chaves registradas, distribuídas entre pessoas físicas e jurídicas.

A expectativa é que esses números continuem aumentando, principalmente por causa do uso do Pix no e-commerce e das novidades que não param.

Uma delas é o Pix Cobrança, que pode ser aproveitado por lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e outros usuários como meio de pagamento imediato ou para datas futuras. Dessa forma, o QR Code é gerado tanto em pontos de venda físicos quanto no comércio eletrônico. A forma de pagamento é semelhante aos boletos bancários, mas com a vantagem da instantaneidade. 

 

Como funciona o Pix Cobrança?

O Pix Cobrança disponibiliza QR Codes dinâmicos. Ou seja, os códigos gerados são exclusivos para transações e contas específicas, que serão pagas apenas uma vez.

A cada emissão, é possível acrescentar informações sobre valor, data de vencimento, descontos, juros, multas, além de outros dados sobre o produto ou serviço. 

Essa solução já é utilizada em pagamentos de contas de luz, água e gás, segundo o Banco Central.

Vale ressaltar que, durante o período de transição, todas as instituições participantes precisam fazer a leitura do QR Code e permitir o pagamento para data futura. Para isso, basta o vendedor inserir as informações necessárias no aplicativo de uma instituição participante do Pix. 

 

Quais são as diferenças entre Pix Cobrança e boletos bancários?  

O Pix Cobrança é fácil de entender, porque é bem semelhante ao boleto bancário. É como se o código de barras tivesse evoluído para o Qr Code. Mas não é só isso, algumas facilidades podem tornar as opções bem diferentes. Veja o que muda para quem usa essa nova tendência como meio de pagamento:

 

1. Personalização da cobrança

 

O Pix Cobrança acrescenta outros dados, como descrição do produto e data limite para pagamento. Outra possibilidade é que, se for necessário,  o gerador do QR Code consegue revogar a cobrança antes do pagamento do cliente, impedindo a transação. 

 

2. Tempo de compensação

 

Diferente dos boletos que podem ser compensados em três dias úteis, o Pix Cobrança é instantâneo e disponível sete dias da semana, em qualquer horário do dia ou da noite, inclusive aos fins de semana e feriados.

O recebimento imediato é uma vantagem para o vendedor, que não precisa mais esperar o dinheiro cair na conta e consegue controlar melhor o estoque e o planejamento financeiro. 

 

3. Custo 

 

O Pix Cobrança para pessoas jurídicas está sujeito à tarifação e o modelo de precificação, seja custo fixo ou percentual, varia entre as instituições financeiras. A vantagem é que os valores cobrados são mais baratos em relação aos boletos. 

 

4. Segurança

 

A segurança não chega a ser uma diferença, mas o importante é que também não é uma preocupação. O Pix Cobrança segue as diretrizes impostas pelo Banco Central. Isso significa que os dados estão protegidos por criptografia e autenticação para evitar fraudes e prejuízos financeiros.

Leia também: Como funciona o Pix copia e cola? 



Acompanhe o Conexão Mercado Pago para todas as novidades sobre o Pix.

O Pix Cobrança poderá ser uma excelente alternativa ao boleto tradicional em breve no Mercado Pago também. Com ele, você tem chances de converter mais, ter menos custos e receber os valores das suas vendas na hora.

Se mantenha atualizado sobre o Pix no Conexão Mercado Pago, para que o seu negócio esteja sempre a frente e oferecendo a melhor experiência de pagamento para o seu cliente.

 

Pix com Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados